TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura, Funcionamento E Organização Das Unidades De Emergência

Por:   •  20/7/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

A sexualidade na terceira idade ainda se encontra cercada por muitos tabus, principalmente por que os idosos carregam consigo uma cultura que foi sustentada por muitas décadas, e não só os idosos, mas também os jovens que acreditam que conversar sobre sexualidade com um idoso pode se tratar de um desrespeito.

É por esses antigos conceitos, pela escassez de diálogo e a falta de informação, que essa população não se previne de maneira adequada, pois acham que a partir de uma certa idade não precisam se preocupar com a concepção de filhos e esquecem de se prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis.

Essa falta de cuidados faz com que números de idosos infectados por DST’s cresçam cada dia mais, o que gera grandes preocupações para a saúde dessa população.

Percebo que quando tocamos no assunto “sexualidade” com um idoso, geramos constrangimento, a pessoa sente-se envergonhada e prefere mudar de assunto pois não se sente bem, e muitos de seus familiares preferem não entrar no assunto por sentirem que estão desrespeitando.

A cultura de que a partir de uma certa idade não pode se permitir o prazer, ou se apaixonar, ainda é muito presente, e nós como futuros profissionais de saúde podemos auxiliar nesses esclarecimentos, não somente com os idosos mas também seus familiares, pois através da informação a qualidade vida deles pode melhorar visto que quando há atividade sexual na terceira idade estimula-se o autocuidado, a vaidade e a virilidade dessa população.

A importância da promoção de saúde durante o processo de envelhecimento

A informação sempre foi a melhor e mais eficaz arma para se prevenir o aparecimento de doenças e se construir uma vida saudável, quando se temos informação podemos nos precaver antes mesmo da doença se instalar, e isso também é válido para a terceira idade na questão da melhora da qualidade de vida, é claro que a vida sexual também se enquadra nesse parâmetro, principalmente no que diz respeito a essa população.

É por isso que é extremamente importante a promoção da saúde no processo de envelhecimento. Hoje vemos muita publicidade no quesito saúde dos idosos, como orientação de exercícios físicos, uma boa alimentação para se evitar ou controlar doenças, um acompanhamento médico regrado para acolhimento desse público.

Mas pouco se vê abordar o tema sexualidade, exatamente por existir um preconceito cultural, e esse é um fator importante para se investir na promoção da saúde sexual, para que haja uma divulgação mais eficiente, sem especulações.

Promover a educação a respeito da importância do uso de camisinha para a prevenção de DST´s, discutir a importância de se manter ativo sexualmente e orientar que, conversar sobre isso não pode ser motivo de constrangimento em nenhuma idade.

Para isso é necessário um preparo dos profissionais, uma reciclagem para capacitá-los a fim de promover esse assunto com o máximo de naturalidade no intuito de fazer com que os idosos se sintam mais à vontade para discutir sobre essa questão.

Nos encontramos em tempos modernos, e temas que não eram abordados hoje se tornam mais acessíveis, podemos esperar que sexualidade também terá o mesmo futuro, e em breve poderemos discutir esse assunto de forma mais natural sem preconceitos e imposições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com