TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violencia sexual Infantil

Por:   •  16/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.531 Palavras (15 Páginas)  •  1.097 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................04

2 CONCEITO DE VIOLÊNCIA SEXUAL...................................................................05

2.1 DESMASCARANDO O ABUSO..........................................................................05

2.2 ONDE E COMO PODE OCORRER O ABUSO SEXUAL....................................05

2.3 O SILENCIO DA VITIMA......................................................................................06

2.4 SINTOMAS E SINAIS DE ALERTA.....................................................................06

2.5 PERFIL DO ABUSADOR.....................................................................................07

2.6 DE ONDE PODEM VIR AS INFLUENCIAS.........................................................08

2.7 AUNIÃO FAZ A PROTEÇÃO...............................................................................09

2.8 ROMPENDO O SILENCIO...................................................................................09

2.9 MOVIMENTOS SOCIAIS.....................................................................................12

3 CONCLUSÃO..........................................................................................................14

REFERÊNCIAS..........................................................................................................15


1. INTRODução

A infância, que originariamente deveria ser um período de “magia e encantamento”, totalmente lúdico, em que a criança não tivesse maiores preocupações e ocupações, muitas vezes é invadida por pesadelos tortuosos de realidades muito difíceis de serem encaradas com clareza.

                  Pesquisas apontam que uma em cada quatro meninas e um em cada dez meninos são vítimas de violência sexual antes de completar 18 anos em todo o mundo,  cada dia, novos casos de abuso e violência sexual infantil são descobertos e denunciados. Alguns, com maior impacto social são propagados através da mídia ou por meios comunicacionais repetidamente gerando muitos debates e revolta sobre o tema. Na grande maioria dos casos, são problemas sociais no âmbito familiar, tais como consumo de drogas ilícitas, alcoolismo. Vale ressaltar que o abuso sexual infantil não acontece apenas nas classes sociais menos favorecidas, mas em todas as classes independente de raça, cor, cultura, escolaridade, todos estão sujeitos a este tipo de violência.

                Muitas vezes, é produzida por pessoas de nosso convívio diário, ou seja, alguém próximo da família e conhecido da criança. Por isso, devemos conhecer  mais sobre o assunto, para sabermos identificar quando a criança apresenta algum sinal tanto físico quanto emocional de que está passando por esse tipo de violência.

                     No Rio Grande do Sul, as cidades de Caxias do Sul e Uruguaiana são as mais violentas no quesito violência sexual contra crianças e adolescentes. Em  Uruguaiana, na Fronteira Oeste foi registrado 99 casos em 2013, casos esses que foram atendidos pela saúde pública, mas pesquisas apontam para números bem maiores, pois muitas vítimas não registram ocorrência policial por medo, vergonha ou depedendo da situação por não saberem se estão na condição de vítima ou culpado.

 

2. CONCEITO DE VIOLÊNCIA SEXUAL

2.1 DESMASCARANDO O ABUSO

 Violência ou abuso  sexual  é a utilização da criança ou adolescente em uma relação de poder desigual, um  ato praticado quando as vítimas não são capazes de se defender ou mesmo de compreender a antijuricidade  dos atos dos quais são vitimadas. O abuso não exige a concretização de uma relação sexual completa, tampouco a efetiva introdução ou penetração de dedos, objetos ou membro na vagina, ânus ou boca da vítima, bastando para sua configuração qualquer espécie de interação sexual, que pode incluir toques e carícias, sendo certo que o abuso sexual também inclui situações nas quais não há qualquer tipo de contato físico, que ocorrem quando crianças e adolescentes são forçados a assistirem atos sexuais ou obrigados a se despirem e acariciarem, para serem vistas por terceiros.

2.2 ONDE E COMO PODE OCORRER O ABUSO SEXUAL

 O abuso pode ocorrer dentro da família (violência sexual ou intrafamiliar); ou fora do contexto familiar (violência extra-familiar),  pode ocorrer em qualquer lugar, na escola (especialmente nos banheiros); nos clubes; nas igrejas; nas ruas e dentro do ambiente familiar, quando a criança ou o adolescente ficam sozinhos com um membro da família, um cuidador ou um amigo próximo. O principal local onde ocorre a violência sexual é a própria casa das vítimas, quando ficam sozinhas com o agressor e na maioria dos casos a violência sexual ocorre mais de uma vez e não são raros os casos de abusos diários.

 Pode ocorrer com ou sem violência física, mas a violência psicológica está sempre presente. Muitas vezes a criança ou o adolescente não sabe ou não tem certeza de que estão sofrendo abuso sexual, pois na maior parte dos casos os abusadores são conhecidos das vítimas e se aproveitam desta proximidade para ganhar a confiança delas, fazendo brincadeiras, oferecendo doces, brinquedos, fazendo companhia, razão pela qual as vítimas possuem geralmente grande afeição pelo abusador, o que dificulta as denúncias e a elucidação dos fatos. O abuso sexual pode não deixar evidências físicas, como nos casos de assédio, carícias, manipulação suave dos genitais e exposição à pornografia, dessa forma, quando a vítima apresenta sintomas, mas não admite ter sofrido abuso, sua avaliação psicológica criteriosa e de sua família, pode ser um importante instrumento para a confirmação de casos nos quais há suspeita de abuso sexual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (225.5 Kb)   docx (480.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com