TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Zoologia

Monografias: Zoologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  1.688 Palavras (7 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Salgado de Oliveira

Campus: Campos dos Goytacazes

TRABALHO DE ZOOLOGIA IV

Proboscídeos

Prof.ª Aparecida

Aline Miquelam

Ariane Oliveira

Campos dos Goytacazes

2014

INTRODUÇÃO

Proboscidea (do grego proboskis - tromba) é uma ordem de mamíferos placentários, do clado Afrotheria, que contém apenas uma família vivente, a Elephantidae, à qual pertencem os elefantes, com apenas três espécies atuais, os elefantes africanos, o elefante-asiático e o elefante da selva.

Caracteriza-se pela presença de um nariz desenvolvido em forma de tromba. São animais herbívoros de grandes dimensões, embora em algumas zonas isoladas, como na Ilha de Malta, se tenham desenvolvido espécies anãs. A ordem foi mais diversificada durante o Cenozóico e contou com cerca de 170 espécies ao longo do registro fóssil, incluindo animais agora extintos como o mamute e o mastodonte. O proboscídeo mais antigo conhecido é o gênero Pilgrimella que viveu no Eocénico inferior há aproximadamente 50 milhões de anos.

CARACTERÍSTICAS GERAIS

Os elefantes são animais herbívoros, alimentando-se de ervas, gramíneas, frutas e folhas de árvores. Dado o seu tamanho, um elefante adulto pode ingerir entre 70 a 150 kg de alimentos por dia. As fêmeas vivem em manadas de 10 a 15 animais, lideradas por uma matriarca, compostas por várias reprodutoras e crias de variadas idades. O período de gestação das fêmeas é longo (20 a 22 meses), assim como o desenvolvimento do animal que leva anos a atingir a idade adulta. Os filhotes podem nascer com 90 kg. Os machos adolescentes tendem a viver em pequenos bandos e os machos adultos isolados, encontrando-se com as fêmeas apenas no período reprodutivo.

Devido ao seu porte, os elefantes têm poucos predadores. Exercem uma forte influência sobre as savanas, pois mantêm árvores e arbustos sob controle, permitindo que pastagens dominem o ambiente. Eles vivem cerca de 60 anos e morrem quando seus molares caem, impedindo que se alimentem de plantas.

Os elefantes-africanos são maiores que as variedades asiáticas e têm orelhas mais desenvolvidas, uma adaptação que permite libertar calor em condições de altas temperaturas. Outra diferença importante é a ausência de presas de marfim nas fêmeas dos elefantes asiáticos.

Durante a época de acasalamento, o aumento da produção de testosterona deixa os elefantes extremamente agressivos, fazendo-os atacar até humanos. Acidentes com elefantes utilizados em rituais geralmente são causados por esse motivo. Cerca de 400 humanos são mortos por elefantes a cada ano.

ANATOMIA E FISIOLOGIA

Os proboscídeos são geralmente animais de grande porte, chifrudos, narigudos, obesos, com boa memória e geralmente dóceis caso você não tente dar uma facada ou mordida neles. Suas maiores características anatômicas são serem parecidos com elefantes e terem a cauda no lugar do nariz para sugar água e criar um chuveiro para que possam lavar as costas.

Estes animais são reconhecidos pelas orelhas pequenas, exceto talvez o elefante-africano, afinal ele parece muito tímido e raivoso sobre as brincadeiras que possam surgir sobre o tamanho de tuas orelhonas, e toda vez que alguém vem pegar suas orelhas para esticar e medir ele atropela e mata a pessoa a pisoteadas, por isso não sabemos exatamente a largura dessas orelhas.

Como defesa natural este grupo de animais desenvolve uma obesidade mórbida de maneira que nenhum animal carnívoro tenha interesse por sua carne nada nutritiva e cheia de banha que faz mal pra saúde e entope artérias dos carnívoros. As enormes presas não servem para defesa, devido a seu tamanho desconfortável, servem para apenas servir o valioso marfim para indústrias marmoreiras, por isso que estes animais são predados e mutilados sem nenhum remorso pelos homo sapiens.

HABITAT

Como o maior mamífero terrestre do mundo, o elefante-africano não pode simplesmente viver em qualquer lugar -- seu habitat deve atender a suas necessidades básicas. Existem duas subespécies: o elefante-da-floresta, que vive nas florestas da África central e ocidental, e seu primo maior, o elefante-da-savana, encontrado nas campinas do continente. Ambos têm uma série de requisitos para que um ambiente possa se tornar seu lar.

Temperatura e sombra

Os elefantes-africanos podem tolerar climas quentes ou frios. Ambas as subespécies são encontradas em ambientes úmidos -- por exemplo, o elefante-da-floresta vive em florestas tropicais -- e em áreas onde as temperaturas atingem até 49º C. Entretanto, esses animais precisam se refrescar, logo, em um habitat quente, suas orelhas grandes irradiam o calor para evitar que eles sejam afetados pelas temperaturas elevadas. Se suas orelhas não forem o suficiente, os elefantes-africanos necessitam de uma área com sombra para se refrescarem.

Água

A água é uma grande preocupação para os elefantes e talvez seja a influência mais importante sobre onde essas criaturas decidem viver. Eles permanecem nas proximidades das fontes de água sempre que possível e raramente se afastam mais do que 80 km. Os elefantes-africanos dependem da água para beber, usando suas trombas para sugá-la antes de colocá-la na boca. Esses animais também usam a água para se refrescarem quando o tempo está muito quente, sugando-na com a tromba para despejá-la sobre o corpo e banhar-se.

Vegetação

Como os elefantes pastam regularmente e consomem até 270 kg de alimentos por dia, a área onde vivem deve conter bastante vegetação. Esses animais comem vários alimentos, mas a maioria é constituída de arbustos e plantas arbóreas. Seus grandes dentes molares permitem que eles consumam muitos tipos de plantas e frutas. Os elefantes obtêm esse alimento quebrando os galhos com suas trombas ou até mesmo arrancando a árvore inteira e derrubando-a. Eles também usam suas trombas para agitar as árvores e fazer os frutos caírem.

Terreno

Os elefantes-africanos podem viver em vários tipos de terrenos. O elefante-da-savana é encontrado em florestas secas e montanhas, mas vive predominantemente nas pastagens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com