TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Amostragem

Por:   •  14/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  2.036 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS

DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO

DISCIPLINA: BROMATOLOGIA

ANDRESSA CORREIA DAS NEVES

AMOSTRAGEM

TRESINA – PI

2016

ANDRESSA CORREIA DAS NEVES

AMOSTRAGEM

PROFESSORA: DRA. KAROLINE DE MACÊDO GONÇALVES FROTA

TERESINA – PI

2016

1. Introdução

        A amostragem é o conjunto de operações com as quais se obtém, do material em estudo, uma porção relativamente pequena, de tamanho apropriado para o trabalho no laboratório, mas que ao mesmo tempo represente corretamente todo o conjunto da amostra. A maior ou a menor dificuldade na amostragem vai depender da homogeneidade da amostra. Exemplo: amostra heterogênea: caminhão de laranjas; amostra homogênea: lote de suco de laranja processado (CECCHI, 2003).

        A amostra para análise precisa ser conservada ao abrigo de umidade e de contaminações. Em certos casos, deverá ser conservada também ao abrigo da luz e em temperatura mais baixa que a do ambiente (INSTITUTO ADOLFO LUTZ, 2008).

Amostragem é o conjunto de operações que permite chegar a uma pequena porção representativa da composição média do todo, a partir de uma grande quantidade de matéria. A amostragem, de uma maneira geral, compreende três etapas: coleta de porções no lote ou lotes do material em questão;
redução de tamanho da amostra bruta recolhida para um volume adequado para a análise; homogeneização da amostra e preparação para análise (CECCHI, 2003).

As amostras são definidas como: Amostras líquidas, tais como óleos, leite: misturar bem por agitação ou repetida troca de recipientes, imediatamente antes de proceder à análise. Amostras sólidas granulosas, tais como cereais e sementes leguminosas: quarteamento ou divisões sucessivas em amostrado apropriado. Amostras sólidas pulverizadas: agitação apropriada, tratando-se de volume pequeno. No caso de volumes maiores, podem ser usados quarteamento e amostradores. Amostras semissólidas ou úmidas tais como frutas: quarteamento antes de picar, moer ou liquidificar. Se a fruta for de tamanho pequeno, deve ser moída inteira. Se for de tamanho maior deve ser cortada em quatro no sentido longitudinal e duas partes opostas escolhidas para serem picadas e misturadas (CECCHI, 2003).

Quarteamento é um processo de divisão para onde se obtém uma amostra em quatro partes iguais de uma amostra pré-homogeneizada, sendo tomadas duas partes opostas entre si para constituir uma nova amostra e descartadas as partes restantes. As partes não descartadas são misturadas totalmente e o processo de quarteamento é repetido até que se obtenha o volume desejado (MATOS e SCHALCH, 2007).

2. Objetivo

        Fazer um preparo de amostra laboratorial de uma farinha de trigo por meio da técnica de quarteamento.

3. Materiais e Métodos

3.1 Materiais

Béquer

Colher 

 Farinha trigo – 1 kg (moída)

• Forma retangular

Saquinho para colocar amostra

3.2 Métodos

        Foi feita uma redução de amostra bruta da farinha de trigo que já se encontrava moída e triturada. Colocou-se a farinha de trigo em uma forma retangular e foi misturada para se obter uma amostra bem homogênea e depois espalhada pela forma de forme mais uniforme possível formando assim um retângulo.

        Foram formados 4 partes iguais (A, B, C e D) onde A e D foram rejeitadas e colocados num saco plástico e B e C foram colocadas no béquer para uma nova amostra (E, F, G e H), essa nova amostra foi colocada dentro da forma e misturada e depois espalhada de forma uniforme formando 4 partes iguais onde E e H foram rejeitadas e colocadas num saco plástico e F e G formaram uma nova amostra (I, J, K e L), mais uma vez a nova amostra foi misturada e depois espalhada na forma de forme uniforme onde formou-se 4 partes iguais e foram rejeitadas J e K e formou-se uma nova amostra com I e L (M e N), foi misturada por uma ultima vez e espalhada de forma uniforme formando agora 2 partes iguais, M foi receitado e N formou a amostra final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (334.5 Kb)   docx (646.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com