TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Tratamento de Esgotos

Por:   •  10/10/2013  •  Artigo  •  1.481 Palavras (6 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 6

Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde

Tecnologia em Saneamento Ambiental

Sistema de Tratamento de Esgotos

RELATÓRIO REFERENTE ÀS APRESENTAÇÕES DOS SEMINÁRIOS EM SALA DE AULA NO DIA 05/07/2012.

Rio Verde, 11 de julho de 2012.

LAGOAS AERADAS FACULTATIVAS

A lagoa aerada facultativa é utilizada quando se deseja ter um sistema predominantemente aeróbio, e a disponibilidade de área não é insuficiente para a instalação de uma lagoa facultativa convencional.

A principal diferença entre este tipo de sistema e uma lagoa facultativa convencional é que o oxigênio, ao invés de ser produzido por fotossíntese realizada pelas algas, é fornecido por aeradores mecânicos. Estes se constituem de equipamentos providos de turbinas rotativas de eixo vertical que causam um grande turbilhonamento na água através de rotação em grande velocidade.O turbilhonamento da água facilita a penetração e dissolução do oxigênio. Tendo em vista a maior introdução de oxigênio na massa líquida do que é possível numa lagoa facultativa convencional, há uma redução significativa no volume necessário para esse tipo de sistema, sendo suficiente um tempo de detenção hidráulica variando entre 5 a 10 dias, e como conseqüência o requisito de área é menor.

O grau de energia introduzido na lagoa através dos aeradores é suficiente apenas para a obtenção de oxigênio, porém não é suficiente para a manutenção dos sólidos em suspensão e bactérias dispersos na massa líquida. Portanto ocorre sedimentação da matéria orgânica formando o lodo de fundo que será estabilizado anaerobiamente como em uma lagoa facultativa convencional.

A lagoa aerada pode também ser uma solução para lagoas facultativas que operam de forma saturada e não possuem área suficiente para sua expansão.

OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE SISTEMAS DE ESGOTO

Este tema foi apresentado pelos alunos: Cláudio, Hertz e Katiúscia e fala sobre as atividades rotineiras de manutenção da estação de tratamento de esgoto. As atividades de operação de uma ETE refere-se às atividades rotineiras que visa sempre deixá-Ia em perfeitas condições de funcionamento. São elas:

Gradeamento - Dispositivos de chegada constituídos de uma grade e uma laje de secagem de sólidos, são inspecionados diariamente com os seguintes procedimentos:

• Limpeza com uso do rastelo de cabo longo dos sólidos retidos na grade;

• Acondicionamento dos resíduos sólidos em saco plástico e encaminhamento para a coleta normal;

• Lavagem da caixa de gradeamento;

Caixa de areia – Dispositivo com a finalidade de reter material sólido em suspensão inspecionado diariamente para:

• Medição da camada de areia relida na caixa de acumulação, procedendo à limpeza quando constatada cheia. Nesta situação a caixa de areia será isolada pelas comportas stop-Iog e esgotada;

• Limpeza com água e escova ou espátula de cabo longo dos sólidos que se prendem a lateral da caixa.

Calha Parshall - O dispositivo de medição de vazão e eventual local para a aplicação de produtos químicos deve ser mantido limpo de todo o material que possa afetar as medições, efetuar diariamente limpeza com água e escova, dos sólidos que se prendem às laterais da calha.

Limpeza das lagoas facultativas - Diz respeito às operações de limpeza das lagoas Facultativas, que devem ser executadas quando as camadas de lodos, depositadas nos fundos destas, se tomarem significativas a ponto de comprometerem a eficiência do Sistema de Tratamento. A periodicidade de limpeza da lagoa Facultativa é da ordem de uma vez a cada 20 anos, já que o grosso do material sólido foi retido e tratado nas unidades antecedentes. A limpeza da lagoa facultativa normalmente é feita sem a necessidade de isolamento e esgotamento das mesmas, com relativa facilidade, pelo uso de uma bomba apropriada, montada em uma balsa que se deslocará sobre a superfície líquida. O lodo removido deve ser depositado em local próximo e deixado secar para a perda de umidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com