TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracterizações do campo de estágio

Por:   •  10/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.511 Palavras (7 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO3

2 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS4

2.1 Objetivos4

2.2 Caracterizações do campo de estágio 4

2.3 Atividades desenvolvidas pelo estagiário5

3 CONCLUSÃO7

ANEXO8

REFERÊNCIA9

1 INTRODUÇÃO

A farmácia hospitalar é um órgão de abrangência assistencial, Técnico-Cientifico e administrativo, no qual o profissional Farmacêutico atua de forma que garanta o uso de medicamentos de forma segura e eficaz, desenvolvendo assim atividades ligadas a dispensação direta ou indireta ao paciente.O farmacêutico hospitalar durante muitos anos ficou esquecido dentro das farmácias, distante dos outros profissionais da saúde e dos pacientes. Entretanto, este quadro vem se modificando. Com as mudanças nos sistemas de distribuição de medicamentos, sabese quanto e de que maneira os antimicrobianos estão sendo utilizados, permitindo criar mecanismos capazes de auxiliar no controle rotineiro de seu uso em hospitais.

Em 1957, a Associação Americana de Hospitais (American Hospital Association - AHA) e a Sociedade Americana de Farmacêuticos Hospitalares (American Society of Hostpital Pharmacists - ASHP), destacaram a necessidade de o profissional Farmacêutico hospitalar incluírem entre suas responsabilidades, a participação em programas relacionados ao uso seguro de medicamentos no hospital. Consequentemente o farmacêutico passou a ter maior participação nas áreas de atenção ao paciente, incluindo componentes clínicos em seus serviços, de tal modo, que se torna necessária sua participação na integração da equipe multidisciplinar de atendimento ao paciente. Os primeiros relatos descreviam o papel do farmacêutico na resolução de erros de medicação ou reações adversas a medicamentos, detecção de interações entre medicamentos e exames laboratoriais, detecção de incompatibilidade entre misturas intravenosas e doenças induzidas por medicamentos.

A responsabilidade farmacêutica vai além da dispensação de medicamentos, ele é o profissional habilitado a treinar e capacitar seus liderados e toda a equipe que ali se encontra, com intuito de promover ao usuário dos serviços hospitalares o melhor tratamento. Um serviço Farmacêutico em âmbito hospitalar, depende integralmente dos serviços clínicos integrado, que está ligado a uma boa administração, estreitando assim o relacionamento entre os demais profissionais.

2 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

  • Informações sobre métodos de acompanhamento;
  • Checagem dos documentos e discursão sobre o ciclo do curso clínico;
  • Revisão da farmacoterapia, indicação e classe farmacológica de todos os medicamentos e estudo dos PRMs;
  • Revisão do prontuário da ficha de acompanhamento e exames laboratoriais e visita ao paciente;
  • Apresentação do caso clínico e discursão sobre a contribuição do farmacêutico clínico.

2.1 Objetivos

Desenvolver habilidades e competências da assistência farmacêutica no contexto da Farmácia Hospitalar; Fundamentar os conceitos de Farmácia Clinica.

2.2 Caracterizações do campo de estágio

A Unidade Mista do Bequimão foi criada em 02 de dezembro de 1989 na gestão do Governador Epitácio Cafeteira e municipalizada em 01/07/1992 pelo Prefeito Dr. Jackson Lago, médico anestesista. Situada a Avenida do Contorno s/n Rio Anil, caracteriza-se como média complexidade no terceiro nível de referência. Dentro de suas características possui 3 (três) alas (ambulatorial, internação e urgência), no ambulatório dispõe de salas que são: sala 1 = C.C.I.H (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar); Rede Sentinela e NEP (Núcleo de Educação Permanente), sala 2 = Programa de Tuberculose e Hanseníase, sala 3 = Imunização, sala 4 =. Antropométrica, sala 5 = Consultório Multiprofissional, sala 6 = Consultório de Pediatria, sala 7 = Consultório Multiprofissional, sala 8 = Consultório de Ginecologia, sala 9 = Consultório Odontológico, sala 10 = Fisioterapia, sala 11 = Consultório Hiperdia, sala 12 = Consultório de Enfermagem e as demais salas sem numeração são: Farmácia Básica, Serviço Social, Coordenação de Enfermagem, Secretaria, Diretoria, Faturamento. O serviço de Urgência dispõe de 1(uma) sala de espera, 1 (uma) sala de pequenas cirurgias, 2 (dois) consultórios, 1 (um) posto de enfermagem, 2 (duas) enfermarias de observação, 1 (um) setor de imagem (raio x) e repouso médico. A unidade de Internação dispõe de 1 (um) almoxarifado, 1 (uma) farmácia hospitalar, 2 (dois) repousos, 6 (seis) enfermarias, 1 (um) posto de enfermagem com ante-sala, 1 (um) DML, 1 (um) C.M.E (Central de Material e Esterilização) com expurgo, 1 (uma) lavanderia, 1 (um) setor de nutrição, 1 (uma) cozinha industrial, 2 (dois) banheiros para funcionários, 1 (um) refeitório, possui também 1 (um) arquivo morto 1 (um) necrotério e sala de gerador.

A higienização da Unidade Mista é feita pela MAXTEC, a coleta dos resíduos é feita pela SERQUIP, o quadro de funcionários é composto de aproximadamente 326 efetivos e serviços prestados; A Unidade Mista cede o espaço para duas equipes do EACS (Estratégias de Agentes Comunitários de Saúde), a Unidade Mista funciona com hospital escola para várias instituições de ensino como CEUMA, FLORENCE, PITÁGORAS, UFMA, UEMA, CEST, FACAM, e escolas de nível médio como Ana Nery, SENAC, FLORENCE, entre outras. Possui o conselho de Unidade do distrito sanitário do Bequimão, que tem funções fiscalizadoras e consultivas, além de outras competências.

2.3 Atividades desenvolvidas pelo estagiário

O estágio teve início no dia 22/10/2018, onde fui apresentado a Unidade Mista do Bequimão e a Farmácia Hospitalar, e orientado sobre as vestimentas e características do campo. No decorrer do estágio foi feito estudos sobre o Ciclo de Assistência Farmacêutica, separação, checagem, dupla-checagem de dose, cálculos de dose, discursão do caso clinico, sistema de distribuição das gotas e micro gotas por mL. No dias seguintes, aprendi identificar problemas relacionados à farmacoterapia, seguindo as atividades abaixo:

  • Analise da quantidade da prescrição;
  • Checagem de prescrição;
  • Escolha da classe farmacológica de acordo com situação do paciente;
  • Realizar o seguimento individual do paciente, tendo como objetivo o uso racional de medicamentos.

Ao decorrer da semana, foi estudado sobre sistema de distribuição de medicamento onde vem ser o ato de entrega racional, seguida de orientação (dispensação), prestando assistência quanto a informações acerca das características farmacodinâmicas, bem como, orientação quanto ao uso e seus possíveis efeitos indesejáveis e interações. Ao dispensar o medicamento, visando atender a necessidade do usuário da medicação, é feito cálculo de ajuste de dosagem, analise da quantidade prescrita, fazendo dupla-checagem, dose mínima e máxima. Foi discutido o grau de importância do profissional farmacêutico, na dispensação de antibióticos e receituários de controle especial, estes por sua vez requer muita atenção, pois, os antimicrobianos são controlados pela RDC 20, e as de controle especial pela Portaria 344/98.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (196.1 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com