TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violencia ao idoso

Por:   •  13/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5][pic 6]


PROJETO DE PESQUISA

ATENDIMENTO AO IDOSO

        

Trabalho apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as diciplinas do sétimo semestre do curso de Graduação em Serviço Social.

Professores:

São Felix do Coribe-BA

2015


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................04

DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS...............................................04

OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICO.........................................................................04

JUSTIVICATIVA........................................................................................................05

METODOLOGIA.........................................................................................................05

REVISÃO BIBLIOGRAFICA.......................................................................................05

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO..............................................................................06

ORÇAMENTO............................................................................................................07

RESULTADOS ESPERADOS....................................................................................07

BIBLIOGRAFIA REFERENCIADA.............................................................................08

INTRODUÇÃO

No Projeto de Pesquisa será estudado o atendimento dos idosos em lugares como: filas de bancos, supermercados, dentre outras repartições. Mesmo existindo o Estatuo do Idoso e outras Leis específicas que garantem tais direitos, ainda é visto a falta de respeito em relação ás pessoas de mais idade.

O tema escolhido para a pesquisa pretende abordar um assunto que ainda é tratado de maneira hipócrita pelo poder público e pela sociedade. Visa expor a importância da busca pelo respeito á integridade daqueles que um dia também goram jovens e hoje necessita ser amparado

DELIMITAÇAO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

O público alvo desse projeto será os idosos, com abordagem da problemática relacionada ao idoso e a luta para terem seus direitos respeitados. O objeto de estudo, será sobre como se dá o atendimento aos idosos em locais com bancos, órgãos públicos privados e pela população.

OBJETIVO GERAL

  • Analisar a realidade vivida por idosos durante atendimentos em locais como bancos, locais públicos, privados e pela população.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Detectar como é o dia a dia dos idosos em lugares em que precisam ser atendidos;
  • Identificar se os idosos que são atendidos em locais públicos ou privados são desrespeitados;
  • Investigar se o idoso conhece seus direitos e se exigem que os mesmos sejam respeitados.

JUSTIFICATIVA

A intenção do Projeto se deu a partir da observação de como o idoso é tratado em repartições de atendimento ao público. O Projeto pesquisará como o idoso é tratado durante atendimento, a fim de conhecer a realidade desses atendimentos.

METODOLOGIA

A elaboração do Projeto foi feita a partir de pesquisa bibliográfica. Para isso, foram consultados, textos, artigos e dissertações na internet para leitura e interpretação, contribuindo assim na elaboração do presente projeto.

A pesquisa será realizada através da observação sistemática e de abordagem aleatória nas repartições de atendimentos públicos ou privadas na cidade de Santa Maria da Vitória. Na observação sistemática, que será a participante, serão analisados como os idosos são tratados durante o atendimento, da chegada local até a saída. A amostragem será estratificada, onde será feita entrevista estruturada aos idosos nos locais citados, a abordagem será aleatória, a pesquisa será quantitativa, com questionário aberto.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

O estudo para elaboração desse Projeto foi feito a partir de leitura de textos, artigos, e consultas á internet a estudiosos do tema, como:

FERNANDES. Maria das Graças Melo; SANTOS. Sergio Ribeiro. Politicas Públicas do idoso: desafios da agenda social do Brasil contemporâneo, falam sobre as politicas públicas que não atingem a população idosa de forma homogênea e do desafio do Estado na garantia de direitos, aborda também a exclusão que essa população vive a partir da aposentadoria.

TORRES. Mabel Mascarenhas; SÁ. Maria Auxiliadora Ávila dos Santos. Inclusão social de idosos: um longo cominho a percorrer, (2008), fala sobre o processo de envelhecimento e seus desafios nas metas das politicas públicas voltadas para os idosos, fala também da atuação do assistente social na prática de atendimento a essa parte da população.

MENDES. Márcia R.S.S. Barbosa; GUSMÃO. Joseane Lima; FARO. Ana Cristina Mancussi; LEITE. Rita de Cássia Burgos de Oliveira. A situação do idoso no Brasil: uma breve consideração, que aborda a situação dos idosos no Brasil levando em consideração o aspecto epidemiológico e demográfico do país e da relação do idoso com a família e a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (110.1 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com