TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Verificação De Concentração De NaOH

Pesquisas Acadêmicas: Verificação De Concentração De NaOH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 2

SOLUÇÃO UTILIZANDO NaOH

Nicholas Souza e Igor Oliveira

Montenegro/RS, 5 de Agosto de 2014.

FUNDAMENTOS TEÓRICOS

Propriedades

O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria, principalmente como base química, na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. Trata-se de uma base forte.

Apresenta ocasionalmente uso doméstico para a desobstrução de encanamentos e sumidouros, pois dissolve gorduras e sebos. É altamente corrosivo e pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira devido à sua elevada reatividade.

Reage de forma exotérmica com a água e é produzido por eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio (salmoura), sendo produzido juntamente com o cloro.

Hidróxido de sódio é, nas condições ambientes, um sólido branco bastante higroscópico (absorve a água presente no ar). Caracteriza-se por ser uma base de Arrhenius muito forte, portanto, é utilizada para neutralizar ácidos fortes ou tornar rapidamente alcalino um meio reacional, mesmo em poucas concentrações. Sua obtenção origina-se da eletrólise de cloreto de sódio (NaCl) em meio aquoso.

Ingestão

A ingestão de soda cáustica é extremamente perigosa porque pode causar graves queimaduras e perfurações nos tecidos da boca, garganta, esôfago e estômago. Caso isso ocorra, não se deve ingerir nada além de grandes volumes de água; o vômito deve ser evitado (se for espontâneo, deve-se deixar as vias respiratórias desobstruídas), e o serviço médico deve ser procurado imediatamente.

Inalação

A presença de borrifos de NaOH no ar pode provocar pneumonia química, a depender do tempo de exposição e da concentração.

Com esse tipo de contaminação, o melhor a ser feito é levar a vítima para um local arejado. Se a mesma não estiver respirando, deve-se forçar reanimação e, se possível, administrar oxigênio puro. Em seguida, procurar atendimento médico.

DADOS

*Pesar 0,4124 g de NaOH;

*Preparar 100 mL de solução de NaOH 0,1 mol por litro;

Propriedades:

Cor: Branco leitoso

Odor: Inodoro

Temperatura de fusão: 322°C

Temperatura de ebulição: 1388°C

Densidade específica: 2,13 g/cm³

Combustível: Não

RESULTADOS E DISCUSSÕES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com