TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Este trabalho tem como finalidade realizar um desafio profissional na disciplina de Administração

Por:   •  21/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  856 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE COLORADO DO OESTE – FAEC

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE COLORADO DO OESTE - CESUC

        

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DESAFIO PROFISSIONAL

MICAÉLI TEIXEIRA CARRASCO

RAYANE SOUZA VECCHI

RONALDO FERNANDES

COLORADO DO OESTE - RO

SETEMBRO/2016

MICAÉLI TEIXEIRA CARRASCO

RAYANE SOUZA VECCHI

RONALDO FERNANDES

DESAFIO PROFISSIONAL

Este trabalho tem como finalidade realizar um desafio profissional na disciplina de Administração e canais de distribuições II - 6º semestre do ano de 2016 da Faculdade de Educação de Colorado do Oeste - FAEC.

Orientadora: Prof.ª Aniele Caroline Tesser.

COLORADO DO OESTE - RO

SETEMBRO/2016


SUMÁRIO

  1. ANÁLISE DE SWOT        4
  1. APLICAÇÃO DO MÉTODO DE SWOT: restaurante Smak        5

2.1 Forças        5

2.2 Fraquezas        5

2.3 Oportunidades        5

2.4 Ameaças        6

2.5 Aspectos favoráveis e desfavoráveis do restaurante Smak.        6

  1. DIAGNÓSTICO        8

  1. CONCLUSÕES        9

REFERÊNCIAS        10


  1. ANÁLISE DE SWOT

Dona Irena Partala, viúva, reside com seus pais, proprietária de um pequeno restaurante. No momento o restaurante esta passando por momentos complicados, portanto dona Irena, mesmo com seus problemas tem um sonho de que o seu restaurante seja reconhecido e com esse fato dona Irena ficou sabendo da RMR acessória.

Entrando em contanto nossa empresa, a RMR acessória, se deslocou ate o restaurante Smak. A empresa RMR acessória realizou uma analise de SWOT.

Segundo Kotler; Keller (2006) “Análise de SWOT é a avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças são denominadas análise de SWOT. Ela envolve o monitoramento dos ambientes externo e interno”.

Para Martins (2006), a análise SWOT:

É uma das práticas mais comuns nas empresas voltadas para o pensamento estratégico e marketing, é algo relativamente trabalhoso de produzir, contudo a prática constante pode trazer ao profissional uma melhor visão de negócios, afinal de contas, os cenários onde a empresa atua estão sempre mudando. (MARTINS, 2006)

De acordo com Daychouw (2007):

A análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análises de cenário (ou análises de ambiente), sendo usada como base para a gestão e o planejamento estratégico de uma organização. É um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. (DAYCHOUW, 2007)


  1. APLICAÇÃO DO MÉTODO DE SWOT: restaurante Smak

Realizando a análise de SWOT do ambiente interno (forças e fraquezas) e no ambiente externo (oportunidades e ameaças).

Segundo Boone; Kurtz (1998):

Análise dos pontos fortes e fracos; ameaças e oportunidades é uma ferramenta importante no planejamento estratégico, ajudando os planejadores a comparar os pontos fortes e fracos da organização com as ameaças e oportunidades externas. Esta análise dá a gerencia uma visão crítica do ambiente interno e externo à organização. (BOONE & KURTZ, 1998, p. 121)

2.1 Forças

“Recursos e habilidades de que dispõe a organização para explorar as oportunidades e minimizar as ameaças” (MATOS, MATOS, ALMEIDA, 2007, p.151).

De acordo com Rezende (2008):

As forças ou pontos fortes da organização são as variáveis internas e controláveis que propiciam condições favoráveis para a organização em relação ao seu ambiente. São características ou qualidades da organização, que podem influenciar positivamente o desempenho da organização. Os pontos fortes devem ser amplamente explorados pela organização. (REZENDE, 2008)

2.2 Fraquezas

“As fraquezas são consideradas deficiências que inibem a capacidade de desempenho da organização e devem ser superadas para evitar falência da organização”. (MATOS, MATOS, ALMEIDA, 2007).

“São aspectos mais negativos da empresa em relação ao seu produto, serviço ou unidade de negócios. Devem ser fatores que podem ser controlados pela própria empresa e relevantes para o planejamento estratégico”. (MARTINS, 2007)

2.3 Oportunidades

Martins (2006) considera as oportunidades como:

Chances que uma empresa tem para atender seus clientes, suprindo uma ou mais necessidades não satisfeitas pelo mercado, analisando as possibilidades de êxito do novo negócio. As oportunidades estão ligadas a lucratividade da empresa, pois podem ampliar sua receita. (MARTINS, 2006)

As oportunidades refletem a realidade externa da empresa e devem ser observadas, pois elas implicam tanto no ambiente externo quanto no interno da organização.

A oportunidade na maioria das vezes influencia positivamente no ambiente interno. Oferecem para a empresa chances de lucratividade a partir da identificação de novos mercados e clientes, é necessária a verificação das condições e viabilidade da organização para utilizar tais oportunidades como estratégia competitiva.

2.4 Ameaças

“As ameaças são as forças externas que podem impactar no sucesso da empresa, tal como a competição, a capacidade operacional e o custo de aumentos dos bens.” (MORAIS, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (231.9 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com