TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pós Graduação em Nutrição Clínica Hospitalar e Ambulatorial

Por:   •  11/3/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  14 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Pós Graduação em Nutrição Clínica Hospitalar e Ambulatorial

Disciplina: Avaliação Nutricional

Responsável: Susiane Gusi Boin e Oliveira

Contatos: susianeboin@uol.com.br

Identificação da tarefa: Tarefa 3.2. Envio de arquivo.

Pontuação: 04 pontos de 40

TAREFA 3.2

O estado nutricional é detectado a partir de vários parâmetros, que podem ser utilizados e avaliados de forma isolada ou associada. Para o idoso, a determinação do seu estado nutricional deve considerar uma complexa rede de fatores e é de fundamental importância conhecer as mudanças corpóreas que ocorrem durante o processo de envelhecimento as quais incluem a progressiva diminuição da massa corporal magra e o aumento da quantidade de tecido gorduroso. Além das mudanças físicas a avaliação do idoso deve abordar todas as modificações características como, por exemplo, hábitos culturais e da renda.

Uma das ferramentas de avaliação nutricional usadas em pacientes com idade maior ou igual há 65 anos, que podem identificar a desnutrição ou risco de desnutrição, é a Mini Avaliação Nutricional MNA, a qual consiste em um questionário que pode ser preenchido periodicamente no ambiente comunitário e hospitalar, ou em locais de cuidados de longo prazo e em poucos minutos.

A Mini Avaliação Nutricional MNA, se divide em triagem onde o questionário é preenchido de A – E, onde o escore de 12 pontos ou mais considera o idoso como normal, sendo desnecessária a aplicação de todo o questionário. Se o escore for 11 ou menos se deve continuar com a avaliação para determinar o escore do indicador de desnutrição, onde consiste em avaliação antropométrica (IMC, a circunferência do braço, circunferência da panturrilha e perda de peso), avaliação global (onde há perguntas relacionadas com o modo de vida, medicação, mobilidade e problemas psicológicos), avaliação dietética (onde são abordadas perguntas relativas ao número de refeições, ingestão de alimentos e líquidos e autonomia na alimentação) e por últimos na auto avaliação (onde é checado a auto percepção da saúde e da condição nutricional do próprio idoso). A soma dos escores da Mini Avaliação Nutricional MNA, permite uma identificação do estado nutricional além de identificar riscos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com