TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICO OU ANTIÉTICO

Por:   •  17/6/2016  •  Resenha  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

Unaerp - Universidade de Ribeirão Preto

Serviço Social

Maquiavel : ético ou antiético

Amanda Ellen Bastos dos Santos- Cód. 822724

Docente: Ricardo

Maquiavel- Nova ética ou antiética

No artigo de Janine o autor discute a má fama empregada a Maquiavel, defendendo que o filósofo apenas tratava com a realidade política existente.

Janine diz que a obra "O Príncipe" não é um manual a ser seguido ao pé da letra, mas uma forma analítica que o autor presenciou politicamente.

Maquiavel em sua obra diz que a política e a moralidade cristã não são de certo "companheiras", pois na política não há como ser bom a todo tempo, ele diz : " fazer o bem sempre que possível, e o mal quando necessário". Tal "mal necessário" não coincide com a moralidade cristã, que paralelamente propunha a pureza, a salvação da alma.

Desvincular a moral cristã da política do ponto de vista de Maquiavel era governar com sabedoria.

Pensando dessa maneira e analisando quadros políticos, é de verdade que não dá para ter moral em todos os caminhos, por mais verdadeiro que seja e até seguido o modelo de Maquiavel de análise, penso que tal desvinculação (entre política e moral cristã) nos trouxe benefícios, porém nos trouxe também malefícios. Pois a liberdade que fora dada a camada política acarretaram consequências.

O próprio FHC usava a nova ética proposta por Maquiavel, mas em momento algum o deixava explícita.

Não que a moral cristã fosse a maneira correta de governo, mas a política desvinculada a ela deu margens para o engano sem culpa, para dar 1/2 e retirar 1/4. Enfim, a nova ética por mais verdadeira que seja, só mostra que o ser humano é um ser antiético. Não culpemos Maquiavel por nos mostrar o que realmente somos.

Referencias : "O Príncipe" - Nicolau Maquiavel; "Um pensador de ética." Renato Janine

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (98.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com