TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO FÍSICA PARA GRUPOS ESPECIAIS E ADAPTADA

Por:   •  18/5/2020  •  Artigo  •  1.438 Palavras (6 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 6

Educação física para grupos especiais e adaptada

1 - [147585] Ao longo do tempo, fomos acostumados a associar a prática de Educação Física e do esporte aos conceitos de desempenho, rendimento e recordes. Fomos treinados para buscar resultados: “o mais forte”, “o mais rápido”, “o mais habilidoso”, “o melhor”! Podemos refletir sobre o significado pessoal, individual, da prática da atividade física para aqueles que são “deficientes”. Será que são? Segundo Amaral (2001), são tão e somente significativamente diferentes. Não é nada fácil tratar de conceitos e definições, mas podemos considerar que a Educação Física Adaptada é uma parte da Educação Física cujos objetivos são o estudo e a intervenção profissional no universo das pessoas que apresentam diferentes e peculiares condições para a prática das atividades físicas. De acordo com nosso material de estudos, podemos dizer em que está focada e como se constitui a Educação Física Adaptada: I. Seu foco é a cultura corporal de movimento e pode ser composta por atividades como ginástica, dança, jogos e esporte; conteúdos de qualquer programa de atividade física devem ser considerados tendo em vista o potencial de desenvolvimento pessoal (e não a deficiência em si). II. Está focada em grandes eventos, pois, dessa forma, podemos projetar a imagem da pessoa com deficiência de uma maneira mais completa e vencedora, afim de suprir uma necessidade de valores que cada um possui. III. Com as mudanças políticas e sociais, as pessoas com necessidades especiais passaram a estar em evidência, e a Educação Física Adaptada tem a função de promover sempre modalidades de autonível. IV. A Educação Física configurou-se como um componente curricular focado apenas na Educação Básica, privilegiando os alunos mais habilidosos.

a) I, apenas.

b) II, apenas.

c)III e IV, apenas.

d)IV, apenas.

e) Todas as afirmativas estão corretas.

2 - [149109] Historicamente, podemos identificar os diferentes olhares, por diferentes culturas, em relação às formas de tratamento às pessoas com deficiências, caracterizando diferentes fases no que se refere às práticas sociais. Conforme aponta Sassaki (1999), essas fases não ocorreram ao mesmo tempo para todos os segmentos populacionais. Atualmente, enquanto grupos sociais mais vulneráveis ainda sofrem exclusão e segregação, é possível identificar indícios nos quais a integração começa a ceder espaço à inclusão. Infelizmente, exclusão e segregação não são atos do passado; ao contrário, ainda hoje estão presentes em muitas situações que envolvem as pessoas com deficiências. Diante deste exposto, analise as assertivas abaixo, diante dos paradigmas sociais da Integração e Inclusão.1- Na perspectiva da integração, a inserção da pessoa nos sistemas sociais é baseada no princípio da normalização da deficiência, a sociedade, praticamente de “braços cruzados”, aceita receber pessoas com deficiência desde que sejam capazes de se adaptarem ao sistema.2- Na perspectiva da integração, em vez de normalizar os serviços e ambientes visando ao atendimento das necessidades das pessoas com deficiência, passou-se a impor um padrão de vida voltado à igualdade de condições, no qual o foco recai sobre a deficiência, entendida como um “déficit” a ser superado.3- As práticas sociais inclusivas têm se baseado em um modelo social da deficiência no qual se preconiza um movimento bilateral entre sociedade e pessoas nessa condição, visando a um desafio comum: a inclusão social. Pautado em princípios como autonomia, independência e empoderamento.4- A responsabilidade pela inclusão deixa de ser exclusivamente da pessoa com deficiência e passa a ser compartilhada com a sociedade, promovendo uma mudança de mentalidade em todos os níveis e sistemas. Agora, verifique as afirmações abaixo. I- A alternativa 1 está correta e a alternativa 2 complementa a alternativa 1.II- A alternativa 1 está incorreta a alternativa 2 não complementa a alternativa 1.III- A alternativa 3 está correta e a alternativa 4 complementa a alternativa 3.IV- A alternativa 3 está incorreta a alternativa 4 não complementa a alternativa 3.No tocante a isso, assinale a alternativa correta.

a) Apenas I e II são verdadeiras.

b) Apenas II e III são verdadeiras.

c) Apenas I e IV são verdadeiras.

d) Apenas I e III são verdadeiras.

e) Apenas II e IV são verdadeiras.

3 - [105514] Relacione a coluna A com a coluna B, que trazem em suas descrições as principais características de cada deficiência descrita. Coluna A Coluna B(1) Deficiência auditiva(a) A dificuldade inicial em compreender as relações espaciais entre o próprio corpo, os objetos e o meio ambiente compromete a apreensão do espaço euclidiano e causam déficits na orientação espacial.(2 )Deficiência Intelectual(b) O oralismo, como meio de comunicação para com estas pessoas, consiste em efetivar a comunicação pelo entendimento dos movimentos normais dos lábios, por meio de técnicas de leitura labial, treinamento auditivo e fonoarticulatório.(3 )Deficiência Motora(c) Uma característica comum à maioria das pessoas que apre­sentam se refere a um atraso no desenvolvi­mento neuropsicomotor.(4) Deficiência visual(d) Esta deficiência consiste em toda e qualquer alteração no corpo humano resultante de problema ortopédico, neurológico ou de má formação, implicando limitações ou incapacidades para o desenvolvimento de tarefas diárias.I – 1b, 2c, 3d e 4a II –1d, 2c, 3a e 4b III –1c, 2a, 3b e 4d IV – 1c, 2b, 3a e 4d

a) I, apenas

b) II, apenas

c)III, apenas

d)IV, apenas

e) Todas estão corretas

4 - [92563] Será que a deficiência afeta todos os indivíduos da mesma forma? Em outras palavras: será que duas pessoas com um mesmo tipo de deficiência sofrem as mesmas implicações ou consequên­cias? Ao receber a pessoa com deficiência em um programa de Educação Física, é necessário identificar alguns fatores, que interferem, diretamente, no desenvolvimento de suas capacidades e habilidades motoras. É importante reconhecer que determinados fatores podem afetar o indivíduo de formas diferentes, assinale a alternativa que mais relata estes fatores: I – É importante conhecer a causa e tempo decorrido desde o surgimento da deficiência, conforme a etiologia apresenta­da e/ou as condições associadas a ela, deve-se obser­var a necessidade de cuidados especiais, se a deficiência é congênita ou adquirida. II – Saber o estado geral de saúde e nível da deficiência, das pessoas com deficiência, pois como quaisquer outros indivíduos, eventualmente estão sujeitas a condições de saúde que inspiram cuidados es­pecíficos, tais como hipertensão, asma, diabetes, entre outras disfunções orgânicas. III – Conhecer o repertório motor, personalidade, experiências, expectativas e interesses distintos, com base na qualidade dos estímu­los recebidos e das oportunidades de vivências motoras anteriores. IV – Saber a localização, endereço, dados pessoais, para assim poder estar sempre com seu cadastro atualizado, pois de acordo com os resultados do Censo 2000 mostram que, aproximadamen­te, 24,6 milhões de pessoas possuem alguma deficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com