TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Intervenção

Por:   •  12/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.024 Palavras (13 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 13

Governo do Distrito Federal

Secretaria de Estado de Saúde

Fundação de Ensino e Pesquisa das Ciências da Saúde

Escola Superior de Ciências da Saúde

Curso de Graduação em Enfermagem

[pic 1]

PRÁTICAS E EFEITOS DO CYBERBULLYING

PROJETO DE INTERVENÇÃO

Grupo E – 2º Série HPE

Alice Rodrigues

Ariadne Soares

Mirella Braga

João Paulo Alves

Walkyria Poddis

Tutora: Poliana Gesteira

Brasília, 2015


Governo do Distrito Federal

Secretaria de Estado de Saúde

Fundação de Ensino e Pesquisa das Ciências da Saúde

Escola Superior de Ciências da Saúde

Curso de Graduação em Enfermagem

[pic 2]

PRÁTICAS E EFEITOS DO CYBERBULLYING

PROJETO DE INTERVENÇÃO

Projeto elaborado pela turma “E” da segunda série de Enfermagem da ESCS de 2015 durante o ciclo de saúde da criança e do adolescente na atenção básica, sobre como as práticas e os efeitos do cyberbullying     podem afetar os mesmos.

Brasília, 2015


Sumário

Introdução2

           Memorial de Formação...................................................................................3

Objetivos4

Fundamentação Teórica 9

Metodologia 10

         Recursos.........................................................................................................11

Cronograma.................................................................................................. 12

Anexos...........................................................................................................13

Referências...................................................................................................16


Introdução

O cyberbullying é uma concretização virtual do bullying. Esse termo vem da palavra inglesa derivada de bully e que significa “valentão”, refere-se a “brutalizar”, “tiranizar” e, de modo mais amplo, maltratar, tratar abusivamente, afetar pela força ou coerção, usar linguagem ou comportamento amedrontador ou intimidar (FANTE apud MAIDEL, 2011)

Este projeto visa despertar nos adolescentes o senso crítico sobre os efeitos negativos da prática do bullying e do Cyberbullying, de forma clara e exemplificada, através de encenações sobre algumas práticas de preconceito e bullying para alcançar os objetivos.

 


Justificativa

Decidimos realizar nosso projeto sobre Cyberbullying na adolescência porque estaremos abordando um tema atual e polêmico no qual essa faixa etária está inserida de dois modos, tanto sofrendo esse tipo de violência como a praticando. Além disso, esse projeto vai nos proporcionar a avaliação de algumas necessidades psicossociais desses adolescentes e o enriquecimento de nossas formações enquanto estudantes.

 Objetivamos também dar um espaço para que os adolescentes se expressem para haver um momento de reflexão sobre o quanto essa prática pode interferir em sua saúde.


Objetivos

OBJETIVO GERAL

  • Promover um ambiente para conscientização dos adolescentes sobre os efeitos negativos da prática do bullying e do Cyberbullying.

         OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Explicar conceitos de bullying e Cyberbullying
  • Abordar junto aos adolescentes as diversas formas de preconceito: opção sexual, gênero, raça, etnia, machismo, entre outros.
  • Explicar a importância da consulta do adolescente na prevenção do bullying, e na forma de agir em caso de ser alvo do mesmo.
  • Criar interações dinâmicas que possam proporcionar um melhor ambiente para abordagem sobre o conteúdo.
  • Realizar dinâmicas que favoreça aos adolescentes um momento de reflexão sobre o tema.
  • Proporcionar um ambiente favorável e aberto aos adolescentes para que eles se expressem de forma livre e isenta de julgamentos.
  • Avaliar o índice de adolescentes que tem ou já tiveram algum contado com as práticas de Cyberbullying / bullying através de um questionário

Fundamentação teórica

CYBERBULLYING

Segundo Tavares 2012, bullying pode ser definido como uma maneira de agredir intencionalmente de forma repetida, alguém que tenha com o agressor, uma relação de desequilíbrio de poder. Pode aparecer através de formas diretas ‒ físicas e verbais ‒ ou indiretas ‒ relacional ou social. Já o Cyberbullying, que é uma derivação do Bullying, é definido como uma alguma ação hostil também repetida e deliberada de ameaça e ofensa que é realizada por meios de tecnologia de informação como celulares ou internet por exemplo. Deve-se ressaltar que é necessário que tanto o agressor quanto a vítima tenham idade inferior a 18 anos, pois quando há o envolvimento de alguém com idade superior aos 18 anos, passa a ser um assédio ao menor de idade. O Bullying e o Cyberbullying tratam se de problemas prevalentes entre os adolescentes com repercussões em seu rendimento escolar e em seu bem psicossocial. (TAVARES, 2012).

Existem algumas particularidades no Cyberbullying que o diferenciam de outras formas de bullying: o tipo de agressão é apenas psicológico; ao contrário de outras formas de bullying, a identidade do agressor nem sempre é conhecida podendo ser qualquer pessoa usando o anonimato para o abuso, esse desconhecimento da identidade do agressor pode agravar consideravelmente a pressão e medos associados; a testemunha da agressão que tem habitualmente um papel mais passivo nas formas tradicionais de bullying pode ter um papel mais ativo no cyberbullying agindo de forma a perpetuar a agressão pelas redes sociais, seja comentando ou compartilhando tal ato, o que o torna muitas vezes também um abusador (TAVARES, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (271.1 Kb)   docx (55.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com