TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética profissional e servico social

Por:   •  12/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE TIRADENTES

ANDREZA JAIANNE LUCIENE DA SILVA

ERIK JHONATAS DE OLIVEIRA SILVA

ÉTICA PROFISSIONAL E SERVIÇO SOCIAL

Caruaru

 2018

                               

ERIK JHONATAS DE OLIVEIRA SILVA

O código de ética de 1947 do Serviço Social

[pic 1]

                                       

 

                                                            Caruaru

                                                    2018


O Serviço Social é uma profissão de presença crítica, interventiva e sociopolítica que executa suas atividades partindo de análises das expressões da questão social, utilizando ferramentas instrumentais científicas e multidisciplinar que compreende as Ciências Sociais e Humanas, a prestações de serviços, através de ações mediadoras entre usuários (beneficiários) e seus provedores, objetivando prevalecer direitos estabelecidos por Lei.

Em 1930 a profissão surgiu no Brasil com caráter assistencialista tornando-se, posteriormente, qualificados como assistentes sociais decorrente da oficialização do curso superior de Serviço Social decretada pela Lei de 1953 que decurso passou por regulamentações através das Leis de 1957, 1962 e 1993 em consequência das mudanças no contexto social que foram surgindo. Em conjunto com a Lei a profissão do Serviço Social é norteada por normativa inserida no Código Ético da categoria onde seus fundamentos destaca em sua expressão, ao longo do tempo, renovação e amadurecimento teórico político de ajuste entre compromisso ético político e princípios fundamentais que promove equidade e justiça social diante as emergências sociais que foram surgindo.

A ética, com aspecto limitado e expressão conservadora, adentra a contemporaneidade qualificada como norteadora de princípios morais após duas décadas de discussões sobre a filosofia moderna, relativo a crítica, objetividade e universalismo, a qual foi compreendida como irracionalista ao prevalecer preconceitos já estabelecidos que encobre fatos reais em torno da sociedade e desqualificar o homem como ser histórico.  

Os valores representados no Código de Ética de 1947 são construídos pela igreja católica e ideias positivistas, que definiam a ação social uma função do indivíduo dotado de vocação, que se auto reconheciam como promotor do bem comum, com perfil ético moral, Ou seja, os valores profissionais eram de cunho humanista cristã, cuja premissa básica era o respeito e a dignidade da pessoa humana. E o dever ser do profissional segue essa linha doutrinária baseada na integridade moral regida por deveres e normas de comportamento.

Portanto, o código de ética de 1047 tem por base corrigir desníveis sociais, em uma educação moralizadora, normativa e conservadora e ligados aos dogmas da igreja católica.

Referências

www.cfess.org.br/arquivos/CEP_1947.pdf

http://www.zemoleza.com.br

Ética profissional e Serviço Social/ Santos, Debora Rodrigues

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (95.2 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com