TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADM. RECURSOS HUMANOS II - PLANO DE CARREIRA

Por:   •  27/7/2014  •  2.128 Palavras (9 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 9

PLANO DE CARREIRA

ATIVIDADE PARA ADM. RECURSOS HUMANOS II

DANIEL AUGUSTO LOPES MAIA 11111ADM242

1ºsem.2014 Roteiro do Aluno

Elaborado pelo prof. Sergio Nery e adaptado pela profa. Angeli Kishore.

A vida é uma aventura no sentido de que não se arriscar pode ser mais perigoso do que a suposta segurança do conhecido. Mas isso não significa que o acaso, a sorte ou algum “anjo da guarda” trará para qualquer pessoa o que ela quer.

Os sonhos sem planejamento serão simplesmente um exercício de ficção.

Este projeto não tem a intenção de permanência, mas, de um roteiro inicial alterável. Pela sua mão, sempre.

O objetivo é que você planeje sua vida e sua carreira da mesma forma que você planeja o seu trabalho.

Você é o responsável pelo seu projeto de vida.

A importância de um plano de carreira bem elaborado

Invariavelmente uma trajetória profissional de sucesso esta alinhada a um bom e eficiente Plano de Carreira. Estabelecer objetivos, conhecer seus pontos fortes e suas áreas de oportunidades de melhoria, acreditar em seus sonhos, ser perseverante, além de trabalhar com a hipótese de mudanças, principalmente, na atual conjuntura econômica são algumas das primeiras questões a serem refletidas.

Todo profissional deve procurar aprimorar‐se cada vez mais, para que isto fique mais claro deverá compreender com mais propriedade o significado de cada item comentado acima.

* Conhecer‐se

Não basta apenas reconhecer seus pontos fortes, mas, também, suas limitações. Dessa forma, avalie seus valores, sua inteligência emocional, oportunidades de melhoria, conhecimentos, habilidades, atitudes, interesses pessoais e profissionais, características de sua personalidade, e reflita num modo de potencializá‐los.

É fundamental que haja um trabalho de autoconhecimento profundo, para que o bom profissional saiba claramente para onde, e até onde pode ir.

* Estabelecer objetivos

Crie, planeje, pense e repense suas metas e ambições. Desenhe seu plano de carreira de forma com que ele possa proporcionar a você uma ascensão profissional. Nesta fase de elaboração de etapas, o profissional deve enxergar longe. Com um objetivo já pré‐estabelecido, fica mais fácil não desanimar diante de possíveis obstáculos. Mire os seus sonhos e procure os meios para realizá‐los.

* Ficar atento às mudanças

Este é, sem dúvida, o ponto que merece maior atenção hoje. Se antes da crise mundial já era esperado da pessoa a elaboração de um plano de carreira que contasse com o inesperado, agora, saber lidar com as mudanças abruptas chega a ser uma questão de sobrevivência. Mesmo com objetivos estabelecidos, o profissional deve preparar‐se psicologicamente para um obstáculo a mais ou uma rota inesperada.

Esteja certo de que você viverá diversas mudanças de paradigma no decorrer de sua carreira, portanto celebre e aproveite essas mudanças para se destacar, ao invés de tentar resistir a elas. Características como flexibilidade, para conseguir adaptar‐se a ambientes diversos, e espírito empreendedor, que dá uma visão do todo, são fundamentais para um bom profissional se destacar em sua carreira.

Planejar é refletir.

Assim como o planejamento é a reflexão sobre as ações que pretendemos realizar para alcançarmos nossos objetivos, a gestão é a administração destas ações em nosso cronograma, em nossa rotina diária.

Ferramentas para o planejamento: o mapa de carreira

Planejar uma carreira é estabelecer um mapa que mostre não só os destinos como também os trajetos mais adequados para alcançá‐los. Em toda a trajetória profissional encontraremos trilhos (que nos levarão de um ponto a outro de uma maneira mais fácil e estabelecida), mas também trilhas onde nem sempre há trajeto pré-estabelecido, onde há imprevisibilidades.

A grande vantagem de planejar a carreira é poder visualizar e clarear conceitos e procedimentos, analisando conhecimentos sobre mercado, carreira e especialmente sobre você mesmo..

O Plano de Carreira que você realizará está dividido em 5 etapas:

1. Auto conhecimento Reflete

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com