TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁGUA POTÁVEL PARA COMBATER DOENÇAS E MELHORAR

Por:   •  19/5/2015  •  Resenha  •  6.370 Palavras (26 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 26

EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA:

ÁGUA POTÁVEL PARA COMBATER DOENÇAS E MELHORAR

A QUALIDADE DE VIDA

1 IDENTIFICAÇÃO

 Entidade Sancionada

PASTORAL DA CRIANÇA:

Organismo de ação social da CNBB

A Pastoral da Criança é reconhecida como uma das mais importantes organizações em todo o mundo a trabalhar em ações de combate à mortalidade infantil e melhoria da qualidade de vida das crianças e suas famílias. Organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Pastoral da Criança é uma instituição de base comunitária que tem seu trabalho baseado na solidariedade e na partilha do saber.

Tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças pobres, da concepção aos seis anos de idade, em seu contexto familiar e comunitário, a partir de ações preventivas de saúde, nutrição, educação e cidadania, realizadas por mais de 228 mil voluntários capacitados. Também promove, em função das crianças, as famílias e as comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político.

A missão da Pastoral da Criança é promover o desenvolvimento das crianças, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, do ventre materno aos 06 anos, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida.

Os maiores parceiros da Pastoral da Criança são os seus voluntários. Além dos voluntários, a Pastoral da Criança conta com apoio de parceiros em programas e projetos específicos, parcerias institucionais e técnicas.

Os parceiros Institucionais colaboram financeiramente e permitem que a Pastoral da Criança decida a melhor forma de aplicá-lo. Os principais parceiros institucionais são: HSBC. GERDAU, ANAPAC - Associação Nacional de Amigos da Pastoral da Criança, Doações espontâneas, através de fatura de energia elétrica nos principais Estados Brasileiros; Governo Federal e Ministério da Saúde, que é o principal parceiro técnico e financeiro.

 Equipe executora do Projeto

Os organizadores deste projeto são os alunos do Curso de Serviço Social, da FACSS-Breves, ano 2012: Deise Azevedo, Eurídice Sarges, Fabrício Custódio, Shirley Ferreira e Tamara Martins. Os referidos alunos elegeram como tema deste projeto a seguinte frase: Educação para a cidadania: Água potável para combater doenças e melhorar a qualidade de vida, por considerar que essa é uma problemática que aflige a população local, presente na justificativa a seguir, e que é muito pertinente que seja debatido. Ressaltando que a discussão sobre esta temática não pode parar por aqui, por ser um tema de grande relevância. Este projeto foi elaborado nos meses de outubro e novembro de 2014 e será executado no período de março de 2015 a março de 2016.

2 JUSTIFICATIVA

Atualmente vivemos em uma sociedade onde o capitalismo se organiza a nível planetário. Essa forma de organização se dá em um desenvolvimento desigual e combinado, porque ele se implanta em todo o território em tempos diferentes e obedece a uma demanda que leva a construir a desigualdade. Essas desigualdades rebatem de várias formas, como na fome, saúde, educação, moradia, etc., e atinge principalmente famílias de baixa renda ou de renda nenhuma. Famílias estas que deveriam ser amparadas pelo Estado, mas que infelizmente a realidade é outra.

A região Marajoara-Pará tem consigo um longo histórico de abandono político, e consequentemente de políticas públicas. Tem um alto índice de desemprego, prostituição, trabalho infantil, tráfico humano e de entorpecente, entre outras muitas problemáticas.

Breves é um município brasileiro do estado do Pará. Localiza-se ao sudoeste da Ilha de Marajó. A população da zona urbana de Breves, de aproximadamente 70.000 habitantes, é precariamente atendida quanto ao abastecimento e a qualidade da água. Curiosamente, trata-se de uma cidade cercada por rios e igarapés. Outro problema é que apenas menos da metade das residências recebem água encanada e de má qualidade.

Na cidade de Breves, além da presença de todos esses problemas, a água, considerada bem fundamental à vida, preocupa sua população, é de difícil acesso e quando chega aos consumidores é de péssima qualidade. 40% das famílias que não têm acesso à água fornecida pela Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA) usam água de poços artesanais sem terem certeza que aquela água é potável, pois ela possui cheiro, sabor, cor ou utilizam água diretamente do rio, sem tratamento algum e a usam para o consumo de outras atividades, correndo o risco de adquirir dessa forma várias doenças.

A população de Breves precisa entender o sentido de ter água potável como um direito, o consumo da água como direito do cidadão e não como um favor realizado por parte do Estado, e que esse direito a água não se torne um curral eleitoral, onde as famílias precisem vender seu voto em troca de um balde de água duas vezes por semana, algo que só acontece em período de campanha eleitoral, pois quando o candidato é eleito tudo volta a ser como antes ou bem pior.

A região de abrangência deste projeto é um dos bairros mais vulneráveis da cidade de Breves. São 30 famílias do bairro Parque Universitário, que fica localizado na região periférica da cidade, onde também está localizado o Campus-UFPA, as quais vivem uma calamidade pública, os gestores há anos, prometem, mas não proporciona melhorias na problemática da água que tanto afligem as mesmas. As crianças sofrem mais com esses descasos, principalmente por não saberem distinguir o que é bom e o que não é, e se tratando de água, todo ser humano necessita dela pra saciar a sede.

O sistema de água do município dá conta de apenas um pouco mais metade da população, deixando as áreas periféricas sem atendimento, e as pessoas tem que ficar a espera dos carros pipas, que não passam todos os dias, outros andam quilômetros para buscar água no rio, e outros que moram mais longe ainda pegam a água que cai das chuvas, para lavar roupas e fazer a limpeza da casa.

Muitas famílias em nosso país, onde a abundância da água é vantajosa, como no Pará, sofrem com a falta de água ou com água imprópria para o consumo. Isso trás uma carga de fatores que contribuem para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.9 Kb)   pdf (102 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com