TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Por:   •  20/7/2020  •  Projeto de pesquisa  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO

ALUNO: JUDITE MARTINS LIMA – RA: 8097857

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA, LICENCIATURA

RELATÓRIO DO PROJETO SOCIAL

DISCIPLINA: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

PROFESSORA: KELLY DOS REIS CANAVEZ

BATATAIS

2020

1 Breve análise do projeto aplicado

Projeto “Lixo e meio ambiente”

Por três anos consecutivos, com a parceria de vários educadores, dentre eles a professora de Artes e alunos do ensino fundamental em especial da disciplina de Educação Física, foi desenvolvido o projeto “Lixo e meio ambiente” no 2º ano do Ensino Fundamental. Naquele momento, os objetivos do PCT eram: estimular o respeito ao outro e ao ambiente através da observação de situações no espaço escolar que denunciem a falta de cuidado com os mesmos; e incentivar a utilização desse lixo que seria recolhido pelos estudantes dos nonos anos do Ensino Fundamental para a construção de vários objetos. Apenas observei e participei do projeto executado com o professor.

Para tanto, um cronograma de ações foi organizado, propondo: para frasear músicas folclóricas que seriam cantadas no passeio à usina de reciclagem da cidade de Imperatriz Ma; confeccionar o “cavalinho” que seria usado na “Cavalgada Ecológica no Ambiente do João”; e construir brinquedos e bolas que poderiam ser empregados nas aulas de Educação Física. Para cada atividade, havia reuniões com os alunos, a fim de sistematizar cada passo da atividade, aproximar as áreas e tornar o conteúdo significativo para os estudantes. Após um período de uma semana e meia, elaborou-se um relatório quali-quantitativo a respeito das atividades realizadas nas classes de Educação Física, destacando-se o envolvimento dos alunos no processo de ensino e aprendizagem dos objetivos específicos do projeto, que se relacionaram com os objetivos da Educação Física e da Artes: coordenação motora fina, conhecimento de cores e texturas, capacidade de construção coletiva, compreensão do processo de reciclagem em uma usina, noções de cidadania limpando o espaço escolar. Em relação à culminância da proposta, a professora de Artes comentou: Acho que foi uma boa experiência a confecção dos brinquedos a partir do lixo e não mais de produtos comprados nas papelarias. As ações de organização da mostra foram super bacanas! Os alunos adoraram! confirmando o cuidado que devemos ter com as questões ambientais. Foi enriquecedor.

2 Conclusão

 

Os problemas com o lixo escolar estimularam professores e alunos a contribuir com a reconstrução do projeto político-pedagógico da escola. Em relação à experiência “Lixo e meio ambiente”, as discussões dos professores de Educação Física se voltaram para a relação da cultura corporal com a preservação da vida, do meio ambiente, do bem-estar individual e coletivo durante a realização do projeto. Com o desejo de concluir, mas compreendendo que só considerações foram adquiridas, busca-se refletir sobre a relação dos dados encontrados com as possíveis contribuições para a formação inicial e continuada de professores. Esse projeto contribui muito para minha formação acadêmica, pois ao mesmo tempo que eu observava e participava eu aprendia muito mais com os alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (76.7 Kb)   docx (34.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com