TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma avaliação da acessibilidade das instalações e instalações recreativas da Fundação Leur Britto localizadas no município de Jequié / BA

Artigo: Uma avaliação da acessibilidade das instalações e instalações recreativas da Fundação Leur Britto localizadas no município de Jequié / BA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Artigo  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 4

LAZER PARA IDOSOS:

UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A ACESSIBILIDADE DOS ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS DE LAZER DA FUNDAÇÃO LEUR BRITTO/BA.

Lourena Santos Borges¹, Temístocles Damasceno Silva²

RESUMO

A presente pesquisa teve como intuito avaliar a acessibilidade dos espaços e equipamentos de lazer da fundação Leur Britto, situada no município de Jequié/BA. Enquanto procedimento metodológico, tal estudo caracterizou-se como uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, que utilizou enquanto instrumento de coleta de dados a análise documental bem como entrevistas com usuários e gestores da instituição investigada e observação dos espaços e equipamentos de lazer. Nesta perspectiva, concluiu-se que é de fundamental importância adequar os espaços de lazer das instituição de longa permanência para idoso, no intuito de atender as reais necessidades dos idosos.

Palavras-chave: Lazer. Idosos. Acessibilidade.

LEISURE FOR THE ELDERLY:

AN INVESTIGATION ON THE ACCESSIBILITY OF SPACES AND RECREATIONAL EQUIPMENT FOUNDATION LEUR BRITTO / BA.

ABSTRACT

The present study was aimed to evaluate the accessibility of spaces and leisure facilities Leur Britto Foundation, located in Jequié / BA. While methodological procedure, this study was characterized as an exploratory, qualitative study, which used as a tool for data collection document analysis and interviews with users and managers of the institution investigated and observation spaces and leisure facilities. Accordingly, it was concluded that it is of fundamental importance to adapt the leisure spaces of institutions for the aged, in order to meet the real needs of the elderly.

Keywords: Leisure. Senior citizens. Accessibility.

INTRODUÇÃO

O ato de envelhecer gera nos indivíduos certas limitações que influenciam sua interação com o meio no qual se encontra inserido. Todavia, tal dinâmica não impede que a população idosa possa usufruir do lazer, enquanto direito social. Entretanto, se faz necessário que tais lugares possam ser acessíveis a tal prática, levando-se em consideração que as limitações de ordem biopsicossocial do idoso, geram necessidades espaciais. Sendo assim, os assuntos apontados acima, despertaram o interesse em avaliar a acessibilidade dos espaços e equipamentos de lazer da fundação Leur Britto, situada no município de Jequié/BA.

Enquanto procedimento metodológico o presente trabalho configurou-se como uma pesquisa de caráter exploratório e abordagem qualitativa. No que diz respeito ao referencial teórico da pesquisa, se fez necessário um esclarecimento conceitual sobre o objeto estudado, ou seja, a compreensão de tal processo esteve diretamente relacionada ao entendimento de tais ações, visto que seus sentidos e significados impreterivelmente são transbordados de conceitos. Sendo assim, foi realizada uma busca em periódicos, artigos e teses relacionadas à temática proposta, destacando-se durante a investigação, os estudos sobre lazer, idoso e acessibilidade de Dorneles (2006) e Bins Ely (2006).

O processo de coleta de dados deu-se através de: entrevistas com gestores e usuários, observação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com