TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

"Avaliação Da Percepção Dos Pais Quanto Aos Fatores Etiológicos Da cárie Dentária".

Por:   •  23/9/2014  •  5.111 Palavras (21 Páginas)  •  1.877 Visualizações

Página 1 de 21

“Avaliação da percepção dos pais quanto aos fatores etiológicos da cárie dentária”.

BRUNA DE CASTRO*

GISLAINE RIBEIRO DE OLIVEIRA MARGON DA ROCHA**

* Acadêmica do 7º. Semestre de odontologia da UNIP/DF

** Profa. de Odontopediatria do Curso de Odontologia da UNIP/DF

BRASÍLIA

2010

Introdução

A cárie precoce na infância ainda é uma realidade que atinge muitas crianças, levando ao comprometimento de vários elementos dentários.

É uma doença multifatorial e o aparecimento das lesões de cárie depende da microbiota da cavidade bucal, a defesa do hospedeiro e a dieta.

A presença de bactérias cariogênicas na cavidade bucal é indispensável para o aparecimento de lesões de cárie. Os dentes são colonizados por bactérias cujo metabolismo causa mudanças no pH. Esse metabolismo sofre influência de fatores como a composição da placa bacteriana e fatores salivares, como capacidade de tampão, viscosidade, etc. (MALTZ; 1996)

A saliva é a principal defensora dos dentes contra as cáries, tem o poder de remover restos de alimentos e bactérias, promovendo um meio bucal mais limpo e neutralizar o meio pela capacidade tampão. Porém, durante a noite a produção salivar é diminuída, deixando assim os dentes mais susceptíveis à ação dos microorganismos presentes na cavidade bucal. Os microorganismos cariogênicos que se acumulam no biofilme produzem ácido, reduzindo o pH bucal. O biofilme tenta neutralizar o meio, mas a ação desses microorganismos é mais rápida, levando a dissolução do esmalte, iniciando uma lesão cariosa (RIBEIRO, RIBEIRO; 2004).

As bactérias dos tipos Streptococcus mutans e S. sobrinus são as mais encontradas na placa bacteriana, e as principais causadoras da cárie dentária, o que constitui um dos grandes problemas da sociedade segundo CASTILHO et al (2001). Entretanto o acúmulo dessa placa na superfície dos dentes por tempo prolongado pode levar a mineralização da mesma. Com a placa já mineralizada os Streptococcus metabolizam os açucares encontrados na cavidade bucal, liberando ácidos que levam subseqüentemente à uma desmineralização de esmalte e dentina. (SEERIG et al, 1998).

A dieta é um fator fundamental no desenvolvimento da cárie dental em todas as faixas etárias, porém é ainda mais importante quando se analisa o público infantil, pois é nessa época em que os hábitos relacionados à saúde bucal são aprendidos. As dietas ricas em alimentos cariogênicos, como ingestão excessiva de carboidratos, principalmente sacarose, levam, na infância, à chamada cárie precoce na infância, cárie de mamadeira, cárie do pré-escolar, cárie severa na infância, cárie rampante, cárie de aleitamento, cárie de amamentação, síndrome da mamadeira noturna, entre outras denominações (FADEL, 2003).

Todavia devemos revisar sobre cariologia a fim de demonstrar o conhecimento sobre suas causas, prevenção e tratamentos propostos para a cárie dentária na infância. Isso levará a melhor orientação dos pais quanto à higiene oral, dieta e visitas periódicas ao odontopediatra.

OBJETIVO

Por isso, o objetivo do presente trabalho experimental é avaliar a percepção dos pais quantos aos fatores etiológicos da cárie dentária, dentre esses a dieta da criança e a higiene bucal, por meio de entrevista (anexo 01) com os pais ou responsáveis das crianças atendidas na Clínica de Odontopediatria da Universidade Paulista Campus Brasília.

JUSTIFICATIVA

A pesquisa científica realizada por acadêmicos é um estímulo ao reforço do conhecimento aprendido, bem como, auxilia no preparo do discente para o futuro profissional. Esse trabalho reforçará muito o conhecimento dos fatores etiológicos da cárie dentária ao acadêmico, a importância do conhecimento dos pais e responsáveis da dieta e hábitos de higiene e ao profissional o relato dos pacientes sobre o atendimento odontopediátrico de rotina. A presente pesquisa fará parte do trabalho de conclusão de curso de graduação em odontologia da acadêmica Bruna de Castro, que está muito contente em realizá-lo, uma vez que, a mesma tem pretensões de apresentar os dados em congressos e publicá-los em revista especializada.

REVISÃO DE LITERATURA

Cárie na infância

A cárie dentária é uma doença crônica de etiologia multifatorial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com