TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia Sistema Energético

Por:   •  13/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FAAM – Sistema energético

Allyson Rocha do Amaral - 02410029489

Bruno Douglas da Silva – 02410029550

Carlos Alberto – 02410031325

Patrícia Pereira da Silva - 02410015667

Samuel Macedo Venancio- 02410030881

FAAM – Sistema energético: ATP CP; Glicolítica

Professora Maria Germano

Introdução

De acordo com a nossa pesquisa e nossos estudos em sala de aula, temos uma base do que seja o sistema energético ATP CP e via Glicolítica. O ATP CP está nas atividades caracterizadas por alta intensidade e tempo curto, e tem como limitação um fator intracelular de creatina fosfato. A via Glicolítica fala sobre o sistema que quebra a glicose para fornecer energia para nosso corpo, e também conhecido como via anaeróbia lática, pois é uma via que não precisa de oxigênio para produzir lactato.

Segundo FOSS, Merle L. e McGilvery “Assim sendo, metabolismo anaeróbico, ou a geração anaeróbica de ATP, refere-se a ressíntese de ATP por meio de reação química que não exigem a presença de oxigênio que respiramos. Enquanto a Glicólise significa literalmente o fracionamento da glicose. Assim sendo, glicólise anaeróbica refere-se ao fracionamento parcial da glicose na ausência de oxigênio. ”

As atividades passadas na sala de aula tiveram como intuito usar e demonstrar na prática o uso das vias citadas acima, tendo como objetivo a melhor compreensão do conteúdo de Fisiologia Aplicada a Atividade Motora (FAAM). Foram o total de duas aulas práticas, onde a sala foi dividida em grupos e foram realizados exercícios de agachamento e flexão.

Sobre a execução dos movimentos intervalados é composto pela alternância de períodos de recuperação após um estimulo de grande intensidade, os treinos podem ser feitos como parâmetros diferentes, como carga, peso, distância percorrida e frequência, tendo em vista o objetivo do indivíduo.

A execução de movimentos contínuo consiste em realizar continuamente, uma qualquer atividade ou modalidade de por um determinado período de tempo, é muito importante elevar a frequência cardíaca durante 20- 60 minutos, mantendo a intensidade.

Antes das duas aulas práticas tivemos como base a explicação da professora em sala de aula sobre as fontes de energia, metabolismo e sistema energéticos básicos, para embasamento do conteúdo.

Materiais e Métodos

Foram utilizados como materiais um smartphone com aplicativo do metrônomo para controlar o ritmo da atividade realizada, variando entre 120-160, o aferidor de pressão para aferir a frequência cardíaca e a pressão arterial, sendo aferido antes dos exercícios, após 5 minutos da realização e finalizando com 10 minutos após o término da atividade, com o intuito comparativo e verificar os resultados.

O método usado para colher as informações dos exercícios executados foi em forma de uma avaliação prática da aula, sendo preenchida com o nome e osesultados das participantes individualmente. Segue abaixo o modelo:[pic 2]

RESULTADOS

Fizemos a analise utilizando as fichas com os dados coletados dos participantes do nosso grupo.

Nome

Média de flexão

Samuel Macedo

4,2

Allyson Rocha

9,3

Patrícia Pereira

8,3

Carlos Alberto

9,6

Bruno Douglas

2,5

[pic 3]

Nome

Média de Agachamento

Samuel Macedo

13,6

Allyson Rocha

13,9

Patrícia Pereira

12,7

Carlos Alberto

14,1

Bruno Douglas

5,0

[pic 4]

Tabela com dados de média de flexões femininas e masculinas

Nome

Média

FEMININA

8,65

MASCULINA

10,7

GERAL

9,98

[pic 5]

Tabela com dados de média de agachamentos femininas e masculinas

Nome

Média

FEMININA

14,67

MASCULINA

12,71

GERAL

2,48

[pic 6]

DISCUSSÃO

Sobre o tema podemos dissertar que foi bastante discutido em sala de aula e também nas duas aulas práticas as fontes de energia e a bioenergética, tendo como base os slides com informações e as explicações da professora sobre as vias aeróbias e anaeróbias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (234.6 Kb)   docx (456.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com