TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência domestica

Por:   •  25/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

MArcilene  pereira de souza Bambil

Violência Domestica contra a mulher

[pic 9][pic 10]


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ...........................................................................4

1.1- DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA...............4

                 1.2 - OBJETIVO GERAL.................................................................4

 1.3 - OBJETIVOS ESPECIFICOS..................................................4

2. JUSTIFICATIVA .........................................................................5

3. METODOLOGIA......................................................................5,6

4. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.......................................................6

5. CRONOGRAMA DA PESQUISA................................................6

6. ORÇAMENTO.............................................................................6

                 7. RESULTADOS ESPERADOS....................................................7

8. REFERENCIAS..........................................................................8


1.  INTRODUÇÃO

 A violência contra a mulher é um tema que tem sido objeto de muitas discussões. A violência doméstica contra as mulheres ocorre em todo o mundo e perpassam as classes sociais, as diferentes etnias e independe do grau de escolaridade. Cada vez mais, a violência de gênero é vista como um sério problema da saúde pública, além de constituir violação dos direitos humanos. Em todo o mundo, pelo menos uma em cada três mulheres já foi espancada, coagida ao sexo ou sofreu alguma outra forma de abuso durante a vida. O agressor é, geralmente, um membro de sua própria família.

O estudo da violência domestica contra a mulher  é um desafio que precisa ser ultrapassado, através de uma assistência especializada baseada na Lei Maria da penha n° 11, 340 é um dispositivo legal Brasileiro que visa aumentar o rigor das punições sobre crimes. Domésticos, é normalmente aplicado aos homens que agridem fisicamente ou psicologicamente a uma mulher ou à esposa, o que é mais recorrente.

A violência cometida contra a mulher, também conhecida como violência de gênero constitui-se como um fenômeno social de extrema gravidade, devido à naturalização na forma como este vem sendo tratado pelo senso comum. Trata-se de algo construído socialmente, portanto histórico e passível de mudança, cabendo destacar que as agressões físicas embora sejam a primeira representação que nos vem à mente ao abordar o assunto, são apenas um dos aspectos da violência que atingem a mulher.

1.1- DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

                    A pesquisa tem como finalidade investigar os aspectos e situações  vivenciadas por mulheres vitima de violência domestica.

                 1.2 - OBJETIVO GERAL:

Produzir uma pesquisa que considera, sobretudo, a percepção dos agentes sociais locais e da justiça diante da Violência domestica contra a mulher,buscando orientar e com isso diminuir o numero de casos de violência em  nosso município e estado

1.3 - OBJETIVOS ESPECIFICOS:

  • Conhecer a realidade local e as situações vivenciadas pelas mulheres vitimas de violência
  • Melhorar a qualidade de vida e psicológica dessas vitimas  local e regional;
  • Elaborar projetos, os quais promovam a melhoria no atendimento e acompanhamento e proteção a essas vitimas.

2. JUSTIFICATIVA:

        A pesquisa buscou produzir uma analise ampla, para  identificar as organizações e as estruturas  em diversas dimensões que envolve a vitima de violência domestica,a situação psicológica e a auto estima dessas mulheres e principalmente a proteção. E a importância  acompanhamento do psicólogo, assistente social,e proteção da justiça, para que essas mulheres consigam a reestruturar suas vidas, pautada em orientações e com segurança.

.

3. METODOLOGIA:

        A pesquisa desenvolveu-se a partir de procedimentos metodológicos quantitativos e qualitativos, norteados pelas premissas Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências. De posse desses principio, foram dados os passos iniciais comuns a qualquer pesquisa: o que buscar? O que perguntar? Como perguntar? A quem perguntar? Foi utilizado o método dedutivo, buscando os aspectos importantes no que diz respeito a depressão e as propostas de cuidados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os instrumentos usados para coleta de dados foram livros, manuais, Lei, constituição Brasileira de 1988 e publicações, consistindo numa pesquisa bibliográfica e virtual. Avaliando o estudo sobre violência domestica contra a mulher, foi possível constatar que é necessário de uma atenção especializada para que as mulheres sejam de fato amparadas pela lei, pois o que perceptível e na pratica nem sempre a lei funciona como deveria.

Neste sentido, propõe-se a partir da literatura correlata, uma abordagem acerca da violência Domestica contra a mulher, se faz necessário política de Fortalecimento de Vínculos- SCFV, um com profissionais do Centro de Referência a Assistência Social-CRAS, psicólogos e delegacia especializada de atendimento a mulher.

 4. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA:

  • Para o autor  Almeida (2010), a aplicação da Lei Maria da Penha cabe unicamente quando o sujeito passivo for do sexo feminino, ou seja, a vítima for mulher, podendo ser autor do fato, homem ou mulher
  •  O autor Pinto (2008) diz que a agressão no âmbito da unidade doméstica compreende aquela praticada no espaço caseiro, acarretando pessoas com ou sem vínculo familiar. Violência no âmbito da família é aquela praticada entre pessoas unidas por vínculo jurídico de natureza familiar, podendo ser conjugal, em razão de parentesco (em linha reta ou por afinidade), ou por vontade expressa.

5. CRONOGRAMA DA PESQUISA:

Etapas

Setembro

Outubro

Elaboração do projeto

x

Revisão de literatura

X

Apresentação do projeto

x

Coleta de dados

x

Entrega

x

6. ORÇAMENTO:

        Para elaboração do projeto de pesquisa se fez necessário algumas despesas, para custear as mesmas foram necessárias um orçamento prévio, no qual estão incluídos todos os gastos possíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com