TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE BASES FISIOLÓGICAS DO MOVIMENTO HUMANO

Por:   •  20/9/2015  •  Dissertação  •  1.664 Palavras (7 Páginas)  •  732 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Centro Universitário Claretiano

Curso de Graduação em Educação Física

TRABALHO DE BASES FISIOLÓGICAS DO MOVIMENTO HUMANO.

Maurício Leme dos Santos.

São Paulo

2015

TRABALHO DE BASES FISIOLÓGICAS DO MOVIMENTO HUMANO.

Trabalho apresentado a Disciplina de Bases Fisiológicas do Movimento Humano, Docente Especialista Raphael S. Leite, no curso de Graduação em Educação Física, para obtenção da nota em participação de atividades.

São Paulo

2015

ATIVIDADES:

1) As experiências com a utilização de um calorímetro direto para observar o gasto de energia em cães foram realizadas por quem? Em qual ano? Quais os americanos que também pesquisaram a taxa metabólica do ser humano? O que essas experiências têm a ver com o nosso cotidiano?

As experiências com a utilização de um calorímetro direto para observar o gasto de energia em cães foi realizada pelo alemão Max Rubner em 1894, também desenvolveram estas experiências os americanos Atwater e Benedict, determinando que é possível medir as taxas metabólicas no ser humano, medindo o volume e a composição do ar respirado. Estás pesquisas possibilitaram a descoberta das medidas das taxas de calorias contidas nos alimento ingeridos através da alimentação, a medição das taxas de calorias contidas nos carboidrato, gorduras e proteínas, formando com isso posteriormente a base para o calculo do gasto calórico no repouso e durante a pratica de atividades físicas.

2) Quais as seis formas de energia? A energia mecânica pode ser utilizada para realizar trabalho? De acordo com o estudo da unidade, que tipo de trabalho pode ser realizado?

As seis formas de energias são:

  1. Nuclear;
  2. Térmica;
  3. Luminosa;
  4. Química;
  5. Mecânica;
  6. Elétrica,

Sim a energia mecânica pode ser utilizada para desenvolver trabalho, este trabalho pode ser uma atividade que executamos, como mudar uma cadeira de lugar, fazendo isso, estaremos realizando um trabalho muscular usando a energia mecânica.

3) Elabore uma síntese com as suas palavras sobre o ciclo energético biológico.

O ciclo energético biológico é basicamente um ciclo que se fecha em torno do planeta, tudo está relacionado, os vegetais verdes adquirem energia absorvendo a luz do sol, juntamente com a água e o dióxido de carbono, realizando com isso a fotossíntese, transformando está energia em energia química, elaborando molecular alimentares de glicose, proteínas, lipídios e celulose. Já os animais consomem esses vegetais em forma de alimento para a obtenção de energia, já os seres humanos se alimentam dos vegetais e dos animais para a obtenção de energia, após o consumo destas fontes de energia, ocorrem varias reações químicas no organismo humano, acarretando com isso na obtenção das energias vitais para o organismo humano, essas energias consumidas são conhecidas cientificamente como proteínas, carboidratos e gorduras, todas essências para o homem, e fornecem para o homem a energia necessária para executar seus trabalhos externos ( correr, nadar, lutar), como internos (funcionamento dos órgãos), todo este processo é conhecido como ciclo energético biológico.

4) Os nutrientes que nós ingerimos durante a alimentação são utilizados para produzir qual composto?

Os nutrientes consumidos pelo homem através da alimentação (carboidratos, proteínas, gorduras) são usados para produzir o composto denominado adenosina trifosfato, conhecido também como ATP.

5) Quais as vias que produzem energia para formar o ATP novamente? Explique, resumidamente, cada uma com as suas palavras.

O organismo humano possui três vias capazes de produzir energia para ser novamente transformada em ATP, obtendo com isso mais ATP para realizar as atividades físicas, são elas:

Sistema Anaeróbio Alático.

Sistema Anaeróbio Lático.

Sistema Aeróbio.

A reação química que ocorre no sistema anaeróbio alático é muito rápida, pois é utilizada a fosfocreatina (localizada nos músculos), onde se obtem a energia liberada através da ligação entre a creatina e o fosfato, por ser tratar de uma ligação bastante simples, quebra-se facilmente, liberando energia imediatamente para ser utilizada para formar novamente o ATP. Em contrapartida as reservas de fosfocreatina (PC) se esgotam muito rapidamente, em um exercício de alta intensidade estas reservas acabariam em cerca de 6 a 9 segundos, já o ATP em cerca de 3 a 4 segundos, então podemos prever que o sistema alático da para o organismo cerca de 9 a 13 segundos de exercícios com intensidade máxima.

Já o sistema lático ou sistema glicolítico assim como o sistema alático não usa oxigênio em suas reações químicas na obtenção de energia, é chamado de sistema lático pois um de seus componentes formado em suas reações químicas é o acido lático, além da glicose ou o glicogênio. O carboidrato consumido pelo organismo é transformado em glicose pelo sistema lático, e é transportada pela corrente sanguínea, e armazenada no fígado ou nos músculos sob a forma de glicogênio, sendo transformado novamente em glicose (glicogenólise), através de vários processos químicos é convertido em acido lático, que é usado pelo sistema glicolítico na quebra e formação do ATP, não com a mesma rapidez do sistema alático, mas em contra partida consegue fornecer energia para atividades físicas envolvendo grande massa muscular por mais tempo, cerca de 30 a 40 segundos na maior intensidade possível.

