TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VELHICE E ENVELHECIMENTO: POLITICAS PUBLICAS PARA TERCEIRA IDADE

Por:   •  18/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

ISABELA DA SILVA MENDONÇA

VELHICE E ENVELHECIMENTO: POLITICAS PUBLICAS PARA TERCEIRA IDADE

[pic 3]

ARCOVERDE

2016


ISABELA DA SILVA MENDONÇA[pic 4]

VELHICE E ENVELHECIMENTO:         POLITICAS PUBLICAS PARA TERCEIRA IDADE

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR VIRTUAL - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  projeto de trabalho de conclusão de curso.

Prof.ª Amanda Boza

ARCOVERDE

        2016


        [pic 5]

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO......................................................................................................        04

2- DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA...........................................................................        05

3- OBJETIVOS GERAL E ESPECIFICO...................................................................        06

4-JUSTIFICATIVA.....................................................................................................        07

5- METODOLOGIA....................................................................................................        08

6- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA..................................................................................        09

7- CRONOGRAMA DE PESQUISA...........................................................................        10

8- ORÇAMENTO........................................................................................................        11

9- RESULTADOS ESPERADOS...............................................................................        12

10- REFERENCIAS...................................................................................................        13

[pic 6]

INTRODUÇÃO

        Na atualidade o avanço da medicina proporcionou condições para que as pessoas vivam mais. Porém a longevidade não tem significado sem as condições para obter qualidade de vida.

              Envelhecer é um processo vital inerente a todos os seres humanos. A velhice é uma etapa da vida, parte integrante de um ciclo natural, constituindo-se como uma experiência única e diferenciada.

                Considerando-se as questões de envelhecimento populacional e a conseqüente ampliação das demandas sociais relacionadas a velhice, a preocupação com a qualidade de vida para esta faixa etária esta cada vez mais presente.Observa-se este fato pelos próprios  relatos dos idosos que têm tido um melhor enfrentamento da velhice. Precisamos antes de tudo, distinguir a conceituação de velhice e envelhecimento. Nesse projeto de pesquisa o entendimento sobre envelhecimento e velhice consiste em procedimentos distintos: envelhecimento quer dizer um processo que se apresenta como inseparável da condição humana, ou seja, o envelhecer não é apenas um momento da vida do individuo, ele acontece desde o momento em que viemos ao mundo. Porem a velhice é o estado do individuo com idade avançada que sofreu o resultado do processo do envelhecer.


DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA

         O projeto de pesquisa para o TCC tem como objeto de estudo o publico idoso, pois com o aumento da longevidade da população idosa, é necessário que estas pessoas posam  passar por este processo de envelhecimento  com qualidade de vida.

 

OBJETIVO GERAL:

        Tem-se como objetivo geral viabilizar políticas publicas voltadas para a população idosa, podendo assim proporcionar uma melhor qualidade de vida para os idosos.

OBJETIVO ESPECIFICO:

  • Incentivar os idosos a manter uma rotina saudável de atividades entre o trabalho e o lazer;
  • Estimular a saudável convivência entre os idosos.

JUSTIFICATIVA

          Devido a crescente demanda de idosos que buscam o atendimento no setor publico, faz-se necessário uma melhor qualificação do serviço publico para atender e fazer frente a esta realidade cada vez mais crescente.

           Há necessidade, em consequência dos fatos expostos a cima,de se promover um trabalho sistematizado na perspectiva de garantir uma melhor qualidade de vida aos idosos, onde eles possam participar de grupos de idosos, atividade recreativas e acompanhamento feito através de uma equipe multidisciplinar que os envolva em projetos educativos de saúde.

           Portanto, a proposta de realização desta pesquisa vem de encontro à necessidade desta demanda, bem como das expectativas levantadas com diagnostico da realidade, enquanto instrumento de relevância para melhoria dos serviços prestados e consequentemente para melhoria da qualidade de vida de nossos cidadãos  e à construção de políticas publica voltadas para a terceira idade, na qual se justifica a pesquisa.

 


METODOLOGIA

        O projeto de pesquisa para o TCC será realizado através de pesquisa no estatuto do idoso, livros e na internet.


REVISÃO BIBLIOGRAFICA

        Para Neri (1993) a qualidade de vida na velhice implica em diversos fatores. A autora contempla que para ter uma boa qualidade de vida é necessário que esta seja vista como uma responsabilidade individual nesta sociedade que vive em constantes mudanças.

         Paschoal (2002) explica que envelhecer com qualidade de vida tem significados diferentes, para diferentes pessoas, ou seja, talvez cada indivíduo tenha o seu próprio conceito de envelhecimento com qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (109.8 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com