TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE VISITA DE CAMPO MEIO AMBIENTE

Por:   •  6/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.617 Palavras (7 Páginas)  •  862 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

                   

FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI

CURSO EM ADMINISTRAÇÃO

RELATÓRIO DE SAÍDA DE CAMPO

CLERISTON FÉLIX

DEBORA DE NOVAIS

GABRIELA MOURA DE SOUZA

GILDASIA SOUZA

CAMAÇARI – BA

2018

[pic 2]

                   

FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI

CURSO EM ADMINISTRAÇÃO

RELATÓRIO DE SAÍDA DE CAMPO

ECO PARQUE SAUIPE

[pic 3]

CAMAÇARI

2018

INTRODUÇÃO

             No dia 05 de maio de 2018 a partir das 8:30 horas, os alunos da FAMEC visitaram a Eco Parque situado na Vila Sauipe, Litoral Norte da Bahia, onde conta com o Museu de História Natural e a Estação Ambiental Braskem que é mantido pelo Instituto Fábrica de Florestas.

O Eco Parque é um projeto do instituto Fábrica de Floresta, associação civil formada por pessoas jurídicas, sem fins lucrativos, com trabalhos voltados para questões socioambientais. Além do projeto Eco Parque, o Instituto possui mais dois projetos: o Revivendo o Velho Chico que desenvolve viveiros ecológicos em pontos de afluentes do rio São Francisco, promovendo a revitalização e recuperação de nascentes e áreas degradadas; e o Fábrica de floresta, que atua na área de educação ambiental, arborização e restauração.

O Eco parque dispõe de atividades voltadas para educação ambiental, preservação florestais, ecoturismo, dentre outras, que proporcionam ao visitante a experiência de ter contato com uma parte e a conscientização de como cuidar do meio ambiente.

            O local visitado proporciona ainda lagoas, grandes variedades de árvores, diversas espécies de animais nativos, entre eles o Jacaré de papo amarelo e macaco prego. A visita foi acompanhada pela Bióloga Roberta juntamente com a Profª Hilda Soriano, onde foi realizado a visita ao Museu de História Natural e a Estação Ambiental da Braskem, caminhada na trilha ecológica, visita as lagoas onde podemos identificar algumas espécies de plantas aquáticas, como por exemplo a presença de prato raso e a junco a qual tem um formato de canudo, onde são bioindicadores, visitamos a casa de plásticos, construída de PVC.

          Portanto, o Eco Parque Sauipe visa a preservação da natureza através do projeto Instituto Fabrica de Floresta (IFF), voltado para educação ambiental e eco turismo com objetivo de estimular a conservação dos ecossistemas e promover a educação ambiental.

OBJETIVO

Este trabalho de campo tem por objetivo levar o aluno a identificar em campo conhecimentos sobre o Meio Ambiente e desenvolvimento sustentável dos recursos naturais do Eco Parque Sauipe; conhecer as características da biodiversidade; promover uma visão mais cientifica de gestão sustentável para a busca do desenvolvimento ambiental despertando habilidades de pesquisas de campo, além de conhecer a floresta onde parte todo recurso ambiental usado por nós e as diversas espécies de plantas e animais nativos, proporcionando aos alunos a oportunidade de vivenciarem, na prática, as relações entre o meio ambiente e a sustentabilidade de forma a vivenciar uma experiência fora da sala de aula. Através desse trabalho de campo facilitou o processo de aprendizagem dos alunos promovendo a conscientização não somente considerando as gerações futuras mais no cenário atual.

METODOLOGIA

A pesquisa foi realizada por meio de uma visita no Eco Parque Sauipe no dia 05 de Maio de 2018 com chegada às 09h45min e saída às 12h53min, guiado e orientado pela Bióloga Roberta, havendo registro de fotos de cada local visitado, onde foi desenvolvida as seguintes atividades:

  • Visita ao Museu de Historia Natural;
  • Visita Estação Ambiental Braskem;
  • Caminhada na Trilha Ecológica;
  • Visita as Lagoas;
  • Conhecer as diversas espécies de plantas e animais nativos.

RESULTADOS

VISITA ECO PARQUE SAUÍPE

[pic 4]

Horário de Chegada ao Eco Parque: 09:45am

Como resultado desse estudo na saída de campo os alunos puderam vivenciar de forma clara os recursos naturais, o desenvolvimento sustentável, a biodiversidade, as diversas espécies de plantas e animais nativos.

Trilha do Macaco Prego –

Horário de Chegada: 10h18min.

Horário de Saída: 10h26min.

[pic 5]

Durante a trilha pode-se observar as características do solo raso, com raízes que sobressaem à procura de água; manchas nos troncos de algumas árvores; árvores serrapineira que melhoram a qualidade do solo. No trajeto da trilha foram observadas as raízes das arvores saindo da terra a procura de água, esse fenômeno acontece pela razão de pouca chuva.

Lagoa – 10:26 às 10:40am

[pic 6]

Notou-se a presença de plantas aquáticas como a de nome especifico Ninfeia, mais conhecida como Prato raso, e a planta Junco, que recobre o entorno da lagoa evitando o assoreamento. Essas plantas aquáticas são bioindicadores.

Foi explanado informações sobre a importância da presença de um jacaré em lagoas, que além de se alimentar dos peixes, fornece alimentos a estes, através das fezes.

Em dado momento foi apresentado aos presentes a arvore Pau-Brasil e explicado algumas diferenças entre esta e a Ipê amarelo.

No mesmo local foi mostrado que em certas épocas do ano as lagoas secam precisando haver o bombeamento de uma lagoa para outra, pois as mesmas não são perenes. O jacaré de papo amarelo vive nessas lagoas onde as vezes, servem de alimentos para os peixes. Há também o processo de eutrofização que é o crescimento excessivo de plantas aquáticas para níveis que afete a utilização normal e desejável da agua, o fator substancial para este aumento é a maior concentração de nutrientes, essencialmente o nitrogênio e o fósforo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (294.9 Kb)   docx (751.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com