Já o sistema aeróbio ou oxidativo pode utilizar tanto a glicose, ácidos graxos e aminoácidos para a produção de energia, mas usa-se com maior frequência e como principal fonte de energia a glicose e os ácidos graxos. O funcionamento desse sistema é dividido entre Glicólise aeróbia, Ciclo de Krebs e Cadeia transportadora de elétrons, onde na glicólise ocorre a quebra de glicose, sendo convertida em acido piruvato, liberando energia para a ressíntese de ATP.

Já no Ciclo de Krebs o acido pirúvico que é formado na glicólise aeróbia continua sendo metabolizado nas mitocôndrias, resultando na produção de hidrogênio, elétrons, dióxido de carbono e ATP, neste ciclo também é liberada a energia para a ressíntese de ATPs.  

 Já no Sistema de transporte de elétrons os íons hidrogênio e elétrons formados no Ciclo de Krebs sem unem ao oxigênio que respiramos para formar água, produzindo também ATPs. O Sistema aeróbio é utilizado para exercícios mais longos, devido a presença de oxigênio consegue manter o corpo ativo por bastante tempo, como a realização de uma maratona por exemplo.

Então podemos definir esses sistemas da seguinte maneira:

O sistema anaeróbio alático não tem a presença do oxigênio, a velocidade de produção de energia é muito rápida e a quantidade de produção de ATP é muito baixa.

 No sistema anaeróbio lático, não há a presença do oxigênio, a velocidade de produção de energia é rápida e a quantidade de produção de ATP é baixa.

O sistema aeróbio tem a presença do oxigênio, a velocidade de produção de energia é lenta e a quantidade de produção de ATP é alta.

6) Quais as demandas energéticas no repouso?

Podemos definir as demandas energéticas no repouso com aproximadamente 65% da energia é obtida a partir das gorduras, e aproximadamente 35% da energia é obtida a partir dos carboidratos. O sistema aeróbio também é responsável pela produção de quase 100% da energia requerida, por consequência as concentrações de ácido lático no sangue são baixas.

7) Segundo Hill (1999), qual a contribuição de energia para o sexo masculino e para o sexo feminino, nos 400, 800 e 1.500 metros?

Segundo as pesquisas de Hill (1999) com um estudo de atletas corredores de meia distância, a contribuição de energia para os homens nos 400 metros era de 62%, para as mulheres de 63%, para os homens nos 800 metros era de 33%, para as mulheres 39%, e nos 1.500 metros era de 17% para os homens, e 20% para as mulheres.

8) Defina o que é oxigênio de recuperação.

Podemos definir como oxigênio de recuperação a quantidade total de oxigênio que consumimos ao fim de um exercício, como uma aula de dança, ou uma aula de jiu-jtsu por exemplo, mais a quantidade de oxigênio que consumiríamos se estivéssemos  em repouso, também pode ser determinado como consumo excessivo de oxigênio após o exercício.

9) Os componentes rápido e lento de recuperação são utilizados com quais finalidades?

O componente rápido de recuperação tem função de básica para suprir o consumo básico de necessidades de energia após realizarmos um esforço físico, como refazer o nível de oxigênio que estava na mioglobina muscular e na hemoglobina  sanguínea, e entre outros também o fornecimento de oxigênio para musculatura respiratória cardíaca, que está consumindo oxigênio em um ritmo acima do consumo normal do corpo em repouso.

Já no componente lento de recuperação, o consumo de oxigênio acima do  utilizado quanto o corpo esta em repouso é fundamental para fornecer oxigênio para a musculatura respiratória e cardíaca que está em um ritmo de trabalho mais intenso quando comparado com o repouso, para a redistribuição iônica, oxidação do acido lático, e entre outras a ajustar as demandas de oxigênio devido a uma atividade metabólica mais alta.

10) Para que o glicogênio possa ser depletado, é importante saber qual o tipo de exercício realizado e a quantidade de carboidrato consumido durante a recuperação. Explique com as suas palavras, tomando por base a Unidade 2, esse processo de acordo com o tipo de exercício realizado.

A restauração do glicogênio muscular vai depender basicamente de qual o exercício que foi realizado, se foi um exercício continuo de resistência de aproximadamente uma hora, apenas um mínimo de glicogênio é ressintetizado no intervalo de duas horas, para que essa restauração seja completa, o organismo necessita de uma dieta rica em carboidratos, mais 48 horas de recuperação, se a alimentação da pessoa que realizou o exercício não tiver a quantidade recomendada de carboidrato, que é o macronutriente necessário para este caso especifico para a recuperação do organismo, mesmo com o descanso necessário o organismo não conseguira restaurar a totalidade de glicogênio muscular, e mesmo ao contrario, nem que a dieta esteja de acordo com o recomendado, sem o descanso necessário o organismo não conseguira repor sua reserva de glicogênio muscular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (134.3 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com