TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A crioterapia é uma técnica utilizada na estética com a finalidade de resfriar corpo

Por:   •  23/3/2016  •  Dissertação  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  851 Visualizações

Página 1 de 2

A crioterapia é uma técnica utilizada na estética com a finalidade de resfriar algumas partes do corpo. O resfriamento de algumas áreas do corpo aumenta o metabolismo basal, provocando um aumento da temperatura. Para isso, o organismo utiliza-se da energia armazenada em forma de gordura. A exposição ao frio no organismo provoca vasoconstrição periférica e, através da vasodilatação profunda há a ativação do metabolismo dos órgãos internos e a produção de contração muscular. Todas essas reações vão conservar e produzir calor para elevar a temperatura do corpo (OLIVEIRA, 2014).

Para a realização do tratamento é utilizado um gel que contêm cânfora e mentol na sua formulação. Tais ativos provocam a sensação de frio e evaporam-se rapidamente. A temperatura no local da aplicação pode cair para até 31°C, ressaltando que a temperatura corporal normal é de 36,5ºC (VASCONCELOS; ARANTES, 2014).

O tratamento estético de crioterapia é indicado para a gordura localizada e flacidez tissular. Já as contraindicações são para regiões cardíacas, pulmonares, renais e mamárias. Pessoas com hipertensão e hipotensão descontroladas, artrite, artrose, reumatismo, gripadas ou resfriadas, não devem utilizar esse procedimento. Além disso, também há contraindicação para mulheres em período menstrual, pessoas com intolerância ao frio, problemas respiratórios e disfunções circulares. Pacientes que fazem tratamentos homeopáticos não devem utilizar o gel crioterápico, pois seus componentes cortam o efeito da homeopatia (VASCONCELOS; ARANTES, 2014).

Para este tratamento a ficha de anamnese deve ser feita adequadamente. O profissional precisa explicar ao cliente que ele vai sentir frio, pois algumas pessoas reagem de formas diferentes a sensação de frio e algumas podem não suportar o tratamento crioterápico. O ideal é que o profissional teste antes a tolerância do cliente, aplicando uma pequena quantidade do produto, preferencialmente, na parte interna do braço ou da coxa, para avaliar a tolerância ao frio. O profissional também precisa alertar o cliente que os géis crioterápicos podem causar hiperemia e as vezes uma leve coceira (OLIVEIRA, 2014).

A aplicação do gel é com as mãos (utilização de luvas) ou espátula. A primeira camada do gel precisa ser fina. Após cinco minutos, o produto começará a agir e causará o resfriamento. Depois dos cinco minutos, deve ser aplicado uma segunda camada mais espessa que ficará no corpo por no máximo trinta minutos. Depois é feito a remoção do excesso com a espátula e o restante com uma toalha úmida (VASCONCELOS; ARANTES, 2014).

Após o tratamento, o cliente é aconselhado a ficar, aproximadamente, duas horas sem tomar banho ou fazer atividades físicas que possam aquecer o corpo e também não se deve cobrir o local da aplicação com filme plástico ou cobertor (OLIVEIRA, 2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com