TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Pesquisa

Por:   •  28/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.996 Palavras (8 Páginas)  •  11 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI[pic 1]

CAMPUS DRA. JOSEFINA DEMES

LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

DENISE GONÇALVES DE ARAÚJO

FERNANDA MAIARA MARQUES

LARISSA MENDES DE SOUSA

RANGEL PIRES

A INFLUÊNCIA DA CARGA IMPOSTA PELA MOCHILA ESCOLAR NA POSTURA INFANTIL

FLORIANO – PI.

2019.

DENISE GONÇALVES DE ARAÚJO

FERNANDA MAIARA MARQUES

LARISSA MENDES DE SOUSA

RANGEL PIRES

A INFLUÊNCIA DA CARGA IMPOSTA PELA MOCHILA ESCOLAR NA POSTURA INFANTIL

Projeto apresentado ao curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade Estadual do Piauí - UESPI, Campus Drª Josefina Demes, como pré-requisito básico para obtenção de nota na Prática Profissional IV – Educação Física no Ensino Médio, ministrada pelo docente Me. Aureliano Machado.

Orientador: Me. Aureliano Machado.

FLORIANO – PI.

2019.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        OBJETIVOS        5

2.1 GERAL        5

2.2 ESPECÍFICOS        5

3.        HIPÓTESE        5

4.        JUSTIFICATIVA        6

5. METODOLOGIA        7

6. CRONOGRAMA        10

7. ORÇAMENTO        11

8. REFERÊNCIAS        11

  1. INTRODUÇÃO

A escola, como ambiente de convivência de crianças e adolescentes tem ocupado maior tempo na rotina diária destes. São horas permanecendo na posição sentada, assistindo às aulas, muitas vezes em acentos desconfortáveis, ou com postura incorreta sobrecarregando a coluna, além do uso inadequado do material escolar, transportado pelos próprios alunos sem controle de carga.

“O comportamento postural da criança durante os primeiros anos escolares vem a ser o grande responsável pelos vícios posturais adquiridos, levando-se em consideração: a evolução da postura ereta, as condições anatômicas, a coluna vertebral e relações da criança com o meio social em que vive.” (ZAMAI e RODRIGUES 2012, p. 89)

O papel da escola atualmente vai além da transferência ou promoção de saberes referentes aos conteúdos disciplinares, constituindo um espaço de aprendizagem social, afetivo/ emocional e também de saúde. Para Zamai e Rodrigues (2012, p. 87) “(...) O treinamento postural na infância por controle paterno, ou o treinamento pelos educadores em nossas escolas tem uma profunda influência no estabelecimento da base da postura adulta definitiva”

A promoção de saúde no ambiente escolar não deve limitar-se ao desenvolvimento de projetos interdisciplinares pontuais. Esta prática deve ser constante, e de responsabilidade de todos visto que na infância e adolescência o indivíduo desenvolve corpo e mente com características que refletirão na sua vida adulta.

“(...) detectar precocemente as alterações posturais estáticas  deveria  ser  um  dos  objetivos  dos  profissionais  que atuam  na  saúde  da  criança  e  do  adolescente,  visto  que, nessas  faixas  etárias,  ocorrem  os  estirões  de  crescimento, momentos  críticos  para  o  aparecimento  dos  problemas de  coluna.” (LEMOS, SANTOS e GAYA apud SEDREZ et.al, 2015, p. 73)

 Assim, para adultos mais saudáveis, precisamos educar crianças e adolescentes para hábitos saudáveis. É evidente, neste contexto, o papel do profissional de educação física de instruir seus alunos sobre posturas corretas e incentivá-los a disseminar este aprendizado.

. Kistner et al; Shamsoddini. Hollisaz e Hafezi apud Batista et. al (2016, p. 211) alertam para o fato de que:

“(...) no Brasil, há um Projeto de Lei da Câmara nº 66, de 2012 que estabelece que o peso do material escolar transportado pelo estudante da educação básica não poderá ser superior a 15% do peso corporal. Por outro lado, muitos estudos reportam que indivíduos que transportam um peso acima de 10% do peso corporal ou transportam-no de modo inadequado apresentam um maior risco de desenvolver alterações posturais e dor nas costas.” (KISTNER et al; SHAMSODDINI. HOLLISAZ e HAFEZI apud BATISTA et. al, 2016, p. 211).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (336.4 Kb)   docx (187.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com