TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Utilização de Recursos Metodológico no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática

Por:   •  3/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC

Welida Lopes Vieira da Silva

A utilização de recursos metodológico no processo de ensino e aprendizagem da matemática

São Paulo

2016


Desenvolvimento

O professor de matemática pode usar vários recursos metodológicos no processo de ensino de sua matéria, como por exemplo: jogos; informática; modelagem da matemática; etnomatemática; resolução de problemas; história da matemática;

Vamos falar um pouco de cada um desses recursos e o que cada um ajuda no processo de ensino-aprendizagem.

Através dos jogos o professor pode trabalhar a integração, a cooperação, competição, a concentração dos alunos. Outro motivo para inserir os jogos nas aulas de matemática é a possível diminuição de bloqueios apresentados por alunos sobre a matemática. Mas a principal função dos jogos é a estimulação na resolução de problemas.

Na informática, seu uso constante é práxis, é um caminho mais tranquilo no desenvolvimento do aluno. Pode ser usado como recurso visual, com a função de ampliar o aprendizado. Lembrando que esse recurso não pode substituir a mediação do professor no processo de ensino-aprendizagem.

Modelagem matemática estimula na construção mental, ou seja, um conhecimento estruturado da disciplina. Com a modelagem matemática o professor propõe aos alunos habilidades de análise, formulação de hipóteses, validação de conceitos matemáticos e a organização lógica de conhecimentos matemáticos.

A proposta de trabalho de etnomatemática, requer uma preparação maior do professor, pois tem como objetivo a valorização matemática nos diferentes grupos sociais. Propondo que a matemática seja utilizada como ponte de partida para o ensino formal.

Com resolução de problemas, a aplicação pode ser feita com objetivo de resolvê-los. Para chegar ao resultado final devemos usar várias estratégias que facilitam na resolução, estratégias como: compreender o problema, ver como os diversos itens estão inter-relacionados, executar o plano, e fazer um retrospecto da resolução completa.

A história da matemática serve como motivação para os diversos conceitos matemáticos. Esse estudo está ligado em etnomatemática, pois revelam desenvolvimentos matemáticos em diferentes grupos culturais e históricos.

Referência:

D’AMBROSIO, Beatriz S. Como ensinar matemática hoje? Temas e Debates. SBEM. Ano II. N2. Brasilia. 1989. P. 15-19. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMATICA/Artigo_Beatriz.pdf>. Acessado dia: 13 de abril de 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com