TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ingestão diária de Açúcar

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.747 Palavras (7 Páginas)  •  10 Visualizações

Página 1 de 7

No Brasil verifica-se aumento importante da prevalência da obesidade, sendo esta fortemente relacionada às mudanças no consumo alimentar. As tendências atuais de consumo da população brasileira caracterizam-se pela elevada ingestão de gordura, açúcar e sal. Nesse sentido, o Guia Alimentar para População Brasileira (GAPB) tem como propósito contribuir para a orientação de práticas alimentares que visem à promoção da saúde e à prevenção de doenças relacionadas à alimentação.

As diretrizes dietéticas atuais fornecer recomendações de ingestão diária de grãos e fibras, mas não para açúcares. Orientações dietéticas recomendam limitar a quantidade de açúcar adicionado em sua dieta. Alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras e cereais integrais devem responder por mais da sua ingestão diária de carboidratos. A maioria destes alimentos contêm alguns açúcares naturais.

A ingestão diária de Açúcar

Um grama de açúcar tem cerca de quatro calorias. A Associação Americana do Coração recomenda limitar estritamente o consumo de açúcar adicionado. As mulheres devem consumir no máximo 100 calorias, ou cerca de 25 gramas, ou 6 colheres de chá., De açúcar por dia. Os homens devem consumir no máximo 150 calorias, ou cerca de 37,5 gramas, ou 9 colheres de chá, de açúcar por dia.

Identificar açúcares adicionados

A maior parte dos açúcares que consumimos vem de alimentos embalados e processados. Estes alimentos incluem refrigerantes, sucos de frutas, doces, biscoitos, bolos, tortas, sorvetes e produtos de grãos. Confira lista de ingredientes em alimentos embalados para identificar açúcares adicionados. Comuns incluem açúcares adicionados concentrado sumo de fruta, xarope de milho, melaço, mel, açúcar bruto, xarope, sacarose, maltose, lactose, glicose, frutose, xarope de milho com alto teor de frutose e dextrose.

Ocorre naturalmente Açúcares

Frutas naturalmente doces e vegetais ricos em nutrientes fornecer alternativas aos alimentos com adição de açúcares. Um meio de batata doce, por exemplo, contém 7 g de açúcar, bem como 440 mg de potássio, 4 g de fibra dietética, de 2 g de proteína.

OMS reduz à metade quantidade de açúcar recomendada ao consumo

Agora, substância deve corresponder a 5% das calorias ingeridas por dia, o equivalente a 25 gramas

Novas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam que apenas 5% do total de calorias ingeridas ao dia venha do açúcar. Essa quantidade é metade do que o órgão sugeria há dez anos, quando foi publicada sua última diretriz sobre o tema. Divulgada nesta quarta-feira, a redução tem como objetivo intensificar a luta contra obesidade e doenças dentárias.

De acordo com a OMS, fazer com que 10% das calorias diárias venham do açúcar é o mínimo para beneficiar a saúde. No entanto, reduzir essa porcentagem para 5% proporciona efeitos positivos adicionais. Essa taxa equivale a 25 gramas de açúcar por dia (cerca de seis colheres de chá) — ou 100 das 2.000 calorias diárias recomendadas para um adulto diariamente.

A recomendação abrange todos os tipos de açúcar (sacarose, glicose e frutose) vindos de alimentos como o açúcar de mesa, mel, sucos e polpa de frutas ou adicionados a produtos industrializados. Para seguir o novo número, os ocidentais deverão, em média, reduzir a um sexto a ingestão diária de açúcar – que, hoje, é de 150 gramas por dia, em média. 

A agência alerta ainda para o desenvolvimento de obesidade e cáries devido ao alto consumo de açúcar. Elas custam, em média, de 5% a 10% do orçamento de saúde dos países industrializados – e esse número tende a crescer. Essas doenças são causadas pelo aumento da ingestão de altas doses de açúcar contidas em produtos industrializados que, por vezes, não são vistos como doces. Em uma colher de sopa de ketchup, por exemplo, há quatro gramas de açúcar (cerca de uma colher de chá), enquanto uma lata de refrigerante chega a ter quarenta gramas de açúcar, ou dez colheres de chá.

Como o açúcar pode te deixar doente?

Memória

Consumir altas quantias de frutose diariamente pode prejudicar o aprendizado e a memória. É o que indica uma pesquisa publicada recentemente no periódico Journal of Physiology. No estudo, conduzido por uma equipe da Universidade da Califórnia, ratos que ingeriram xarope de milho rico em frutose (encontrada em produtos industrializados, como refrigerantes, condimentos e comidas de bebê) tiveram prejuízo na memória e queda no número de sinapses cerebrais. Essa queda nas sinapses acabou por deixar o cérebro mais lento. A boa notícia é que a ingestão de alimentos com ácidos graxos ômega-3 protege contra os danos causados pelo açúcar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »