TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Anatomia e Movimento Humano

Por:   •  6/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.411 Palavras (10 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]                                                        [pic 2]

PORTFÓLIO

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)

DISCIPLINA: NEUROANATOMIA

ALUNO: DANILO MOREIRA SANTOS

TUTOR: EDSON DONIZETTI VERRI

Avaliação feita pelo Centro Universitário Claretiano, para verificação parcial do desempenho na disciplina Neuroanatomia, sob a orientação da Profª. Dr. Edson Donizetti Verri.

VITORIA DA CONQUISTA /BA     09/04/2018

1) Descreva a posição anatômica e qual é a sua importância para sua atuação profissional, em sua área.

A posição anatômica é em pé, corpo ereto, olhos fixos ao horizonte e palmas das mãos voltadas para frente. É importante pois a partir da posição anatômica, podemos realizar todo o estudo do corpo humano.

2) Citar as regiões que formam o corpo humano.

.Cabeça: Crânio e face

.Pescoço: Pescoço

.Tronco: Tórax, abdômen e pelve

.Membro superior: Ombro, braço, antebraço e mão

.Membro inferior: Quadril, coxa, perna e pé

3) Explique os planos de secção mediano ou sagital, frontal ou coronal e transversal. Quais são os termos de relação de cada um destes planos de secção? Qual é a importância destes ternos de relação para sua atuação profissional?

Plano mediano (sagital): plano vertical que passa longitudinalmente através do corpo, dividindo-o em metades direita e esquerda. 

Plano frontal (coronal): são planos verticais que passam através do corpo, paralelos ao plano mediano.

Plano transversal: (Horizontais): são planos que passam através do corpo em ângulos retos com os planos coronais e mediano. Divide o corpo em partes superior e inferior.

*Termos de relação:

.Antero ou ventral

.Posterior ou dorsal

.Lateral ou direita e esquerda

.Superior ou cranial

.Inferior ou caudal

.Lateral

.Intermedial ou entre a linha media

.Medial ou na linha media

*Porque através deles podemos saber as direções e os movimentos que o corpo pode executar.

4) Quais são os ossos do membro superior e inferior e a sua classificação, quanto ao seu tipo?

*Membro superior: escápula, clavícula, úmero, antebraço (radio e ulna), ossos do carpo e mão.

A) A escápula é uma grande placa triangular achatada de osso na face póstero-lateral do tórax, superposta à segunda ate a sétima costela. Suspensa em músculos, a escápula é mantida na sua posição lateral pela clavícula, semelhante a uma viga, mas tem grande mobilidade em relação ao tórax. Ela apresenta três bordos e duas superfícies que suportam três processos ósseos.

B) Clavícula é um osso subcutâneo que ocorre horizontalmente do esterno ao acrômio. Ela atua como uma viga que mantém a escápula lateralmente habilitando, assim, o braço a ficar afastado do tronco, uma característica essencial nos primatas. Junto com a escápula formam a cintura peitoral, escapular ou do ombro.

C) Úmero é o maior dos ossos no membro superior. Ele é um osso longo típico, com uma diáfise (corpo) e duas extremidades. Proximalmente o úmero articula-se com a fossa glenóide da escápula, formando a articulação do ombro, e distalmente com o rádio e ulna, formando a articulação do cotovelo.

D) Antebraço (radio) ele situa-se lateral a ulna e é o mais curto dos dois ossos. Ele se articula acima com o capítulo do úmero, distalmente com os ossos escafóide e semilunar da fileira proximal do carpo e em cada extremidade com a ulna. Tem uma diáfise em duas extremidades, a inferior sendo a maior.

Antebraço (ulna) situa-se medial ao rádio e é o mais longo dos dois ossos.Ela tem uma diáfise e duas extremidades, das quais a superior é a maior, apresentando-se como uma projeção semelhante a um gancho para a articulação com a tróclea do úmero. A extremidade distal arredondada menor é a cabeça da ulna. Ela não se articula diretamente com o carpo. A ulna articula-se diretamente em cada extremidade com o rádio.

E) Carpo é composto de oito ossos separados dispostos em torno do capitato, mas comumente descritos como formando duas fileiras, cada qual com quatro ossos. Três dos ossos da fileira proximal articulam-se acima com o rádio ou o disco articular na articulação radiocarpica, enquanto abaixo eles se  articulam com a fileira distal de ossos que formam a articulação mediocarpica. Os quatro ossos cárpicos da fileira distal articulam-se com a base dos cinco ossos metacarpianos por intermédios das articulações carpometacarpianas. Há também articulações entre os ossos cárpicos adjacentes em cada uma das fileiras, as articulações intercárpicas. Esses oito ossos proximal são: escafóide, semilunar, piramidal e pisiforme e os distal são: trapézio, trapezóide, capitato e hamato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (136.6 Kb)   docx (354.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com