TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética no Serviço Social

Por:   •  21/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Pensando na ética como uma categoria, na construção do ser social e quais suas categorias fundantes. Para responder a esta problematização, partiremos da categoria fundante do ser social: o trabalho. Este ser social se relaciona com a natureza para suprir suas necessidades através do trabalho. Este é a forma de objetivação mais primária o trabalho é categoria central. Ao mesmo tempo que o homem transforma a natureza, esta, já transformada pelo trabalho, também transforma. A própria natureza do homem se modifica pela potencialidade de transformação desenvolvida durante a transformação da natureza. Para entender a ética, penso na concepção ontológica, ou seja, no contexto da construção do ser social através do trabalho.

MORAL, ÉTICA, VALORES E PRINCIPIOS SÓCIOCULTURAIS

A moral tem origem na capacidade de sociabilidade do ser humano. Vem de encontro das necessidades práticas do cotidiano. Expressa hábitos e valores de uma determinada época histórica. O senso moral tem a finalidade de medir a que ponto o indivíduo está inteirado moralmente. Se este está apto a viver em uma sociedade com seus costumes e valores construídos socialmente. O senso moral produz novas mediações; dá valor a comportamentos e se reproduz deveres. Quando o indivíduo não cumpre um dos deveres ou quando não cumpre uma norma moral, é julgado negativamente ou é exaltado caso cumpra com as normas morais. Pensando na ética como uma categoria, questiono sobre o lugar da ética na construção do ser social e quais suas categorias fundantes. Para responder a esta problematização, partiremos da categoria fundante do ser social: o trabalho. Este ser social se relaciona com a natureza para suprir suas necessidades através do trabalho. Este é a forma de objetivação mais primária e em Marx o trabalho é categoria central. Ao mesmo tempo em que o homem transforma a natureza, esta, já transformada pelo trabalho, também o transforma. A própria natureza do homem se modifica pela potencialidade de transformação desenvolvida durante a transformação da natureza. O trabalho como categoria ontológica dá ao ser social o caráter universal, ou seja, não é caráter de um indivíduo, mas da cooperação entre os homens; é uma questão coletiva e não individual. O trabalho responde a necessidades sócio históricas através da linguagem, costumes, cultura.

Para denotar que o ser social é mais que trabalho, para assinalar que ele cria objetivações que transcendem o universo do trabalho, existe uma categoria teórica mais abrangente: a categoria de práxis. A práxis envolve o trabalho, que, na verdade, é seu modelo inclui muito mais que ele: inclui todas as objetivações humanas. O processo teleológico diz respeito a prévia ideação, ou seja, o resultado do produto do trabalho já estava presente na imaginação desde o início do processo: “no processo de trabalho, a atividade do homem opera uma transformação, subordinada a um determinado fim, no objeto sobre que atua por meio do instrumento de trabalho. O trabalho é fundamente ontológico social do ser social. O ser social se constrói através do trabalho.

À medida que o homem desenvolve sociabilidade, as necessidades primárias como a fome são supridas e vão-se criando outras necessidades cada vez mais complexas. Assim como as necessidades se complexificam, a maneira como o ser social se desenvolve para suprir estas necessidades também se complexificam. Assim criam-se novas habilidades e potencialidades do ser social. O trabalho desenvolve um processo inverso na sociedade capitalista: ao invés de desenvolver as potencialidade do ser social individual e coletivamente, o homem se aliena deste processo a medida que o trabalho torna-se mercadoria. O trabalhador se aliena da sua atividade, não tendo mais noção do produto que esta pode gerar, se aliena da sua relação com o outro e consigo mesmo. A práxis é o conjunto das objetivações humana, é uma categoria mais abrangente que o trabalho. Na vida cotidiana o indivíduo se socializa, responde suas necessidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com