TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Venezuela e sua Amazônia

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.142 Palavras (9 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Esta atividade tem o intuito de demonstrar como a Amazônia Venezuela deu-se no começo de sua historia, deliberando temas a seguir. Começando por: características da ocupação demográfica e econômica do território venezuelano,

efetiviade e soberania nacional e principais problemas socioambientais e geopolíticos.

A Venezuela como parte Amazônica, como Aragón nos diz , é uma dos últimos países em questão de exploração amazônica que se deu através das conquistas Européias na região que foi predatória e violenta, tanto no ambiente sendo explorado e nossos habitantes, os índios. Chegaram na Amazônia devido a atividade de exploração dos produtos agrícolas, ouro, prata e etc. Entre as regiões exploradas, quais os colonizadores procuravam, tem muito haver com os dias atuais, dependia do interesse que ali existia, por isso, dos países que no final do século XX definiram as fronteiras a Venezuela estar no “grupo” que apenas definiu as fronteiras no inicio deste mesmo século. Como nos outros países amazônicos eram extremamente explorados, a Venezuela ficou agora no grupo dos esquecidos, quando foi visitada foi chamada de “região selvagem e ignotas do interior”, assim essa região ficou no domínio dos comerciantes que ali ocupavam, a agora conhecida Venezuela.

Quando os “olhos” nacionais e internacionais se viraram para a Amazônia devido a borracha (ou seja, descobriram sua propriedade elástica e assim riqueza), aconteceu marginalmente na Venezuela como o autor descreve. Por fim, a expansão agrícola, petrolífera e etc., chegou na Venezuela na década de 60, com a Troncal 10 (rodovia que une Porto Ordaz e Santa Elena de Uairén, no estado de Bolívar, e conecta-se aqui a Caracas e a Boa vista), enquanto outros países da Amazônia já tinham expansão como no caso do Peru em 1943., percebemos assim, o atraso nessa Amazônia.

CARACTERÍSTICAS DA OCUPAÇÃO DEMOGRÁFICA E ECONÔMICA DO TERRITÓRIO VENEZUELANO.

A Venezuela é um país da América localizado na parte norte da América do Sul, constituída por uma parte continental e um grande número de pequenas ilhas no Mar do Caribe e está entre os países mais urbanizados da América Latina; a grande maioria dos venezuelanos vivem nas cidades do norte, especialmente na capital Caracas, que é também a maior cidade do país. Suas fronteiras são delimitadas a norte com o Mar do Caribe, a oeste com a Colômbia, ao sul com o Brasil e ao leste com a Guiana.

A população é estimada em 28 892 735 habitantes, onde cerca de 85% vive em área urbana na parte norte do país, apesar da maior parte da area terrestrese do país ser situar ao sul, contendo apenas 5% da população. A lingua nacional e oficial é o espanhou, mas existem também numerosas línguas indígenas e as línguas introduzidas pelos imigrantes.

O povo venezuelano com o processo de colonização espanhola, ganhou uma rica combinação de heranças, onde houve uma miscigenação entre ameríndios, africanos e europeus.

A religião predominante é o catolicismo romano, onde 85% da população se denomina catolicos e o restante se dividem entre as outras religiões protetantes, judeus, muçulmanos e religiões ancestrais, sendo que o paí é tolerante face a outras religiões.

Desde do século XX com a descoberta do petróleo a venezuela tem sido um dos principais exportadores mundiais. A economia do país passou de uma economia agricola para uma economia voltada para a exportação, cetrada na produção e exportação de petróleo.

Anteriormente as principais exportações eram café, cacau, gado, tabaco, açucar, batata doce, couro bovino e borracha. Hoje o país tem uma economia mista onde domina o setor do petróleo que responde por cerca de um terço do PIB, cerca de 80% das exportações e mais da metade do orçamento do governo; em segundo lugar está a exportação de ouro, aço, alumínio e cimento; outra setor notavel de exportação é a agricultura que responde por cerca de 3% do PIB, exportando arroz, milho, peixe, frutas tropicais, café, carne bovina e carne de porco.

A Venezuela tem reservas de petróleo no Orinoco, que é considerado o maior acúmulo de petróleo pesado no mundo. Com a descoberta desse petróleo o país mudou completamente, voltando a registrar um crescimento econômico, a triplicação no PIB a redução do desemprego, da pobreza e da dívida pública. Criou programas sociais particulamente em áreas como saúde, educação e pobreza.

A moeda da Venezuela é o bolivar que é impresso principalmente em papel e distribuídos por todo o país, sendo que o Banco Central da Venezuela é o responsável pelo desenvolvimento da política monetária.

EFETIVIADE E SOBERANIA NACIONAL

A Venezuela começou a praticar sua soberania quando Hugo Chávez foi eleito como presidente da República e líder do movimento V República. Movimento que buscava uma sociedade democrática, participativa, multiétnica e pluricultural, com um Estado descentralizado e de justiça federal que assegura o direito à vida, ao trabalho, à cultura, à educação, à justiça social e à igualdade sem discriminação. Com a reeleição de Hugo Chávez em 2000, dá-se início a V República, onde se espera transformar pacificamente as bases tradicionais do Estado por um novo modelo revolucionário e pacífico. Entre 1999 e 2001 o presidente cria algumas leis, dentre elas estão; leis que regulam as atividades produtivas do setor privado, a reforma da lei de Hidrocarburos, retomando a indústria petroleira como empresa pertencente à nação, e o Banco de Desenvolvimento Econômico e Social da Venezuela.

A Venezuela se tornou o primeiro país do continente que conseguiu construir um programa estratégico econômico-social fora das receitas das organizações internacionais como o FMI e o Banco Mundial, caminhando de maneira autônoma e independente. Outro aspecto importante para o país foi a sua entrada no MERCOSUL. Pois, seu PIB cresceu bastante e o país teve um ótimo crescimento econômico, além disso, a inflação teve índices bem menores. Com isso também houve um aumento na produção de ferro, alumínio e no setor agrícola. O ano de 2006 traz consigo o objetivo de estabelecer o fortalecimento da soberania da economia venezuelana e dirigir os ingressos petroleiros até fortalecer os planos sociais do governo, a PDVSA investiu 5 mil 940 milhões de dólares no país. A economia venezuelana, que era essencialmente agrária, passou a ser centrada na produção e exportação de petróleo após a Primeira Guerra Mundial.

A Venezuela possui uma estrutura de importações diversificada,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com