TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SANEAMENTO E SAÚDE INDÍGENA: UMA AVALIAÇÃO NA POPULAÇÃO XAKRIABÁ, MINAS GERAIS

Por:   •  8/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

Centro Universitário Newton Paiva

Engenharia Ambiental

Epidemiologia

SANEAMENTO E SAÚDE INDÍGENA: UMA AVALIAÇÃO NA POPULAÇÃO XAKRIABÁ, MINAS GERAIS

Belo Horizonte, 2018

PERGUNTAS:

1. Qual a situação de abastecimento de água e de esgotamento sanitário atual na população indígena Xakriabá?

2. De qual forma o conhecimento intercultural de uma organização pode influenciar no desenvolvimento de um trabalho que visa a melhoria na saúde de uma tribo indígena como a dos Xakriabás?

3. Suponhamos que na população indígena Xakriabá, segundo dados obtidos, constam 6,442 habitantes. Em um período de cinco anos, tiveram 530 ocorrências de doenças infecciosas com agravo, sendo 90 fatais. Calcule o coeficiente de Letalidade e a prevalência por infecção nesta Tribo.

4.

RESPOSTAS:

1. Atualmente, os dados que forneçam informações globais sobre a saúde desses indivíduos são poucos. Os dados disponíveis são gerados pela Fundação Nacional do Índio (Funai), pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e por diversas organizações não governamentais. A analise desses dados mostra um perfil epidemiológico associado a altas taxas de pobreza e desemprego, baixa escolaridade, condições precárias de saneamento e habitação, migração, exclusão social, redução do território, destruição do ecossistema e alterações dos hábitos de vida. Estudos mostram agravos à saúde e ausência de infraestrutura de saneamento, tratamento inadequado de esgoto e de água e acúmulo de resíduos sólidos, tendo como desfecho o aumento da incidência e prevalência de doenças diarréicas, parasitoses intestinais e altos coeficientes de mortalidade infantil. Sabe-se ainda que as condições de saneamento são precárias nas aldeias indígenas.

2. Toda organização populacional, seja sociedade ou mesmo uma tribo indígena, possuem hábitos e costumes diferentes. Com o estudo desta, facilitará a elaboração de melhores meios de trabalho e conseqüentemente em tratamento, tornando mais eficaz e sendo capaz de evoluções. Fazendo com que haja mudanças de hábitos com conscientização, ou seja, ensinando medidas de educação da saúde.

3. CL= 90 ÷ 530 = 0,1698

CL = 17%

CP = 530 ÷ 6,442 = 0,0823

CP = 8, 23x 10-2

4.

CONCLUSAO

Devido à expansão das frentes econômicas, os povos indígenas sofrem ameaças constantes à integridade de seus territórios, cultura, sistemas econômicos e organização social. Essas ameaças geram situações de tensão social, ameaças e vulnerabilidade e contribuem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com