TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma análise do nível de satisfação de outros em conexão com o serviço oferecido pelo Sicredi Care Group no Cerro Grande do Sul / RS

Pesquisas Acadêmicas: Uma análise do nível de satisfação de outros em conexão com o serviço oferecido pelo Sicredi Care Group no Cerro Grande do Sul / RS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.818 Palavras (12 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 12

MARKETING

Leila Pooch Harres

Prof. Valter Luis Barros

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Administração (ADG0751) – Estágio

08/05/13

RESUMO

Este trabalho teve por finalidade analisar o nível de satisfação dos associados em relação ao atendimento oferecido na Unidade de Atendimento do Sicredi em Cerro Grande do Sul/RS para, posteriormente, indicar sugestões de melhoria, podendo rever os pontos fracos e fortes da Unidade e oportunizar uma nova visão dos negócios. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. Primeiro, procurou-se identificar os atributos que indicavam a satisfação dos consumidores para, com base neles, elaborar o questionário da pesquisa. Depois, foi elaborado o questionário, contendo dez questões, sendo aplicados quarenta e cinco questionários na Unidade de Atendimento, nos comércios da cidade e nas reuniões realizadas pelo Sicredi no interior e na cidade. Observou-se que o grau de satisfação está elevado, pois a grande maioria dos associados mostrou-se satisfeita em relação aos atributos pesquisados. Porém, encontrou-se também um número expressivo de associados que não atingiram tal grau. Com base nos resultados obtidos, a cooperativa poderá desenvolver estratégias para sanar os pontos negativos apontados, no intuito de elevar ainda mais o grau de satisfação de seus associados.

Palavras-chave: Atendimento. Satisfação dos Associados. Serviços.

1 INTRODUÇÃO

Atualmente, o ambiente empresarial encontra–se cada vez mais competitivo. É preciso conquistar os clientes e superar suas expectativas em relação ao atendimento e aos produtos e serviços oferecidos. As empresas precisam estar atentas às mudanças no mercado e preparadas para enfrentá–las, no sentido de sobreviver à estas e, até mesmo, antecipar-se aos seus concorrentes.

O mundo atual caracteriza-se pela globalização da economia, pelas rápidas transformações tecnológicas e pela variedade de produtos e serviços. E, devido a isso, os consumidores ficaram mais exigentes e cobram das empresas mais qualidade, agilidade e melhoria em tudo o que lhes é oferecido, seja no produto, no serviço ou no atendimento prestado.

A satisfação das expectativas do cliente é um assunto que não se esgota apenas com um bom atendimento, pois a qualificação da empresa deve ser contínua. Sendo assim, as organizações devem analisar e melhorar seu desempenho através de ações estratégicas que culminem em bons resultados quanto ao atendimento das necessidades e expectativas dos seus clientes, pois conhecer o comportamento do consumidor, frente a seus gostos e vontades, tem sido o modo de preservá–lo dos olhos dos concorrentes, e desta forma, satisfazer os seus desejos.

Sendo assim, o presente estágio foi realizado na área de Marketing, tendo como delimitação do tema identificar o nível de satisfação dos associados do Sicredi em Cerro Grande do Sul em relação ao atendimento oferecido.

O objetivo principal do trabalho será analisar o nível de satisfação dos associados em relação ao atendimento oferecido na Unidade, verificando assim, como a mesma se encontra no mercado.

2 DESENVOLVIMENTO

A Cooperativa de Crédito Sicredi Centro Leste iniciou suas atividades há trinta anos e, aos poucos, foi expandindo-se pelos municípios próximos, atingindo o número de quatorze Unidades de Atendimento e 30.360 associados. A Unidade em estudo neste trabalho está a dez anos na Cidade de Cerro Grande do Sul, contando com 10 colaboradores e 2.890 associados.

Uma das principais ferramentas de obtenção de informações para a tomada de decisão de uma organização é a pesquisa de marketing. A pesquisa de marketing pode fornecer embasamento a respeito de consumidores, concorrentes, mudanças e tendências no mercado, como no macro e microambiente da empresa.

Pesquisa de marketing é a identificação, coleta, análise e disseminação de informações de forma sistemática e objetiva e seu uso para assessorar a gerencia na tomada de decisões relacionadas à identificação e solução de problemas (e oportunidades) de marketing. (MALHOTRA, 2001, p.45).

Mattar (1996) define pesquisa de marketing como a investigação sistemática, controlada, empírica e crítica de dados com o objetivo de descobrir e/ou descrever acontecimentos ou verificar a existência de relações presumidas entre fatos referentes ao marketing de bens, serviços e idéias, e ao marketing como área de conhecimento de administração.

A pesquisa de marketing é composta de um processo cíclico e interagente, onde algumas etapas podem influir na reformulação do projeto anteriormente composto. Neste trabalho, a pesquisa tem como objetivo a realização de uma análise sobre o nível da satisfação doas associados com o atendimento no Sicredi em Cerro Grande do Sul.

Vejamos abaixo outros fatores que também são importantes quando falamos de pesquisa de Marketing.

“Crença é o pensamento descritivo que uma pessoa mantém a respeito de alguma coisa”. (KOTLER, 2000, p.196). As crenças podem ter como base conhecimento, opinião ou fé e os fabricantes se preocupam muito com as crenças que as pessoas têm a respeito de seus produtos e serviços.

As crenças estabelecem imagens de marcas e produtos e as pessoas agem de acordo com estas. Se alguma destas crenças está equivocada e inibem a compra, o fabricante deve lançar uma campanha para corrigir o equívoco.

“Uma atitude é uma predisposição aprendida para responder a um objeto ou classes de objetos de modo coerentemente favorável” (Etzel, 2001, p. 127). Ou seja, atitude é a resistência de uma pessoa às avaliações favoráveis e desfavoráveis, aos sentimentos emocionais e ás tendências de ação em relação a algum objeto e idéia e, a aprendizagem se refere à mudança no comportamento, imediato ou esperado, como resultado de uma experiência.

Quando uma pessoa já tem certa atitude ou conceito em relação a determinado produto, dificilmente irá mudar a sua opinião, pois independentemente das vantagens que outro produto forneça o aprovado por ela provém de uma experiência concreta.

Os profissionais de marketing precisam saber quais pessoas estão envolvidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com