TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÃO E ESTRATÉGIA EM SAÚDE PARA O IDOSO COM DOENÇA DE ALZHEIMER

Por:   •  10/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.444 Palavras (6 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CURSO: GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

ADRIANA DE MACEDO SAMPAIO

HOSANY EPIFÂNIO DOS SANTOS

VIVIANI VIANNA DOS SANTOS

SAÚDE DO IDOSO

(AÇÃO E ESTRATÉGIA EM SAÚDE PARA O IDOSO COM DOENÇA DE ALZHEIMER)

CARAGUATATUBA–SP

2016

ADRIANA DE MACEDO SAMPAIO

HOSANY EPIFÂNIO DOS SANTOS

VIVIANI VIANNA DOS SANTOS

SAÚDE DO IDOSO

(AÇÃO E ESTRATÉGIA EM SAÚDE PARA O IDOSO COM DOENÇA DE ALZHEIMER)

Trabalho apresentado como requerimento parcial para obtenção de nota na disciplina: Saúde do Idoso, do curso: Graduação em Enfermagem do 4° e 5° semestre, no Centro Universitário Módulo, sob. a orientação da Profª e MS Lidiane Dias dos Anjos.

CARAGUATATUBA–SP

2016

Sumário

  1. Introdução.....................................................................................................................1

  2. Objetivo ...................................................................................................................2
  1. ..............................................................................................3
  1. Os exercícios podem ajudar a lidar com a doença.......................................................4
  2. Conteúdo programático........................................................................................5
  3. Publico alvo...................................................................................................................6
  4. Método..........................................................................................................................7
  5. Recursos humanos....................................................................................................8
  1. Recusos materiais8
  2. Financeiro...............................................................................................................8
  1. Cronograma.........................................................................................................9
  2. Considerações finais...................................................................................................10

Referências.................................................................................................................1

CARAGUATATUBA–SP

2016

  1. Introdução

Este trabalho aborda o tema educação em saúde orientação para o idoso com a doença Alzheimer, com o objetivo de motivar, ensinar e ajudar o idoso manter-se independente físico e mental. O intuito do projeto é fazer um trabalho em conjunto, com profissionais de: Educação Física, Fisioterapeuta, Médico, Enfermeiro, Agente de Saúde, todos unidos para o bem estar do idoso para que ele possa aceitar suas necessidades e adaptá-las ao seu dia a dia.

É através da família, pessoas do convívio desse idoso, que se tem a oportunidade de desenvolver a afetividade, o aconchego, a aproximação das relações humanas. Também é um lugar de conflitos, de aprendizagem, de reconhecimento de erros e de reconciliação. O idoso com essa patologia precisa dessas referências, as atitudes vivenciadas no meio familiar, serão as mesmas em que ele procurará quando precisar de auxilio e suporte para o seu tratamento. A partir de uma convivência familiar harmoniosa e afetuosa que o idoso com portador de doença de Alzheimer desenvolve sua autoestima para enfrentar seus problemas físicos e emocionais decorrente dos sintomas da doença.

São muitos os desafios que se insere à tarefa de cuidar do ente querido com Alzheimer. É preciso ter cautelas com essas situações. Exigindo uma cooperação entre membro da família, a nfermagem, o médico e o cuidador se forem o caso, o importante é dar suporte afetivo e físico através da atenção, da compreensão, da tolerância, e do amor incondicional, sem haver falhas futuramente.

O momento em que se recebe o diagnóstico há uma explosão de emoções, dúvidas, medo, por esse motivo deve existir uma relação sólida, segura e confiante entre o doente, a família e o profissional de saúde.

CARAGUATATUBA–SP

2016

2.O que é o Alzheimer?

O Alzheimer é uma afecção neuro degenerativa, progressiva e irremediável de aparecimento ardiloso, que causa perda da memória e vários distúrbios cognitivos.

Essa doença foi descoberta pelo Alemão Alois Alzheimer, em 1907.

São encontradas alterações neuropatológicas e bioquímicas específicas em pacientes com Alzheimer, comprometendo o funcionamento neural no córtex cerebral, diminuindo o seu tamanho original nos idosos acometidos.

A doença afeta principalmente as células que ocupam o neurotransmissor Acetilcolina.

Pela visão bioquímica, a enzima rápida na criação de acetilcolina, a qual está exclusivamente comprometido no processo da memória, mostrando-se diminuída.

2.1.Causa/Evolução

Não se conhece ainda a causa dessa doença, porém há discussões que nos levam a pensar em haver predisposição genética pro seu aparecimento, podendo se desenvolver precocemente a partir dos 50 anos.

Seu primeiro estágio é a perda da memória e o esquecimento de forma sagaz.

O paciente terá dificuldade em suas tarefas cotidianas e até as mais simples, podendo também ocorrer depressão.

Com a gradatividade da doença, esses pacientes podem perder sua capacidade de reconhecer seus familiares, objetos pessoais, lugares e até ficar perdido dentro de sua própria residência.

Esses pacientes repetem as mesmas estórias, pois a cada segundo esquecem que já fora contadas e existem dificuldades para formularem pensamentos de maneira abstrata, ficando incapacitado de reconhecer as consequências de suas ações, mostrando um comportamento impulsivo, ficando hostil, agressivo e paranóide.

A importância para os cuidados com a higiene e alimentação fica visivelmente aparente, pois apresentam disfagia e a incontinência urinária e fecal. A morte ocorre em consequência de complicações, como por exemplo: pneumonia, desnutrição ou desidratação (SMELTZER & BARE, 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (177.3 Kb)   docx (73.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com