TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência Contra a Mulher

Por:   •  14/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.609 Palavras (7 Páginas)  •  1.699 Visualizações

Página 1 de 7

ANA LÚCIA FELIZARDO

PROJETO DE PESQUISA

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Ariquemes – 2014

ANA LÚCIA FELIZARDO

PROJETO DE PESQUISA

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial na obtenção de nota para a disciplina de TCC – Trabalho de Conclusão de Curso do VII semestre do curso de Serviço Social da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná.

Orientadora:

Ariquemes – 2014

Sumário

INTRODUÇÃO 2

TEMA 3

DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 3

OBJETIVOS 3

GERAL 3

ESPECÍFICOS 3

JUSTIFICATIVA 4

METODOLOGIA 5

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 6

CRONOGRAMA 7

ORÇAMENTO 7

RESULTADOS ESPERADOS 8

REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO

Violência doméstica é qualquer tipo de violência, (física, emocional, psicológica, patrimonial, ou sexual) explícita ou velada, praticada dentro de casa ou por alguém da família, com ou sem parentesco civil.

A maior parte das vítimas desse tipo de violência são mulheres e os agressores são namorados e maridos, atual ou ex. Uma das causas da violência praticadano âmbito familiar encontram-se associados ao álcool e as drogas, pois o uso destas substâncias comumente torna a pessoa, mais irritável e agressiva. Passada esta fase de fúria, é comum o agressorapresentar um comportamento normal e até carinhoso, de arrependimento, fator que dificulta a decisão da parceira em denunciá-lo.

Quando as mulheres passaram a reclamar por seus direitos, notou-se uma maior atenção com relação à violência doméstica, manifestado por grupos feministas que lutam para eliminar esse tipo de violência.

A Lei Maria da Penha, é atualmente o instrumento que as mulheres tem a seu favor, mas tem um alcance limitado, porque de um lado tem mulheres agredidas que não tem coragem de denunciar seus parceiros, e de outro lado a lei não oferece segurança as mulheres após a denúncia. Ficando neste jogo a sociedade toda no prejuízo, uma vez que não somente estas mulheres são atingidas, mas toda a família, especialmente quando tem crianças.

Esta pesquisa irá trabalhar a partir do entendimento da violência em suas diversas faces, procurando identificar as mais comuns, os motivos que levam a ela, quais as reações que as mulheres vítima de violência têm em seguida, e quais as consequências deixadas na família.

TEMA

Violência contra a Mulher

DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Violência doméstica contra a Mulher no município de Ariquemes

A violência doméstica praticada contra a mulher é hoje uma das maiores causas de morte das mesmas. Este trabalho aborda a violência física contra as mulheres no âmbito doméstico, estudando o universo onde estas acontecem, e as principais causas.

Na tentativa de entender quais são os fatores que podem contribuir para uma diminuição da violência, ou uma maior representatividade de mulheres que se encorajam a denunciar os agressores.

OBJETIVOS

GERAL

Compreender as faces e consequências na família da violência doméstica contra a mulher em Ariquemes.

ESPECÍFICOS

• Mostrar que a violência contra a mulher deixa marcas em toda a família;

• Identificar os tipos de violência sofrida pelas mulheres praticada por atuais ou ex-companheiros;

• Analisar os motivos que levam à violência doméstica.

• Mostrar o alcance da Lei Maria da Penha na prevenção da violência e na punição após esta acontecer.

JUSTIFICATIVA

A violência contra a mulher é uma violação dos direitos e se mostra de muitas formas: A violência doméstica praticada pelos próprios parceiros é uma das mais comuns dentro desse contexto.

As mulheres hoje sofrem diversos tipos de violência praticada por seus companheiros, a violência física é a que deixa marcas visíveis e, portanto a que mais facilmente se reconhece. Por este motivo esta é a que mais é denunciada, mas isso não significa que outros tipos de violência doméstica não aconteçam, apenas é mais dificilmente detectada.

A questão da violência contra a mulher é em grande parte uma questão cultural, pois há a aceitação deste comportamento por parte da sociedade. Isto pode ser exemplificado no ditado popular: “Em briga de marido e mulher ninguém mete a colher”. Outro fator a ser considerado é a subordinação da mulher ao homem, mesmo nos dias de hoje em que a mulher ganhou diversos direitos que antes não tinha. A mulher aceita estar subordinada, não financeiramente, mas socialmente, acreditando ser o certo ou sendo obrigada a isso através de ameaça de diversos tipos, o que se configura em violência também.

Combater a violência doméstica contra a mulher deveria ter a mesma importância que combater outros tipos de violência, mas uma vez que o prejuízo de imediato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com