TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Serviço Social

Por:   •  16/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3

O presente relatório tem como base os comentários do livro BARROCO, Maria Lucia Silva, Ética e Serviço Social: Fundamentos Ontológicos. Tem por finalidade apresentar uma reflexão :compreender os conceitos fundamentais da ética, suas relações com o Serviço Social, e Ética Profissional.

A moral atua entre as relações sociais, e atende as necessidades, por meio de normas e deveres, fazendo assim, com que os indivíduos sigam costumes e hábitos que engrandeçam o controle social.

A Ética (do grego ethos) envolve postura livre e critica da consciência, referenciada por princípios, tende para o universal, defendendo o bem, o belo e a felicidade e questiona a moral. Nesse sentido, moral e ética se plasmam nas relações concretas cotidianas e constituem o campo da práxis social.

Compreender os Fundamentos ontológicos e de grande importância a ética. Para Marlise Vinagre a luta na direção da radicalidade ética deve ter como referencia a ontologia do Serviço Social. Luckás, uma ética sem ontologia do ser social seria impensável , posto que a direção ontológica constitui mesmo o fundamento da ética e da liberdade.

O capítulo I do livro de BARROCO. Ética e Serviço Social, é o que aborda o assunto: Trabalho, serviço Social e Ética da pagina 25 a 70.

A Ética profissional recebe determinação que antecedem a escolha pela profissão inclusive a influenciam. É permeada por conflitos e contradições em sua determinações fundantes que extrapolam a profissão. O Ser Social é um fenômeno da sociedade Capitalista, e a Ética Profissional é um modo particular de objetivação da Ética. A gênese da ação Ética é dada pela liberdade, a liberdade é uma categoria central da ética, posto que a vida concreta do ser Social coloca alternativas, e ele, como sujeito ativo dotado de vontade e consciência, pode fazer escolhas diante das possibilidades dadas.

O primeiro Código de Ética Profissional do Assistente Social, elaborado pela Associação Brasileira de Assistentes Sociais (ABAS) data de 1947, aprovado em 1948. Dizia o Código de Ética do Assistente Social em 1947: “moral ou ética pode ser considerada como a ciência dos princípios e das normas que se devem seguir para fazer o bem e evitar o mal”.

A ética faz parte da natureza do Serviço Social. Este é entendido como uma prática social que se desenvolve com relativa autonomia de critérios e consequentemente com responsabilidade social. Hoje, o ritmo acelerado de mudança da sociedade tem implicações nas funções do Estado, no contrato social, que substitui valores de responsabilidade social por valores de responsabilidade individual, e da vida social, geradoras de fenômenos multidimensionais e de desigualdades no acesso a recursos.

Compreende-se então, que a ética não deve ser entendida apenas como uma ciência da moral, ela deve fazer parte da atuação do ser social consciente, direcionando suas ações à realidade, à busca de liberdade e da universalidade, ao passo que estabelece relações sociais com outros indivíduos e escolhas.

No que diz respeito à profissão de Assistente Social a consciência ética é uma componente indispensável da prática profissional. A sua capacidade de proceder em conformidade com a Ética é um aspecto essencial à qualidade do serviço que é prestado aos usuários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com