TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Pesquisa

Por:   •  28/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.996 Palavras (8 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI[pic 1]

CAMPUS DRA. JOSEFINA DEMES

LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

DENISE GONÇALVES DE ARAÚJO

FERNANDA MAIARA MARQUES

LARISSA MENDES DE SOUSA

RANGEL PIRES

A INFLUÊNCIA DA CARGA IMPOSTA PELA MOCHILA ESCOLAR NA POSTURA INFANTIL

FLORIANO – PI.

2019.

DENISE GONÇALVES DE ARAÚJO

FERNANDA MAIARA MARQUES

LARISSA MENDES DE SOUSA

RANGEL PIRES

A INFLUÊNCIA DA CARGA IMPOSTA PELA MOCHILA ESCOLAR NA POSTURA INFANTIL

Projeto apresentado ao curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade Estadual do Piauí - UESPI, Campus Drª Josefina Demes, como pré-requisito básico para obtenção de nota na Prática Profissional IV – Educação Física no Ensino Médio, ministrada pelo docente Me. Aureliano Machado.

Orientador: Me. Aureliano Machado.

FLORIANO – PI.

2019.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        OBJETIVOS        5

2.1 GERAL        5

2.2 ESPECÍFICOS        5

3.        HIPÓTESE        5

4.        JUSTIFICATIVA        6

5. METODOLOGIA        7

6. CRONOGRAMA        10

7. ORÇAMENTO        11

8. REFERÊNCIAS        11

  1. INTRODUÇÃO

A escola, como ambiente de convivência de crianças e adolescentes tem ocupado maior tempo na rotina diária destes. São horas permanecendo na posição sentada, assistindo às aulas, muitas vezes em acentos desconfortáveis, ou com postura incorreta sobrecarregando a coluna, além do uso inadequado do material escolar, transportado pelos próprios alunos sem controle de carga.

“O comportamento postural da criança durante os primeiros anos escolares vem a ser o grande responsável pelos vícios posturais adquiridos, levando-se em consideração: a evolução da postura ereta, as condições anatômicas, a coluna vertebral e relações da criança com o meio social em que vive.” (ZAMAI e RODRIGUES 2012, p. 89)

O papel da escola atualmente vai além da transferência ou promoção de saberes referentes aos conteúdos disciplinares, constituindo um espaço de aprendizagem social, afetivo/ emocional e também de saúde. Para Zamai e Rodrigues (2012, p. 87) “(...) O treinamento postural na infância por controle paterno, ou o treinamento pelos educadores em nossas escolas tem uma profunda influência no estabelecimento da base da postura adulta definitiva”

A promoção de saúde no ambiente escolar não deve limitar-se ao desenvolvimento de projetos interdisciplinares pontuais. Esta prática deve ser constante, e de responsabilidade de todos visto que na infância e adolescência o indivíduo desenvolve corpo e mente com características que refletirão na sua vida adulta.

“(...) detectar precocemente as alterações posturais estáticas  deveria  ser  um  dos  objetivos  dos  profissionais  que atuam  na  saúde  da  criança  e  do  adolescente,  visto  que, nessas  faixas  etárias,  ocorrem  os  estirões  de  crescimento, momentos  críticos  para  o  aparecimento  dos  problemas de  coluna.” (LEMOS, SANTOS e GAYA apud SEDREZ et.al, 2015, p. 73)

 Assim, para adultos mais saudáveis, precisamos educar crianças e adolescentes para hábitos saudáveis. É evidente, neste contexto, o papel do profissional de educação física de instruir seus alunos sobre posturas corretas e incentivá-los a disseminar este aprendizado.

. Kistner et al; Shamsoddini. Hollisaz e Hafezi apud Batista et. al (2016, p. 211) alertam para o fato de que:

“(...) no Brasil, há um Projeto de Lei da Câmara nº 66, de 2012 que estabelece que o peso do material escolar transportado pelo estudante da educação básica não poderá ser superior a 15% do peso corporal. Por outro lado, muitos estudos reportam que indivíduos que transportam um peso acima de 10% do peso corporal ou transportam-no de modo inadequado apresentam um maior risco de desenvolver alterações posturais e dor nas costas.” (KISTNER et al; SHAMSODDINI. HOLLISAZ e HAFEZI apud BATISTA et. al, 2016, p. 211).

Buscaremos portanto promover correções posturais através da informação de maneira dinâmica e com uma linguagem de acessível compreensão à faixa etária do público – alvo, utilizando da oralidade e de recursos visuais, exercícios de flexibilidade que gerem melhorias posturais no espaço escolar, visando a saúde das crianças, no que se refere ao transporte das mochilas escolares e ao tempo sentados em salas de aula e melhorias posturais, de modo a estimular os alunos na percepção dessas melhorias e instigá-los a permanecer com hábitos posturais saudáveis.

  1. OBJETIVOS

2.1 GERAL

Estimular as correções posturais através da informação, a respeito de hábitos ergonômicos.

2.2 ESPECÍFICOS

  • Analisar a massa corporal dos adolescentes;
  • Informar a carga ideal da mochila;
  • Informar a respeito de hábitos ergonômicos postural no espaço escolar;
  • Proporcionar exercícios de flexibilidade no ambiente escolar

  1. HIPÓTESE

  • A exposição a altas cargas impostas pela mochila escolar altera a curvatura natural da coluna vertebral em crianças, causando-lhes desvios posturais.
  • Exercícios de flexibilidade e mobilidade melhoram dores decorrentes da má postura no uso da mochila escolar com carga elevada.
  1. JUSTIFICATIVA

Mendes (2012), afirma que “os distúrbios e diversas patologias decorrentes de uma má postura, podem ser apontados como causadores de sérios problemas de saúde da população. Dentre eles podemos citar como mais importantes e frequentes a hipercifose, hiperlordose, hérnia de disco, espondilólise e espondilolistese, cervicalgia, lombalgia, ciatalgia e estenose do canal medular”.

        Segundo Verderi apud Mendes (2012, p. 04) “os problemas posturais geralmente são resultados de efeitos acumulados de má postura, mau posicionamento no trabalho ou escola, estresse diário, vida sedentária e maus hábitos ao dormir. Portanto podem-se classificar os desequilíbrios em emocionais, mecânicos e orgânicos.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (336.4 Kb)   docx (187.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com