TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Zoologia

Ensaio: Zoologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/2/2015  •  Ensaio  •  1.760 Palavras (8 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 8

1. O gênero Ta é um táxon parafilético. Segundo a análise (acima), o ancestral comum mais próximo às espécies do gênero Ta (T. bom, T. legal, T. ruim e T. cru) é o ancestral “X”. Como “X” não é um ancestral exclusivo das espécies do gênero Ta, isto é, ele é ancestral também da espécie Oba nada; um táxon formado somente pelas espécies do gênero Ta corresponde a um táxon parafilético. O gênero Ta só será considerado monofilético se for incluída a espécie Oba nada.

2. Se não for utilizada nenhuma metodologia específica, para a matriz dada podem ser formados os seguintes agrupamentos taxonômicos:

- Em todas as hipóteses o agrupamento de todas as espécies é sustentado pelo estado “1”do caráter 1.

- O agrupamento (A. ouros, A. espadas, A. paus) é sustentado pelo estado “0” dos caracteres 7 e 8.

- O agrupamento (A. espadas, A. paus) é sustentado pelo estado “0” dos caracteres 5 e 6.

- O agrupamento (A. copas, A. ouros) é sustentado pelo estado “1” dos caracteres 5 e 6.

- O agrupamento (A. espadas, A. paus) é sustentado pelo estado “0” dos caracteres 5 e 6.

- O agrupamento (A. paus, A. copas, A. ouros) é sustentado pelo estado “1” do caráter 4.

- O agrupamento (A. copas, A. ouros) é sustentado pelo estado “1” dos caracteres 5 e 6.

- O agrupamento (A. espadas, A. copas, A. ouros) é sustentado pelo estado “1” dos caracteres 2 e 3.

- O agrupamento (A. espadas, A. paus) é sustentado pelo estado “1” dos caracteres 5 e 6.

3.

Táxons\Caracteres 1 2 3 4 5 6 7 8

Asde copas 1 1 1 1 1 1 1 1

Asde ouros 1 1 1 1 1 1 0 0

Asde espadas 1 1 1 0 0 0 0 0

Asde paus 1 0 0 1 0 0 0 0

Coringa perto 0 0 0 0 0 0 0 0

4. Cladograma mais parcimonioso:

5. Esses caracteres contam histórias evolutivas diferentes. Os caracteres 2 e 3 indicam o parentesco entre os táxons Asde copas, Asde ouros, Asde espadas, enquanto o caráter 4 indica os parentesco entre os táxons Asde copas, Asde ouros, Asde paus. Segundo o princípio da parcimônia, deve-se aceitar a hipótese mais curta, isto é, a que necessite de menos passos para explicá-la. Dessa forma, devemos aceitar a hipótese que apresenta apenas uma homoplasia em detrimento da hipótese que apresenta duas homoplasias.

6. É o local onde as espécies se originam e a partir do qual se dispersam.

7. A distribuição atual dos organismos pode ser explicada por causas históricas, tais como: surgimento de barreiras, junção, especiação e relações filogenéticas; e causas ecológicas, tais como: dispersão, condições físico-químicas do meio e suas interações bióticas (tolerância e adequação ao meio) e interações intra e inter-específicas.

8. É possível explicar tal distribuição através da vicariância. Uma vez que as espécies Tal pessoa e Qual criatura descendem de um único ancestral, a distribuição atual delas deve corresponder à distribuição de sua espécie ancestral. Como a América do Sul e a África foram formadas a partir da separação da Gondwana, então, a espécie ancestral deveria se distribuir pela Gondwana. Com fragmentação da Gondwana, uma parte da espécie ancestral ficou na placa da América do Sul, formando a espécies-filha Tal pessoa, e a outra parte ficou na placa da África, originando a espécie-filha Qual criatura.

9. O cladograma mais parcimonioso é:

D. marginalis T. margineguttatus A. sulcatus T. duponti T. circunscriptus

10. Pode-se perceber que os caracteres 2 e 3 e o caráter 4 contam histórias evolutivas diferentes. Os caracteres 2 e 3 indicam o parentesco entre A. sulcatus, T. duponti e T. circunscriptus, enquanto o caráter 4 indica o parentesco entre as espécies do gênero Thermonectus. A partir da análise cladística, verifica-se que na hipótese mais parcimoniosa os caracteres 2 e 3 surgiram uma única vez e que ocorre a reversão no caráter 4 em Acilius sulcatus. Se for considerado o surgimento único para este caráter, sustentando o agrupamento das espécies de Thermonectus, verificar-se-á, nessa hipótese, que os caracteres 2 e 3 tornam-se homoplásticos.

11. Como foi possível observar, o gênero Thermonectus não é monofilético. Como só se deve aceitar grupos estritamente monofiléticos em uma classificação, deve-se sinonimizar os gêneros Acilius e Thermonectus. Desta forma, as quatro espécies passam a integrar um único gênero que deverá ser o sinônimo sênior, pelo princípio da prioridade.

Outra possibilidade é manter o gênero Thermonectus somente com as espécies T. duponti e T. circunscriptus, manter Acilius sulcatus e descrever um novo gênero para T. marginegutattus. Esta última espécie deverá sofrer uma nova para compor seu novo nome, isto é, o nome do gênero novo acompanhado do epíteto marginegutattus.

12. É possível explicar tal distribuição através da vicariância. Uma vez que as espécies de Acilius e de Thermonectus representam um grupo monofilético, a distribuição atual dessas espécies pode ser resultado da fragmentação da área ocupada pela sua espécie ancestral. A Europa, a Austrália e a América do Sul, entre outras áreas, foram formadas a partir da separação da Pangea. Assim, uma parte da espécie ancestral ficou restrita à Europa, formando a espécie-filha T. marginegutattus, outra parte ficou restrita à Austrália, originando a espécie-filha A. sulcatus, e outra parte ficou na placa que formou a América do Sul, originando a espécie ancestral que, posteriormente, deu origem às espécies-filhas T. circunscriptus e T. duponti.

13. Coisa ruim Coisa boa Coisa atoa Essa foiboa

3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com