TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Humano

Trabalho Universitário: Comportamento Humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2013  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  796 Visualizações

Página 1 de 2

A "desculturalização" dos índios

Quando os portugueses invadiram o Brasil, encontraram os povos índios (esse nome os portugueses criaram porque achavam que o Brasil era as Índias e, consequentemente, o gentílico índios), que habitavam toda a costa brasileira e outros tantos habitavam as florestas fechadas – como até hoje ainda existem. Com o início da colonização, os índios sofreram uma tentativa de escravidão por parte dos “homens brancos”, porém, como não era uma gente muito amigável, o plano dos portugueses deu errado. Mas eles não perderam as esperanças e trouxeram, da África, os povos que tornaram-se escravos deles (essa história nós já conhecemos). E os índios ficavam sempre à margem (ou entocados nas matas fechadas), e a civilização alastrando-se e os índios perdendo cada dia seu espaço.

Com tudo isso acontecendo –civilização, progresso..., os nossos nativos tiveram que, aos poucos, se adequarem ao nosso estilo de vida branca. E, deu-se início à lenta perda da sua cultura, claro que ainda existem índios, mas a maioria vive os hábitos dos seus conquistadores.

Atualmente, esses povos vivem obrigados a usarem roupas de tecido, sapatos, tomar banho de chuveiro, ou seja, todo o seu estilo de vida foi destruído, os que ainda vivem nos arredores de algumas cidades sertanejas brasileiras são poucos. Existem outros que vivem nas matas fechadas das regiões Norte e Oeste do país, a esses, ninguém tem acesso, essa, eu acredito que foi a única forma que eles encontraram para manter distância de nós “brancos”.

Sabe-se que, com a adequação ao nosso estilo de vida, muitos índios entraram em depressão (por virem-se obrigados a perderem parte ou toda a sua cultura, que, só Deus sabe desde quando ela existe), caíram em desespero, cometeram e ainda cometem suicídios, muitos índios jovens estão envolvendo-se com drogas, cometendo assaltos para sustentarem seus vícios, enfim, perderam suas identidades. Que o progresso mude o nosso estilo de vida, entendo, mas mudar a cultura de um povo, isso é estarrecedor.

Não tenho a intenção de mudar nada, mesmo porque eu não tenho esse poder, mas gostaria muito que os leitores deste meu blog refletissem sobre esse e outros assuntos que estão levando o país a descer degraus, lentamente, mas está.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com