TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS E PROFESSORES EM RELAÇÃO AO USO DA ÁGUA NA ESCOLA

Por:   •  9/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.230 Palavras (21 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 21

FUNDAÇÃO HELENA ANTIPOFF

Curso de Ciências Biológicas

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS E PROFESSORES EM RELAÇÃO AO USO DA ÁGUA NA ESCOLA

     Carolina Goulart de Oliveira

Josiane de Fátima Ribeiro

Luciléia Oliveira Batista

Polyana Brandão Dantas

Samira Caetano Augusto

Ibirité

2010


Carolina Goulart de Oliveira

Josiane de Fátima Ribeiro

Luciléia Oliveira Batista

Polyana Brandão Dantas

Samira Caetano Augusto

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS E PROFESSORES EM RELAÇÃO AO USO DA ÁGUA NA ESCOLA

[pic 1]

Ibirité

2010

AGRADECIMENTOS

Agradecemos primeiramente a Deus pela força que tem nos movido e nos feito chegar até hoje com disposição e fé. A banca examinadora, a nossa orientadora Marina Nogueira e a todos os presentes. Aos nossos familiares, pelo amor e carinho incondicionais e pela paciência nos momentos de nervosismo. Aos professores por toda a dedicação e comprometimento para conosco e também aos amigos e colegas que ao longo dessa caminhada pudemos nos apoiar e superarmos as dificuldades.

RESUMO

A água tem se tornado assunto de grande enfoque atualmente, principalmente pela sua escassez devido a utilização de forma incorreta que está relacionada principalmente ao desperdício e poluição. Tal desperdício, muitas vezes, deve-se a vazamentos existentes nas barragens, em adutoras de água bruta, nas estações de tratamento de água, em adutoras de água tratada, nos reservatórios de distribuição, nas redes de distribuição de água tratada, nas ligações domiciliares de água, nos vazamentos das instalações hidráulicas dos imóveis e na utilização da água pelas pessoas de uma forma desordenada (SOUZA, [?]). 

O presente trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa de caráter exploratório, descritivo, de base quanti-qualitativa e teve por finalidade avaliar a percepção dos usuários (alunos e professore) em relação ao consumo de água na escola.

Os sujeitos dessa pesquisa foram os professores do ensino fundamental de todas as disciplinas e alunos cujo faixa etária está entre 13 e 14 anos que frequentam o 8º e 9º ano do ensino fundamental.

A coleta de dados foi realizada através de questionários, registros fotográficos, observações diretas e uma palestra abrangendo os locais e fontes de onde advém o desperdício.


SUMÁRIO[pic 2][pic 3]

1

INTRODUÇÃO

06

2

OBJETIVOS

07

2.1

OBJETIVO GERAL

07

2.2

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

07

3

REFERENCIAL TEÓRICO

08

4

METODOLOGIA

13

5

RESUTADOS E DISCUSSÃO

14

6

CONCLUSÂO

17

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

18

APENDICE A

19

APENDICE B

20


  1. INTRODUÇÃO

As águas cobrem três quartos da superfície da Terra, no entanto mais de 97% da água do planeta é salgada e menos de 3% é doce. Desta, 77% estão congeladas nos círculos polares, 22% compõem-se de águas subterrâneas e a fração restante encontra-se nos lagos, rios, plantas e animais, sendo que, somente uma parte poderá ser consumida e utilizada pelos seres vivos (VIANNA et al.,2007).

A água é um recurso de suma importância para a sobrevivência dos seres, porém vem sendo ameaçada atualmente pelo seu uso incorreto. As atividades industriais que contaminam os mananciais, a poluição, o lixo e principalmente o desperdício, vêm contribuindo para a escassez de tal recurso.

O desperdício de água em um sistema de abastecimento ocorre por meio dos vazamentos existentes nas barragens, em adutoras de água bruta, nas estações de tratamento de água, em adutoras de água tratada, nos reservatórios de distribuição, nas redes de distribuição de água tratada, nas ligações domiciliares de água, nos vazamentos das instalações hidráulicas dos imóveis e na utilização da água pelas pessoas de uma forma inconsciente (DANTAS et al., [?]) .

Segundo Dantas [?], essas perdas de água nos sistemas de abastecimento de água somado a não utilização da água de maneira racional, representam um volume significativo que é desperdiçado.

Em 2001, existiam 156 escolas municipais na cidade de Campinas. Aproximadamente 53% dessas unidades foram investigadas em uma pesquisa com o objetivo de levantar indicadores de uso racional de água nessa tipologia de edificação (YWASHIMA et al.,2006).

Nesta pesquisa foram selecionadas unidades de diferentes tipologias, nas quais foram efetuados o levantamento cadastral e de patologias dos sistemas prediais hidráulicos e sanitários e a aplicação de questionários e observação dos usuários, de forma a determinar o seu comportamento nas atividades que envolvem o uso da água (YWASHIMA et al.,2006) averiguando se há ou não o desperdício.

Os resultados obtidos indicaram que o índice de percepção dos usuários para o uso racional da água, em geral, é baixo, representando que muitas atividades são realizadas de forma desperdiçadora e comprovando a afirmativa de diferentes autores sobre o grande desperdício existente em edificações (YWASHIMA et al.,2006).

Com a execução do projeto espera-se que os alunos e professores se reeduquem quanto a forma de utilização da água, visando que a mesma é um recurso esgotável.

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.4 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com