TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DE ESTAGIO

Por:   •  8/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.822 Palavras (8 Páginas)  •  17 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

CAMPUS URUGUAIANA

CURSO DE FARMÁCIA

8ºSEMESTRE

RELATÓRIO

PRÁTICA FARMACÊUTICA III

ACADÊMICO

Márcia Leão de Melo

PROF. ORIENTADOR

Prof. Dr. Rodrigo José Freddo

URUGUAIANA/2018


SUMÁRIO

1. Introdução.......................................................................................................2

2. Organização Empresarial................................................................................3

3. Atividades desenvolvidas................................................................................4

4. Avaliação do estágio.......................................................................................4

5. Referências.....................................................................................................5

6. Anexos .......................................………………………………………………...6

  1. INTRODUÇÃO

Para a maioria das pessoas o serviço de saúde mais acessível é a farmácia comunitária e, os farmacêuticos podem ser responsáveis, além da dispensação adequada dos medicamentos, pela educação dos pacientes assistidos para o auto-cuidado em saúde.

A Assistência Farmacêutica engloba um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual quanto coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao seu sucesso e ao seu uso racional. As ações do farmacêutico, no modelo de atenção farmacêutica, diversas vezes, são atos clínicos individuais. Mas as sistematizações das intervenções farmacêutica e a troca de informações dentro de um sistema compostos por outros profissionais de saúde pode contribuir para um impacto no nível coletivo e na promoção do uso seguro e racional de medicamentos (ORGANIZAÇÃO PANAMERICA DE SAÚDE, 2002).

O principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão é o hábito de fumar. Por volta de 90% das pessoas diagnosticadas com câncer de pulmão possuem histórico prévio de tabagismo (WAKALEE e et al., 2007). O hábito de fumar está ligado também a origem de outros tumores malignos em outros órgãos (boca, laringe, pâncreas, rins e bexiga, colo do útero e esôfago). Dos tipos de câncer com maior índice de mortalidade no Brasil, metade (pulmão, colo de útero e esôfago) tem o cigarro como um dos fatores de risco (IBGE, 2000).

As estratégias utilizadas no tratamento para a cessação da dependência ao tabaco são basicamente duas:

• interveções psicossociais;

• tratamento medicamentoso;

As intervenções psicossociais incluem aconselhamento, materiais de autoajuda e abordagem cognitivo-comportamental, sendo que na escolha ao atendimento não medicamentoso duas abordagens podem potencializar as intervenções: a entrevista motivacional (EM) e o método clínico centrado na pessoa, oriunda da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), possível de ser acessada no Cadernos da Atenção Básica, nº 40 (BRASIL, 2015, p. 55-59).

Os testes rápidos vêm sendo cada vez mais utilizados para o diagnóstico das infecções, porque apresentam desempenho semelhante aos outros testes sorológicos, os mesmos são realizados e apresentam um resultado para detecção de HIV, Hepatites B e C e Sífilis em no máximo 30 minutos, podem ser lidos a olho nu e não necessitam de equipamentos especiais para sua execução. Somente profissionais de saúde treinados devem realizar os TR (MS, 2010).

A implantação dos testes rápidos para diagnóstico da infecção pelo HIV e triagem de sífilis na Atenção Básica, do Sistema Único de Saúde (SUS), forma o conjunto de estratégias do Ministério da Saúde, que tem como objetivo a qualificação e a ampliação do acesso da população brasileira ao diagnóstico do HIV e detecção da sífilis (MS, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (153.6 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com