TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acupuntura no tratamento da ansiedade: revisão sistemática da literatura

Por:   •  20/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.532 Palavras (23 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

Benefícios da Acupuntura no tratamento da ansiedade: revisão sistemática da literatura

Cátia Regina Rosas Martins

Rio de Janeiro

2017


Faculdade São Judas Tadeu

Benefícios da Acupuntura no tratamento da ansiedade: revisão sistemática da literatura

[pic 2]

Cátia Regina Rosas Martins

Professor Francisco Antônio de Oliveira Pereira

Rio de Janeiro

2017

RESUMO

Objetivou-se neste artigo, estudarartigos nacionais referentes aos benefícios da acupuntura no tratamento da ansiedade publicados entre 2007 e 2016. Utilizou-se como método de pesquisa uma revisão sistemática da literatura, pesquisando artigosnos sites de referência em base científicaLILACS e SciELO, a partir dos descritores analgesia por acupuntura, transtornos da ansiedade, tratamento da ansiedade, acupuntura e ansiedade. Na seleção da pesquisa reuniu-se dez trabalhos. As pesquisas estudadas descrevem os benefícios da acupuntura na redução dos níveis de ansiedade que, além disso, esta técnica é considerada preventiva, curativa e reabilitadora quando utilizada no tratamento de patologias. A ansiedade é definida, segundo a medicina tradicional chinesa, como um desequilíbrio energético do corpo humano e que a utilização das agulhas em pontos estratégicos da pele contribui para que diminua essa desarmonia corporal.

Palavras-chave: Ansiedade; Acupuntura; Desarmonia.


ABSTRACT

This article aimed to study national articles which concern the benefits of acupuncture in the treatment of anxiety published between 2007 and 2016. As a method of research, a systematic review of literature was used, searching for articles in the websites that have reference in scientific basis LILACS and SciELO, from the descriptors sedation by acupuncture, anxiety disorders,treatmentof anxiety, acupuncture and anxiety. The selection of research was gathered in ten projects. The studied researches describe the benefits of acupuncture in the reduction of the levels of anxiety that, in addition, this technique is considered preventive, curing and healing when used in the treatment of pathologies. The anxiety is classified as an energetic imbalance of human body and the use of the needles in strategic points contribute to the decrease of this disharmony, according to the traditional chinese medicine.

Keywords: Anxiety; Acupuncture; Disharmony


  1. INTRODUÇÃO

A acupuntura é uma técnica milenar pertencente à Medicina Tradicional Chinesa (MTC), assim como a fitoterapia, Tai Chi Chuan, ventosas e auriculoterapia. Tem como objetivo diagnosticar, tratar e prevenir nos âmbitos da saúde física, psíquica e espiritual do indivíduo. A abordagem consiste na inserção de agulhas em pontos específicos localizados nos meridianos distribuídos ao longo do corpo.  Os meridianos circundam todo o corpo, fazendo caminhos em direção ascendente e descendente, passando no interior do corpo e se conectando aos órgãos, às articulações e se ligando aos quatro membros pelos canais que o Qi circula e o Yin e Yang são regulados, mantendo o equilíbrio das funções do organismo (MACIOCIA, 1996). Através da estimulação desses pontos busca-se harmonizar a energia, mantendo o corpo em estado de equilíbrio energético observando e corrigindo as desarmonias do Qi (energia). Como resultado é alcançado o equilíbrio energético refletindo na saúde somática, emocional, física e psíquica do indivíduo. Esta técnica contribui no desenvolvimento e manutenção da saúde, oferecendo ao paciente conforto, bem-estar e auxiliando na cura de diversas doenças.

Baseia-se na Teoria do Yin e o Yang. Dois aspectos distintos, porém, complementares e interdependentes. “ Todo processo fisiológico e todo sintoma ou sinal podem ser analisados sob a ótica da Teoria Yin-Yang” (MACIOCIA, 1996, p.9). Além disso tem como base a Teoria dos Cinco elementos (água, terra, fogo, metal e madeira). “ Os relacionamentos entre os Cinco elementos são como um modelo de relações entre os sistemas internos e entre estes e os vários tecidos, órgãos dos sentidos, cores, odores, sabores e sons ” (MACIOCIA, 1996, p.30).

Uma das doenças mais comuns deste século que afeta grande parte da população em todas as idades e causa constante de afastamentos das atividades laborais é a ansiedade. Caracterizada por um estado desconfortável e agitado de aflição e preocupação, sendo difícil descansar ou encontrar calma e paz. Pode ter causa aparente, estar relacionada com alguma situação específica, que esteja acontecendo, ou com alguma situação já ocorrida. Porém é considerada uma característica natural do organismo diante de situações que envolvam medo, perigo e tensão; atuando como um mecanismo de preservação da vida e preparando o indivíduo para enfrentar tal situação de forma a protegê-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.7 Kb)   pdf (277 Kb)   docx (38.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com