TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Reaproveitamento de Alimentos

Por:   •  18/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.807 Palavras (20 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 20

Nome: Rosa Maria Nossol Ribas

Endereço: Rua Professor Basílio, 148

Telefone: 41 96420209

CPF: 995079279-72

RG: 5.197.340-2

Município: Quitandinha/Paraná

Nome da Escola: Escola Municipal Padre Antônio

Endereço: Av. Fernandes de Andrade, 2261


1- RESUMO DA EXPERIÊNCIA

        Projeto escolar com os 22 alunos do 4º Ano sobre a utilização saudável, consciente e sustentável dos alimentos, pensando na produção, manuseio, reaproveitamento e desperdício relacionados com nossos hábitos alimentares e de consumo, analisando as atitudes dos alunos em casa e na escola através de observação e auto-análise orientada pelo professor.

        Iniciado a partir de uma experiência frustrada pela turma de alunos que por atraso para sair para o recreio acabou ficando sem o lanche que os demais alunos já tinham consumido, onde questionaram, “POR QUE ACABOU O LANCHE?”. Os próprios alunos concluíram através de sua observação que eles ficaram sem aquele lanche porque seus colegas de outras turmas tinham desperdiçado o lanche, ao devolverem os pratos cheios.

        A partir desta situação a professora planejou e organizou um projeto onde os alunos realizassem a observação da produção dos alimentos da agricultura familiar fornecidos para a escola, a produção de alimentos numa horta orgânica e a distribuição de alimentos no CEASA – Central de Abastecimento do Paraná para verificar o manuseio/desperdício de alimentos.

        Em sala, os alunos assistiram vídeos sobre os hábitos de consumo alimentar bem como o desperdício de alimentos, trouxeram experiências de suas casas através de pesquisa direcionada, realizaram pesquisas e entrevistas com o tema, produziram alimentos com reaproveitamento e confeccionaram um caderno com receitas que foi entregue aos seus pais.


2- INTRODUÇÃO

        Este projeto relata uma problematização com a alimentação consciente pensando na realidade brasileira que é preocupante, onde os dados do IBGE (2014) apontam que 12 bilhões de reais são jogados no lixo anualmente, dados esses que colocam o Brasil em primeiro lugar como campeão mundial de desperdício de alimentos. Os dados vão mais longe ao indicarem segundo o IPEA (2013) que 35% da produção de alimentos no Brasil vai parar no lixo, e que 50% do lixo produzido no Brasil é orgânico, resultado do desperdício dos alimentos e, segundo o Instituto AKATU (2009) um terço de tudo que compramos vai diretamente para o lixo sem nenhuma utilização em nossas casas.

        Na escola, cotidianamente os alunos perceberam o desperdício de alimentos quando as crianças devolvem seus pratos durante o recreio com boa parte do seu lanche restando, produzindo um desperdício considerável de alimentos que poderia ser consumido por outros alunos, isso ocorre por diversos fatores que vão desde a oferta de um lanche que não agrada aos alunos até um consumo sem consciência por parte das crianças que causa o desperdício.

        Sendo assim a educação conscientizadora é o meio mais eficaz para o exercício da cidadania e para despertar nos indivíduos reflexões que efetivem práticas adequadas e sustentáveis no seu cotidiano, contribuindo para uma sociedade preocupada com o planeta e com sua saúde. Tornou-se fundamental nos dias de hoje, principalmente para a escola, problematizar os “vilões” - desperdício e fome -, pois a alimentação se tornou pauta importante para a sustentabilidade do planeta e a sensibilização é o recurso de maior resolutividade para esta situação.

        O desperdício é um mal que deve ser duramente combativo por todos nós, e é recorrente as afirmações que as grandes mudanças não ocorrem se ficarem apenas na teoria, elas precisam de gestos e atitudes práticas e a escola é uma instituição importante e decisiva para a criação de hábitos saudáveis pela construção de atitudes significativas por parte dos alunos que além de serem multiplicadores destas ações na sociedade serão o futuro construindo uma geração mais consciente.

        Este projeto de aplicação iniciado pela problematização dos próprios alunos em um dia que chegaram atrasados para o recreio e não conseguiram comer o mesmo lanche que seus colegas de outras turmas que já tinham lanchado, e, ao analisarem os pratos devolvidos, cheios de lanche, ao retornarem para a sala de aula discutiram com a professora sobre o desperdício do lanche escolar, o que causou tanta curiosidade e interesse que se tornou um projeto a ser desenvolvido durante alguns meses em sala de aula e em atividades extraclasse pela professora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)   pdf (154.9 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com