TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Física no Ensino Fundamental Plano de Aula

Por:   •  4/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.268 Palavras (6 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Paulista UNIP

Educação Física

Educação Física no Ensino Fundamental

Plano de Aula

Nome / RA:

Leonardo Oliveira Valentim RA: 3915298

Giulia

Pita

Luis

Natan

Rogério

Disciplina: Educação Física no ensino Fundamental

Tema: Unidade Temáticas BNCC Lutas

Plano de aula: Jiu-Jitsu

Duração: 20 minutos

Aula para 2º ano do ensino fundamental  8 a 10 anos

O Jiu-Jitsu

O jiu-jitsu foi originalizado no Japão e tem como objetivo imobilizar o  adversário com  golpes nas articulações  como braço e tornozelo e estrangulamentos. No Brasil ele chegou em 1917 trazido pelo mestre Mitsuyo Maeda  ensinou Carlos Gracie, membro da família de lutadores Gracie e expandiu o a arte marcial pelo brasil

O jiu jitsu é uma arte que tem contato com tatame e tem como característica usar força e o peso do seu  adversário contra ele mesmo, com variedades de técnicas no chão onde a luta pode ser decidida com uma imobilização. Os principais golpes são Queda e Triângulo, Omoplata, Mata-Leão, Mão de Vaca, Gravata técnica, Estrangulamentos, Chaves de braço e Armlock.

O Jiu-Jitsu praticado aqui no Brasil é diferente do original do Japão. Os brasileiros aprimoraram o combate no chão, e o nosso estilo ficou bem mais baseado na técnica do que na força.

 As graduações no jiu-jitsu seguem o seguinte padrão de faixas: Branca, Amarela , Laranja, Verde, Azul, Roxa, Marrom e Preta. Os Dans são da cor preta até a 5ª graduação, passa a ser vermelha e preta nas três próximas e fica toda vermelha nas duas últimas.

Lutas medievais

Torneio medieval (ou Justas) é o nome popular dado às competições de cavalaria ou pelejas por diversão da Idade Média e Renascimento (séculos XII ao XVI). O nome deriva do francês antigo, torneiement, tornei[1] e era muito popular. Era um tipo de hastiludia.

Os arautos e os reis de armas eram os responsáveis pela divulgação do torneio. No dia do evento era uma grande emoção no local. Todos estavam se preparando para ir para o local indicado pelos desdobramentos de acordo com sua classe e posição, pelo vestuário de luxo, roupas, cavalos, paramentos, armaduras, ornamentos, armas, entre outras.

Dado o sinal de partida ao som de instrumentos, para marcar a animação (fanfarra), eram apresentados os cavaleiros nas listas com um grande séquito. Várias eram as modalidades disputadas, sendo a mais famosa, a Justa.

Objetivo

Conceitual: Tem como objetivo desenvolver a coordenação motora, resistência física, força, capacidade cardiorrespiratória, a estratégia, trabalho em equipe e o lúdico dos alunos, os preparando para os desafios do dia a dia.

 Procedimental:  Iniciamos aula com uma roda de conversa onde vamos falar um resumo do Jiu-Jitsu e as atividades a serem passadas em seguida começaremos aquecendo com o voltas na quadra, aquecimento dos membros superiores e inferiores com polichinelo e rolagem, em seguida iniciaremos as atividades lúdicas luta medieval, ataque e defesa de pano, cabo de guerra, e por ultimo um circuito de obstáculos finalizando com uma roda de conversa para volta a calma explicando os movimentos feitos nas atividades.

Atitudinal: As atividades apresentadas tem como objetivo que a criança aprimore sua disciplina, suas ações e atitudes do dia a dia, respeito pelo amigo e as pessoas proximas, aprendam a vencer e perder na vida e consigam trabalhar em equipe

Conteúdo:

-Historia do Jiu-jitsu

- luta medieval

- Ataque e defesa de pena

- Cabo de guerra

- Circuito de obstáculos

- Procedimento de ensino

Parte Inicial:

Roda de conversa e explicação das atividades

Alongamento tronco e membros e corrida leve 2 volta na quadra

Repetição de polichinelo para aquecer membros superiores e inferiores para desenvolver também sincronia dos movimentos e no controle da respiração e batimentos cardíacos

Exercício de rolagem no tatame para dar flexibilidade e agilidade

Parte principal (atividades lúdicas)

Luta medieval:  São formadas 2 colunas de equipes  com 5 ou 10 alunos sendo equipe A e equipe B ou  vermelha e  azul cada uma de um lado da quadra.

No meio da quadra e colocada um cone e em cima dele uma bola.

Ao sinal do professor o primeiro de cada fila sai correndo de encontro a bola no meio da quadra quem tocar a bola primeiro faz um ponto, a equipe que fizer 10 pontos primeiro vence  

Objetivos dessa atividade é abordar temas como coletivismo e respeito com os colegas e desenvolver as habilidades motoras.

É fundamental manter a competividade mas porém sempre deixar claro o lúdico e mostrar que o mais importante do que vencer ou perder é  o prazer de fazer a atividade.

Atividade realizada com criancas de 8 a 10 anos do 2° ano do fundamental

Ataque e defesa de pano: É criada uma área demarcada ou um circulo onde dois alunos tem 1 pano que é preso na lateral da cintura, onde eles tem que tirar o pano um do outro e defender o seu pano o primeiro que conseguir tirar o pano do outro sem sair da área demarcada ganha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com