TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EFEITO DA GINASTICA LABORAL NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Por:   •  24/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 3

O EFEITO DA GINASTICA LABORAL NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS

1 - INTRODUÇÃO

A Ginástica Laboral é uma modalidade de atividades físicas, destinadas aos trabalhadores para serem executadas durante o expediente laboral. A prática desta modalidade  consiste em exercícios de curta duração,  tendo como objetivo principal prevenir e diminuir os casos de LER/DORT (OLIVEIRA, 2006). As Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são conceitos dados às afecções de músculos, de tendões, de sinóvias (revestimento das articulações), de nervos, de fáscias (envoltório dos músculos) e de ligamentos, isoladas ou combinadas, com ou sem degeneração de tecidos. Tais lesões atingem principalmente, os membros superiores, a região escapular (em torno do ombro) e a região cervical. Decorrendo, aleatoriamente ou não , do uso repetido ou forçado de grupos musculares e da manutenção de postura inadequada (FUNDACENTRO, 2007)

Os autores Picoli e Guastelli (2002), p. 19 definem a Ginástica Laboral sendo constituída, principalmente, por exercícios de alongamento:

“O alongamento é uma atividade simples, suave, tranqüila, que proporciona grande relaxamento e bem-estar. Praticando corretamente, pode evitar muitos problemas relacionados ao trabalho, com a vantagem de que pode ser realizado em quase todos os lugares e a qualquer hora, não exigindo nenhum equipamento especial”.

Em termos gerais, os exercícios visam aumentar a disposição para o trabalho, e contribuir para a saúde do colaborador, compensando as estruturas mais utilizadas durante o trabalho estimulando também as que não são frequentemente utilizadas. Além de exercícios físicos, a Ginástica Laboral, é baseada em alongamentos, relaxamentos muscular e flexibilidade das articulações.

O primeiro registro de ginástica realizada no ambiente de trabalho foi registrado na Polônia em 1925, seguida pelos japoneses, russos e holandeses. Há países como a Bélgica e França  também apresentam histórico no pioneirismo da adoção da Ginástica Laboral. Na Polônia, operários se exercitavam com uma pausa adaptada referente a cada função. Tempos depois a prática foi executada na Holanda e Rússia. Em meados da década de 60,  países como Alemanha, Suécia, Bélgica e Japão iniciaram a prática da atividade. Já os Estados Unidos adotou a Ginástica Laboral no ano de 1968 (LIMA apud FIGUEIREDO e MONT´ALVÃO, 2005; REVISTA CONFEF, 2004).

Após a Segunda Guerra Mundial, no Japão, como cita Alvarez apud Figueiredo e Mont' Alvão (2005) a atividade era aplicada todos os dias nos funcionários dos correios, com objetivo do cultivo a saúde, assim hábito foi incorporado em todo país. No Brasil, a prática de atividade físicas entre funcionários ocorreu no ano de 1901, contudo apenas em 1973 a ginástica laboral teve sua proposta inicial publicada. Algumas empresas iniciaram investimentos em empreendimentos como opção de lazer e esporte para os funcionários, como a fábrica de Tecidos Bnagu a pionareira e o Banco do Brasil, com a posterior criação da Associação Atlética do Banco do Brasil (REVISTA CONFEFE,2004).

Durante a jornada de trabalho, há três momentos em que podem ser realizadas as aulas de Ginástica Laboral:

  1. Ginástica de Aquecimento ou Preparatória é realizada antes da jornada de trabalho e tem como objetivo preparar o empregado para o início do trabalho, aquecendo os grupos musculares que serão solicitados nas suas tarefas e despertando os para que sintam mais dispostos (Alves & Vale (2003) Oliveira).
  2. Ginástica de Pausa ou Compensatória, praticada no meio do expediente de trabalho e tem como objetivo principal aliviar as tensões, fortalecer os músculos do trabalhador, além de interromper a monotonia operacional e, acima, promover exercícios específicos de compensão para os esforços repetitivos, estruturas sobrecarregadas e posturas solicitadas nos postos de trabalho. (Oliveira, 2003; Lima, 2003).
  3. Ginástica de Relaxamento é praticada no final ou após o expediente de trabalho, e tem como objetivo proporcionar o relaxamento muscular e mental dos trabalhadores (Oliveira, 2003).

A maioria das empresas são adeptas a fazer apenas uma seção de ginástica, pois três seções aumentam consideravelmente seu custo e para os empresários e gera atraso na produção em relação aos funcionários.

Fatores relacionados às condições de trabalho força, posturas, ângulos, receptividade juntamente com fatores organizacionais, sendo a organização da empresa, clima social, relações também fatores individuais como a capacidade funcional, habilidade, enfermidades contribuem para uma disposição a doenças ocupacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (86.5 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com