TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  16/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.056 Palavras (9 Páginas)  •  1.135 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE DE UBERABA

Fabricia Silva dos Santos Palassi

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: EDUCAÇÃO INFANTIL

CARIACICA – ES

2014

Fabricia Silva dos Santos Palassi

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de Pesquisa apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências de conclusão da disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Instituições Educacionais da 4º etapa do curso de Pedagogia à distância.

Professora Orientadora: Luciene Cristina Ferreira Zanellato.

CARIACICA – ES

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ..................................................................................................... 03

2. A ESCOLA E SUA HISTÓRIA ............................................................................. 04

2.1 Estruturas física .................................................................................................. 04

2.2 Profissionais da escola ....................................................................................... 04

2.3 Clientela .............................................................................................................. 05

2.4 Realidade externa à escola ................................................................................ 05

3. A ESCOLA E SUA CULTURA ............................................................................. 07

4. OS FUNDAMENTOS DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ..08

5. A PRÁTICA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NO COTIDIANO DA ESCOLA ................................................................................................................... 10

6. CONCLUSÃO ...................................................................................................... 11

7. REFERÊNCIAS .................................................................................................... 12

1. INTRODUÇÃO

O relatório foi realizado no CMEI Jesus Menino está situado na Praça John Kennedy, s/nº no bairro Campo Grande, no municipio de Cariacica, ES no período matutino em uma sala de educação infantil, com a finalidade de aperfeiçoar meus conhecimentos adquiridos no curso de pedagogia da UNIUBE.

O trabalho desenvolvido durante o período de estágio abrangeu a observação de rotina escolar: a participação e colaboração em atividade da prática diária, auxiliando a professora e dando apoio aos alunos com dificuldades de aprendizagem.

O estágio na prática é de grande importância, para o desenvolvimento do aprendizado para se observar como são elaboradas, e se desenvolvem as aulas, as dificuldades enfrentadas no dia a dia, e a melhor forma de resolver . E também a oportunidade de estar inserido na realidade em que vivem os alunos e professores da escola, pois é quando observamos e questionamos é que adquirimos experiência.

Como estagiária, com conhecimento adquirido, pude fortalecer e ampliar a relação teoria e prática baseadas no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conceitos adquiridos na vida acadêmica, profissional e pessoal.

2. A ESCOLA E SUA HISTÓRIA

O CMEI Jesus Menino Fundado em 1970, pelo prefeito Vicente Santório Fantini, a escola era pequena e atendia apenas a comunidade de Campo Grande.

Devido a grande demanda de alunos, foi necessário a ampliação do prédio e o aumento do número de funcionários, capacitados para realizar um bom trabalho.

A escola funciona no turno matutino e vespertino e atende alunos de 4 e 5 anos. Atualmente a escola atende a um número de 320 alunos divididos por idade e turno.

2.1 Estrutura física

O prédio é permanente, próprio e em bom estado de conservação por ter sido ampliado e reformado, dividido em dois andares, contendo três salas de aula no segundo andar e cinco salas de aula no primeiro andar.

Possui também uma sala de professores, uma secretaria, um laboratório de informática, dez banheiros, um deposito de merenda, um deposito de material de limpeza,uma área de serviço e um pátio com grama sintética com brinquedos.

A escola é totalmente estruturada para atender a clientela, como também dentro das normas para atender PNE’s

2.2 Profissionais da escola

O CMEI Jesus Menino, no desenvolvimento de suas atividades operacionaliza, administrativa e pedagogicamente seu trabalho, por meio de uma equipe de trinta e cinco funcionários. Esses profissionais estão distribuídos da seguinte forma:

A administração geral é composta por uma diretora.

Os funcionários administrativos de apoio são: dois pedagogos, dois coordenadores, duas secretária escolar, dois vigias e duas merendeiras. Em relação ao quadro de professores, a instituição possui dezeseis professores e seis colaboradores, duas professoras de ações inclusivas, um monitor de informática e mais os funcionários terceirizados.

2.3 Clientela

O CMEI Jesus Menino atende uma clientela de classe média, boa estrutura familiar, oriundas do Bairro Campo Grande onde está localizada a escola e dos bairros vizinhos.

O CMEI Jesus Menino funciona nos turnos matutino e vespertino e atende atualmente um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com