TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS EFEITOS DA GINÁSTICA LABORAL

Por:   •  29/11/2019  •  Monografia  •  3.592 Palavras (15 Páginas)  •  7 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE PAULISTA

OS EFEITOS DA GINÁSTICA LABORAL

                                                   

                                                   

                                                     JUNDIAÍ

                                                         2018

OS EFEITOS DA GINÁSTICA LABORAL

Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção de título Graduação em Educação Física apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

                                                             

JUNDIAÍ

                                                           2018


OS EFEITOS DA GINÁSTICA LABORAL

Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do título de Graduação em Educação Física apresentado à Universidade Paulista - UNIP.

Aprovado em:        

BANCA EXAMINADORA

__________________________________/__/__

Universidade Paulista - UNIP

__________________________________/__/__

Universidade Paulista - UNIP

ESQUELETO

Tema: Ginástica Laboral

Pergunta: Quais os efeitos da Ginástica Laboral?

Título: Os efeitos da Ginástica Laboral.

Hipótese 0 = A ginástica laboral traz algum benefício.

Hipótese 1 = A ginástica laboral não traz nenhum benefício.

Objetivo: O objetivo desse trabalho é identificar, através de revisão bibliográfica, os efeitos que a ginástica laboral traz para os trabalhadores da empresa que oferece esse serviço.


RESUMO

Este pequeno artigo de revisão bibliográfica tem como principal objetivo demonstrar como a ginástica laboral pode influenciar na qualidade de vida dos trabalhadores, proporcionando a estes inúmeros benefícios, como a redução de lesões devido a movimentos repetitivos durante toda a jornada de trabalho, o aumento da produtividade, melhora na postura entre outros. A ginástica laboral visa prevenir doenças ocupacionais originárias de traumas e também, melhorar a disposição do trabalhador.

Palavras-chave:  Ginástica laboral, Trabalhadores e Lesões.

  1. INTRODUÇÃO

 A Ginástica Laboral (G.L) vem sendo utilizada como um método de prevenção e tratamento das Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e dos Distúrbios Osteo-Articulares Relacionadas ao Trabalho (DORT). Consiste em toda atividade física realizada no ambiente de trabalho, ministrada por profissionais da educação física ou fisioterapeutas. Suas atividades são fundamentadas, basicamente, nos exercícios de alongamento, fortalecimento da musculatura, flexibilidade e consciência corporal.

A G.L vem ganhando, há alguns anos, uma grande importância dentro das empresas, porém nem todas aderiram a essa prática para os trabalhadores em seu ambiente de trabalho.

 A falta de exercícios físicos, as condições de trabalho não adequadas, a má postura, e até mesmo a falta de informação sobre como manter o corpo e a mente saudáveis dentro da empresa podem gerar problemas à saúde. Permanecer por muito tempo na mesma posição é um fator relevante para o aumento de consequências negativas, entre eles é o alto índice de LER e de DORT.

      Uma boa ou má gestão, um alto ou baixo índice de produtividade e os grandes números de absenteísmo são dependentes de muitos fatores, não só do programa de G.L.

      As empresas também visam um aumento em seus lucros e rendimentos, logo a redução de absenteísmo, de afastamentos por LER e DORT diminuiriam gastos e aumentariam a produtividade fazendo com que a implantação de um programa de G.L possa ser benéfica para ambos, empresa e trabalhador. É importante o esclarecimento para mostrarmos se o programa estabelecido na empresa foi de ampla melhora nos resultados ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (149.5 Kb)   docx (60.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com