TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADAPTAÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA E A INTEGRAÇÃO DOS JOGOS RECREATIVOS, NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS PORTADORES DE SÍNDROME DOWN

Por:   •  5/3/2015  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  1.129 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O presente estudo pretende esclarecer a necessidade da prática de atividades físicas adaptadas para as pessoas com necessidades especiais ocasionadas pela Síndrome de Down, que poderão propiciar a melhoria da qualidade de vida.

A Educação Física adaptada inclusiva implica na criação de alternativas metodológicas que contenham em seus princípios, a operacionalização de meios para proporcionar a compactação das experiências tanto individuais quanto coletivas. Dará a oportunidade às pessoas com necessidades especiais mostrar as suas potencialidades, e a partir daí, estabelecer ações e, estratégias para que se integrem melhor e desenvolvam-se no meio em que vivem. Conseqüentemente, poderão melhorar sua auto-estima, tornando-se cidadãos mais sociáveis numa sociedade até então exclusiva, respeitando os seus limites e com isso proporcionando uma forma melhor de convivência.

Desta forma o problema fundamental desta pesquisa está em responder a seguinte pergunta: como adaptar a atividade física através dos jogos motores para as crianças com Síndrome de Down, que freqüentam as séries iniciais do ensino fundamental?

A pesquisa parte da hipótese de que:

"A atividade física auxilia no desenvolvimento de capacidades e habilidades acadêmicas, pois as experiências motoras estimulam o desenvolvimento das habilidades intelectuais. Trabalhada com intuito de estimular a inteligência por movimento, propicia-lhe condições de manipulação, experiência e descoberta pelo próprio corpo, torna a assimilação de conhecimento mais efetiva e capacita a criança com deficiência a obter melhor desempenho acadêmico desenvolvendo condições para sua inclusão escolar". (RESENDE, 1997, p. 35)

Por conta disso, o objetivo específico deste trabalho é Identificar o desenvolvimento integral dos aspectos motores das crianças com Síndrome de Down que estão integrados no sistema das séries iniciais do ensino fundamental; Identificar os benefícios da prática de Educação Física aplicada aos alunos com Síndrome de Down, em relação ao desenvolvimento interpessoal que freqüentam as séries iniciais do ensino fundamental.

Adota-se, então, como objetivo geral do presente trabalho identificar o benefício da prática da atividade física adaptada como meio de melhoria do desenvolvimento motor, para o aluno com Síndrome de Down, incrementando a sua inclusão e relacionamento interpessoal nas aulas de Educação Física.

Para tanto, quanto aos procedimentos técnicos utilizados, focou-se essencialmente de pesquisa bibliográfica, na qual seguiu-se de perto o pensamento de autores, cuja contribuição teórica julgou-se mais pertinente ao conjunto de questões que se pretendeu abordar.

Para atingir seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com