TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mitos e Verdades Sobre Alimentação e Nutrição Ambulatório de Adolescentes

Por:   •  20/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  1.178 Visualizações

Página 1 de 4

Mitos e Verdades

Sobre Alimentação e Nutrição

Ambulatório de Adolescentes HUPE (NESA)

Junho, 2015

Público: Adolescentes em sala de espera do Ambulatório de Adolescentes no HUPE (NESA)

Diagnóstico

Foram realizadas duas visitas ao ambulatório de adolescentes no HUPE (NESA). Na primeira foram entrevistados os adolescentes para saber de seus interesses em relação à nutrição e na segunda entrevistou-se a nutricionista responsável para fazer uma avaliação geral, que propôs alguns temas a serem trabalhados com o público alvo. Notou-se a importância de abordar assuntos diversos, uma vez que esse público tem uma facilidade e interesse maior em saber, absorver assuntos variados em um mesmo momento e também para que não fique cansativo falar intensamente sobre apenas um assunto. Os adolescentes em geral, tem um perfil alimentar de alto consumo calórico e expressivo consumo de gorduras, doces e refrigerantes (CARMO, M.B. et al). O recurso disponível no local é um cavalete para apresentação dos cartazes e o tempo previsto é de 30 minutos.

Tema proposto

 Mitos e verdades sobre alimentação e nutrição

Objetivos

Esclarecer e informar aos adolescentes de forma interativa assuntos sobre alimentação e nutrição frequentes em suas rotinas, conforme analisado nas visitas que foram realizadas e na literatura, de forma a melhorar seus conhecimentos e influenciar na melhora de seus hábitos alimentares além de ter uma melhor percepção sobre o papel do nutricionista.

Conteúdo programático

-Aparência física

-Papel do nutricionista

-Dietas restritivas

- Jejum

-Comidas industrializadas

- Formas de comer

-Gorduras

-Diet x Light

Metodologia

 

A prática educacional tem ações de orientação nutricional que são fundamentadas em metodologias que visem o ensino e que promovam o desenvolvimento de habilidades relacionadas a questões de alimentação e nutrição (FERREIRA; MAGALHÃES, 2007).

Será desenvolvida uma dinâmica denominada "Mitos e Verdades" relacionadas a assuntos variados no âmbito da alimentação e da nutrição, com o objetivo de levar aos adolescentes esclarecimentos e informações. Para tal, serão utilizados oito cartazes, cada um contendo uma pergunta e imagens relacionadas à pergunta, que será lida pelos graduandos ao público, e deverá ser respondida pelos participantes como "verdadeiro" ou "falso" com o auxilio de plaquinhas escrito V, para verdadeiro, e F, para falso. As mesmas serão respondidas pelos adolescentes e justificadas e esclarecidas pelos alunos de graduação.

Perguntas e Respostas

  • Ser magro é ser saudável? (Stephanie)

- Mito. Não é só o peso que determina o estado de saúde. O principal fator que determina a saúde é o comportamento saudável, que se expressa em uma alimentação adequada, na prática de atividade física regular, associados ao bem estar mental, que juntos resultam na melhora da qualidade de vida.

  • Só quem precisa emagrecer deve procurar um nutricionista?(Stephanie)

- Mito. O nutricionista não é o profissional do emagrecimento, ele orienta o planejamento de uma alimentação saudável para o bom funcionamento do organismo e promoção e manutenção da saúde dos indivíduos de todas as idades.

  • É bom fazer aquelas dietas que saem nas revistas?(Nathalia)

- Mito. As dietas divulgadas pelas revistas são normalmente muito restritivas e não fornecem todos os nutrientes que necessitamos. As dietas restritivas geram um estresse muito grande no corpo, favorecendo o efeito sanfona após o fim da dieta.

  • Pode-se ver TV, ler, estudar, ficar no computador, falar ao telefone enquanto estamos comendo?(Nathalia)

- Mito. A hora de refeição deve ser focada nos alimentos, na mastigação, no sabor e no prazer do ato de comer.

  • Ficar sem comer emagrece?( Diogo)

- Mito, o jejum favorece o estoque de energia. Devemos sempre fazer de 4 a 6 refeições no dia: café da manhã, colação, almoço, lanche, jantar e ceia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (134.6 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com