TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise dos Livros de Biologia

Por:   •  27/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 4

 Estudo dirigido

Informe as estruturas fundamentais para caracterização de uma célula

A presença de células é indispensável para a formação do ser humano e o que as caracterizam são: o citoplasma que são responsáveis por grande parte do funcionamento da célula; o nucleo, estrutura arredondada onde se encontra o material genético e a membrana plasmática, uma película que envolve a célula, selecionando o que entra e o que sai de dentro dela

Considerando as diferenças existentes entre células procariontes e células eucarionte, por que algumas drogas como antibiótico tem efeito letal sobre as bactérias, mas praticamente não afetam as células humanas.

Os antibioticos agem de forma especificas. As células procariontes como é o caso de bacterias tem diferenças bem caracteristicas como a parede celulas, enquanto as eucariontes existe grandes diferenças no que diz respeito ao transporte de substancias pela membrana, O DNA fica desprotegido nas celulas procariontes podendo ser um alvo dos antibioticos, Estes que matam ou inibe o microorganismo sem afetar o hospedeiro.

A perede celular da bacteria, por exemplo , é formada por peptideoglicano. A penicilina e outros antibioticos impedem a sintese completa dele que consequentemente enfraquece a parede celular e a célula sofre lise. Como as células humanas não possuem peptideoglicano, a penicilina possui baixa toxidade para a célula do hospedeiro.

Portanto todos os antibioticos se aproveitam das diferenças que há entre as enzimas dentro da celula humana e as enzimas dentro da célula bacteriana. Eles interfere na sinese proteica que interrome a produção de proteinas e impede a multiplicação da celula pelo o bloqueio das funções vitais. Atrapalha a habilidade das bacterias construir a parede celular, permite ainda alterações na permeabilidade da membrana plasmatica deixando escapar substancias essenciaisda celula provocando a morte já que não possuem nucleo organizado.

Descreva as semelhanças e diferenças entre organismos procariontes e eucarionte e explique as relações evolutivas entre essas celulas.

Uma das principais diferenças entre celulas procariontes e eucariontes está na presença da membrana celular. Esta é encontrada nas celulas eucariontes e ausentes nas cellas procariontes. As celulas procariontes possue estruturas mais simples, não dispoe de núcleo. Consiste basicamente em um pequeno compartimento fechado e delimitado por uma membrana plasmática, porém apesar de simplista, o seu processo de reprodução é muito rápido dividindo-se em duas. Essa rapidez possibilita a troca de porções geneticas, possibilitando a ssim certa evolução desse microorganismo, o que os torna muitas vezes muitas vezes imunes a alguns antibioticos ou de se adaptar ou de se adaptar a novos meios, permitindo assim a perpetuação de sua especie.

Os procariotos são geralmente bacteriasonde a maior parte delas são responsaveis pela transmissão de doenças, porem há algumas especies que são vitais para o ciclo da vida, como é o caso dos lactobacilos qua auxiliam na proteção da flora intestinal.

Portanto as celular eucarionte possuem uma organização mair e mais complexas, possuem núcleo, é formada por celulas unicelulares e pluricelulares. As celulas procariontes sãoportadoras de todo o conjunto de de componentes que constitue o desempenho de suas atividades vitais. Esses componentes s~~ao a membrana plasmatica responsavel pela seletividade de substanciasque devem entrar oou sair dela. Hialoplasma:trata-se de um liquido é o caso da agua que encontra-se em maior proporção. Ribossomos: responsaveis pela sintese  de proteinas. O marterial genetico constituido pelos acidos nucleicos que comandam a sintese de proteina nos ribossomos e parede celular: da forma e resistencia se difere das plantas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com